Artigos

  • Governança no Terceiro Setor

    Hoje, o que se esperava era que os arranjos sociais, instituições e organizações públicas, estivessem mais equilibrados, porém ainda não conseguimos constatar esse fato.

      Leia Mais
  • Estudo de caso: o olhar das empresas para a inclusão

    O contexto histórico das pessoas com deficiência se baliza no preconceito, na marginalização e na exclusão. As formas como foram e são tratadas as pessoas com deficiência na sociedade estão relacionadas a mitos, preconceitos e estereótipos presentes nesta sociedade.

      Leia Mais
  • Uma análise psicossocial da lei de cotas

    O presente artigo tem por objetivo discutir o tema empregabilidade e a deficiência, tomando como recorte e objeto de análise a Lei 8.213/91 que refere as cotas para pessoas com deficiências em empresas dando ênfase aos aspectos psicossociais que fazem parte do cotidiano dos atores sociais envolvidos na questão.

      Leia Mais
  • Lei de Cotas e inclusão de pessoas com deficiência

    O artigo se ancora no percurso sócio- histórico da legislação de cotas para inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Sistematiza os avanços na inclusão social em empresas, cujo contexto demonstra que existem vários modelos adotados por elas e estes estão orientados por visões ora de responsabilidade social, ora apenas para o cumprimento da lei, com processos conduzidos muitas vezes sem um projeto estruturado.

      Leia Mais
  • Perfil dos trabalhadores com deficiência Mapa de Nós

    Este artigo tem por objetivo apresentar o perfil dos trabalhadores com deficiência entrevistados no Projeto “Mapa de Nós”, baseando-se na ‘Análise dos dados coletados de cento e quatorze pessoas no mercado de trabalho, conforme a Lei 8.213/91’, subsidiada através de informações colhidas via entrevista semiestruturada, realizada entre Novembro de 2015 e Março de 2016.

      Leia Mais
  • Empregabilidade e deficiência: demandas e dilemas

    Neste estudo, abordamos as novas demandas sociais advindas das transformações no mundo do trabalho, com o objetivo de discutirmos a empregabilidade das pessoas com deficiências.

      Leia Mais
  • CIEDS: oportunidades para aqueles que mais precisam

    Entendemos que combater a pobreza é realizar ações de fortalecimento do cidadão que mais precisa, seja promovendo a educação, a melhoria de sua saúde, o aumento de sua renda e por consequência, contribuindo para que sua comunidade seja um lugar com mais qualidade de vida para se morar.

      Leia Mais
  • Craque do Amanhã - Esporte, Escola e Família

    O Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo no que concerne à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A Lei n° 8069/90, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente - foi qualificada pela UNICEF como um dos instrumentos legislativos mais avançados do mundo, é o ponto alto desta legislação.

      Leia Mais
  • Juventude

    Uma olhar mais detalhado para essa grande parcela populacional que faz parte da transformação social do Brasil.

      Leia Mais
  • Educação Integral

    Englobando todas as ações sociais que fazem parte do processo de desenvolvimento do indivíduo.

      Leia Mais
  • Redes de Educação Integral

    Articulando atores, famílias e territórios para promoção de justiça, democracia e prosperidade.

      Leia Mais
  • Batizado de Bonecas Negras

    Desenvolvimento de grupos quilombolas pelo resgate da cultura negra, seus elementos e empoderamento feminino.

      Leia Mais
  • Redes para a Prosperidade

    A cada final de ano sempre ouvimos de nossos pais, avós e amigos desejos de felicidades e prospero ano novo. A palavra prosperidade no nosso dia a dia está muito associada ao aumento de riquezas e bens.

      Leia Mais
  • Queremos que o Brasil seja uma pátria educadora?

    O segundo mandato de Dilma adota o lema “Brasil, pátria educadora”. Mas será que o Brasil é mesmo essa pátria?

      Leia Mais
  • Fortalecimento de políticas de educação integral

    O presente trabalho tem como objetivo socializar a experiência sistematizada do Projeto Pontes para o Futuro, realizado pelo Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), em parceria com a Fundação Itaú Social e a Secretaria Municipal de Educação, na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, localizada no bairro do Leme, cidade do Rio de Janeiro.

      Leia Mais
  • (Re)aproximando a família da educação infantil

    Orientadores Familiares: ação educativa para as famílias que aguardavam vagas para seus filhos em creches.

      Leia Mais
  • Bairro Educador: Uma experiência de educação integral

    Este resumo tem como objetivo apresentar o Projeto Bairro Educador, desenvolvido entre junho de 2010 e agosto de 2013 pelo CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em 209 Escolas Municipais localizadas em 51 territórios da cidade.

      Leia Mais
  • Investimento social no Shell Iniciativa Jovem

    Experiência de um programa de empreendedorismo e investimento social implantado na cidade do Rio de Janeiro.

      Leia Mais
  • Rede sustentável de relacionamento em Búzios

    Este artigo apresenta a experiência do CIEDS na gestão da Rede Sustentável de Relacionamento vinculada ao Programa Cidade Inteligente Búzios, capitaneado pela concessionária de energia AMPLA em parceria com instituições locais, institutos de pesquisa e universidades.

      Leia Mais
  • O Governo, as ONGs e a questão dos Direitos Sociais

    Na década de 90, os processos de globalização econômica e reformas políticas liberais acabaram por comprometer grande parte da capacidade de gestão por parte do governo.

      Leia Mais
  • O melhor investimento para o jovem é a permanência na escola.

    Filho de rico estuda até “se formar” na universidade, filho de pobre tem que trabalhar para “garantir” o seu futuro.

      Leia Mais
  • Mudar a educação e educar para mudar

    Que a violência era (e ainda é em muitos locais) um dos principais problemas para o desenvolvimento dos moradores de comunidades e favelas não é novidade pra ninguém. Que durante muitos anos, as autoridades da Cidade do Rio de Janeiro não souberam enfrentar esta questão também não é novidade.

      Leia Mais
  • Ouvir o outro lado da história: ótimo exercício democrático

    Quase sempre quando anunciamos que trabalhamos em uma ONG as pessoas se espantam. Virou notícia corriqueira nos últimos anos o envolvimento dessas instituições por todo o Brasil em escândalos governamentais e não-governamentais

      Leia Mais
  • Profissionalização do Terceiro Setor, uma exigência para sobrevivência

    Desde as duas últimas décadas temos vivenciado no Brasil e no mundo uma grande expansão das organizações do Terceiro Setor e já é consenso a importância deste setor para a economia mundial.

      Leia Mais
  • A comunidade escolar constrói o futuro

    O Brasil tem 15 milhões de pobres, cuja renda mensal é inferior a R$140,00. Dentre eles, 12,4 milhões são indigentes - ganham menos que R$ 70. Considerando que há 10 anos tínhamos 30 milhões de pobres, o avanço na diminuição da pobreza foi espetacular.

      Leia Mais
  • Por uma cultura de paz

    A tragédia de Realengo ocorrida ontem nos deixou indignados e deixou toda a cidade em luto. É hora de transformarmos a tristeza em ação para construírmos coletivamente uma cultura de paz.

      Leia Mais
  • Juventude(s) no Brasil

    Pensar sobre as especificidades da juventude brasileira e sobre suas diferentes e diversas demandas constitui tarefa fundamental à elaboração e à prática em projetos sociais.

      Leia Mais
  • Win Win Situation - Um novo pacto para o desenvolvimento

    Vivemos em tempos de intensas mudanças. Até hoje, nossa sociedade privilegiou apenas fatores econômicos para se desenvolver, modelo que já se mostrou insustentável.

      Leia Mais
  • Quem é que paga a conta da responsabilidade social?

    Mais e mais empresas se envolvem com ações sociais.

      Leia Mais