Como preparar os jovens para enfrentar a crise climática com conhecimento, colaboração e protagonismo? Esse é o ponto de partida do “Missão Climática: Jovens em Ação!”, iniciativa que une educação climática crítica, gamificação e engajamento das juventudes em escolas públicas.
O projeto, recém-publicado na Revista Letramento SocioAmbiental, é promovido pela ECOMOVE International e realizado no Brasil em parceria com o CIEDS e a Redes da Maré, com financiamento da IKI (International Climate Initiative). A proposta adapta para o contexto brasileiro um escape game educativo, originalmente desenvolvido na Alemanha, agora voltado à realidade socioambiental de adolescentes brasileiros.
Por que falar de educação climática agora?
No Brasil, mais de 42 milhões de pessoas já foram afetadas por desastres consequentes da crise climática. Ainda assim, 50% dos brasileiros não sabe como agir frente a este cenário, segundo a Nexus.
A recente Lei 14.926/2024 estabelece a Educação Climática como diretriz nacional, reforçando o compromisso do Brasil com uma formação crítica, participativa e territorializada.
Entretanto, o desafio permanece: como tornar esse tema acessível, envolvente e conectado ao cotidiano de jovens de escolas públicas?
O “Missão Climática” surge exatamente nesse cruzamento entre urgência climática e metodologias inovadoras.
O que é o jogo “Missão Climática: Jovens em Ação!”?
O jogo é uma experiência analógica, imersiva e cooperativa, no formato de escape game. Os estudantes assumem papéis de diferentes agentes sociais (como geógrafo, urbanista, influencer, líder comunitário) e precisam resolver desafios que tratam de:
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Causas das mudanças climáticas
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Impactos ambientais e sociais
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Justiça climática
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Biomas brasileiros
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Desinformação
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Soluções sustentáveis
A narrativa envolve um chamado de uma jovem do futuro, alertando sobre o colapso climático, e convida os estudantes a mudar o rumo da história.
O formato combina conteúdo curricular, resolução de problemas, materiais físicos interativos (lanterna UV, óculos 3D, mapas, cartas e enigmas) e trabalho colaborativo.
Durante 2024 e 2025, o jogo foi testado com mais de:
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400 estudantes do Rio de Janeiro e Recife
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Dois protótipos completos desenvolvidos para o contexto brasileiro
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O índice de recomendação do jogo foi de até 79%, indicando forte engajamento
As testagens revelaram entusiasmo, identificação com os personagens e alto envolvimento com os desafios, especialmente os que tratam de justiça climática e impactos no território.
A iniciativa dialoga diretamente com a missão do CIEDS de fortalecer territórios, promover equidade e mobilizar jovens como agentes de transformação socioambiental.
Distribuição do jogo: lançamento oficial
A versão final do Missão Climática: Jovens em Ação! está sendo lançada como um modelo pronto a ser escalado, com:
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100 kits gratuitos para escolas públicas
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40 para escolas municipais do Recife
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40 para escolas da rede estadual do Rio de Janeiro
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20 para a instituições científico-culturais parceiras, como museus, centros de ciência e espaços educativos não formais, na busca de ampliar o alcance e a diversidade dos contextos de uso do jogo
Cada kit acompanha um Guia Prático para Educadores, apoio pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular e formações com educadores e gestores escolares.
A atuação do CIEDS funciona como uma peça essencial no fortalecimento da política pública: trazemos a agilidade da inovação metodológica e a capacidade de articulação intersetorial para garantir que a Diretriz Nacional de Educação Climática saia do papel e se transforme em competência real instalada nas escolas públicas.
Artigo científico já publicado
O projeto acaba de ganhar seu primeiro artigo científico, publicado na Revista Letramento SocioAmbiental, assinado por Ana Luiza Cerqueira das Neves (CIEDS), Aline Ádria Borges (Redes da Maré) e Marina Ferraz Barbosa (ECOMOVE International).
A publicação aprofunda a proposta pedagógica, o processo de criação e os resultados das testagens.
Quer entender como o jogo foi desenvolvido e seus impactos?
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