Publicações

Investimos no registro de suas experiências porque entendemos que reunir e compartilhar as tecnologias desenvolvidas contribui para a difusão de práticas inovadoras e para o fortalecimento das políticas públicas, além de servir como instrumento de consulta, conhecimento e inspiração para novas ações e organizações.

  • Encarte 2019 Juventude Empreendedora

    Nós acreditamos que o empreendedorismo é uma poderosa ferramenta de transformação social, mas que, para ser usada para este fim, precisa ser desmistificada e ressignificada, abandonando um caráter meramente instrumental, burocrático e econômico, para focar no principal elemento de um ecossistema empreendedor, as pessoas. Conheça os 30 empreendedores, que participaram de todo o processo formativo do Juventude Empreendedora em 2019, e que possuem um grande potencial de impactar positivamente seus territórios, com seus negócios.

      Baixar o PDF
  • A participação da família na escola: Caminhos Possíveis

    Entre os anos 2012-2017, os programas Coordenadores de Pais, Orientador Familiar/RJ e os Encontros Educação e Família possibilitaram que gestores das secretarias de educação parceiras experimentassem formatos diversos de aproximação entre as equipes escolares e os responsáveis pelos estudantes matriculados em suas redes de ensino. Em 2018, no âmbito do programa Melhoria da Educação, a parceria Itaú Social/CIEDS prosseguiu fomentando esse debate, buscando ampliar a compreensão das relações entre o desenvolvimento das aprendizagens e a participação da família na escola.

      Baixar o PDF
  • Censo CBVE 2018 - Apresentação dos resultados

    Apresentamos neste documento o Censo 2018 do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), que possui como objetivo central apresentar o estudo de cenário do voluntariado empresarial no Brasil a partir das entidades associadas a este Conselho. 

    O Censo permite o levantamento de parâmetros relevantes no universo do voluntariado empresarial desenvolvidos pelas entidades associadas ao CBVE, especialmente no que concerne aos mecanismos de gestão. O resultado da pesquisa pode nortear o desenvolvimento das ações do planejamento estratégico 2019/2020 do Conselho, além de ser ferramenta importante de gestão de práticas de programas de voluntariado de outras entidades interessadas em desenvolver a temática do voluntariado corporativo.

      Baixar o PDF
  • Voluntariado Empresarial em Foco

    Promover o intercâmbio de experiências e práticas entre os associados é um dos objetivos do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE). Nesse sentido, o projeto Prata da Casa foi desenvolvido com o intuito de compartilhar ações de sucesso da rede de associados, dentro da temática de voluntariado empresarial, dando luz, principalmente, a ações que possam ser replicadas por outras entidades.

    Esta publicação contempla a descrição de cinco cases amplamente discutidos no âmbito da rede CBVE, com a participação de consultores e parceiros convidados.

      Baixar o PDF
  • SOS Comunidade - Estudo de caso do CBVE

    O programa SOS Comunidade, do Instituto C&A, foi pauta no Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE e consolidado em um case que compartilha a metodologia construída a partir de seis passos incentivados pelo programa para a organização das ações de voluntários em situações de desastre ou emergência. 

    O case apresenta a metodologia que vem, desde 1991, apoiando pessoas atingidas por deslizamentos de terra, inundações, secas e incêndios, por todo território nacional e em mais de 40 campanhas de ajuda humanitária, a fim de disseminar seus aprendizados e ampliar o impacto positivo gerado. 

      Baixar o PDF
  • Guia de Oportunidades Educativas de São Luís 2018

    O Guia de Oportunidades Educativas de São Luís, no Maranhão, abrange os principais equipamentos educativos do município, como Organizações da  Sociedade Civil (OSCs), escolas, Centros de Referência em Assistência Social, (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), entre outros.

    A Rede de Territórios Educativos desenvolve o trabalho inovador de interação entre as Organizações da Sociedade Civil e atores locais na regiões do Nordeste (São Luís, no Maranhão, e Aquiraz, no Ceará) e do Centro-Oeste (Várzea Grande e Cuiabá, no Mato Grosso). O programa é uma iniciativa do Itaú Social com execução do CIEDS.  

      Baixar o PDF
  • Mobilização social e ação coletiva

    Essa publicação apresenta o esforço integrado de diferentes mãos e o olhar comum sobre onde chegar representam bem as premissas do que o CIEDS apreendeu em suas experiências do que deve caracterizar um processo de mobilização social que vise ao engajamento cívico e comunitário.

      Baixar o PDF
  • Voluntariado de Gestão Nossa expertise à serviço da Comunidade

    Este artigo apresenta o posicionamento do CBVE a respeito das premissas para o desenvolvimento de um "voluntariado de gestão", desenvolvido sobre case apresentado pela PWC do projeto piloto em parceria com a Ação Social Para Igualdade das Diferenças (ASID), o qual teve como objetivo desenvolver a gestão da Associação de Amigos dos Excepcionais do Brooklin (AAEB). 

      Baixar o PDF
  • Da periferia para a periferia 2018

    O objetivo deste portfólio é apresentar e dar visibilidade a Negócios de Impacto Social criados na periferia para a periferia da cidade de São Paulo. Acreditamos que criar redes é uma importante estratégia para a promoção da prosperidade de pessoas e comunidades e que, neste contexto, o empreendedor é um importante agente capaz de protagonizar esta promoção. 

      Baixar o PDF
  • Prata da Casa 2017

    Promover o intercâmbio de experiências e práticas entre os associados é um dos objetivos do CBVE –Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, e o projeto Prata da Casa foi desenvolvido com o intuito de integrar ações de sucesso da Rede, dentro da temática de voluntariado empresarial, dando luz, principalmente, a ações que possam ser desenvolvidas por outras entidades.

      Baixar o PDF
  • Destinação do Imposto de Renda

    Você sabia que pelo mecanismo de Renúncia Fiscal do Governo Federal, o seu Imposto de Renda pode ajudar a tornar possíveis programas e projetos em benefício da nossa sociedade? Confira o manual feito pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial - CBVE.

      Baixar o PDF
  • Eles falam a nossa língua

    Apresenta a estratégia de intervenção e a abordagem metodológica utilizada pelo CIEDS em projetos de desenvolvimento comunitário, avaliando os desdobramentos locais e os resultados alcançados.

      Baixar o PDF
  • Caderno de experiências do Maleta Juventudes em Escolas do Rio de Janeiro

    Esta publicação conta com 26 experiências de implementação do Projeto Maleta Juventudes desenvolvida por agentes de leitura e foi idealizada com o objetivo de mantermos viva a memória da dedicação, envolvimento e protagonismo de professores, professoras e jovens em prol de uma educação igualitária.

      Baixar o PDF
  • Voluntariado Internacional: A história do voluntariado como inspiração para nossas práticas

    Traz a história do voluntariado ao redor do mundo e cases de sucesso nacionais e internacionais, apresenta os princípios do voluntariado, sua linha do tempo de desenvolvimento no mundo e como a atividade se conecta aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Seu objetivo é inspirar pessoas e organizações a praticarem o voluntariado cada vez mais.

      Baixar o PDF
  • Relação família-escola: Relatos e aprendizados de uma Aldeia em construção

    Esta publicação foi construída a partir das aprendizagens e experiências de campo que envolvem diferentes atores e contextos. São diferentes olhares, para diferentes possibilidades e diferentes caminhos, mas com um mesmo propósito: tornar a educação mais viva e efetiva a partir da união dos diferentes atores de uma comunidade escolar. 
     

      Baixar o PDF
  • Formação continuada em serviço: aprendizagens, reflexões e contribuições para a prática

    As ações de formação continuada em serviço, promovidas pelo Programa de Tutoria, são o foco deste documento. Nele, apresentamos reflexões e aprendizados sobre o processo formativo buscando contribuir e influenciar redes públicas de educação e escolas no processo do aperfeiçoamento profissional de seus educadores.
     

      Baixar o PDF
  • Programa Tutoria: uma metodologia de formação em serviço com base nos aprendizados e experiências do CIEDS

    Esta publicação visa disseminar os aprendizados construidos durante a implementação do Programa de Tutoria, apresentando a experiência e destacando as reflexões no âmbito pedagógico oportunizadas por ela.

      Baixar o PDF
  • Negócios de Impacto: As Juventudes de favela gerando mudanças em seus territórios e em suas vidas

    A publicação tem como objetivo relatar as experiências, os desafios e os casos de sucesso do Piloto Juventude Empreendedora, iniciativa do CIEDS, em parceria com a Fundação Itaú Social, que desenvolveu uma metodologia de educação empreendedora para estudantes de escolas públicas, de 14 a 21 anos, residentes em favelas da região metropolitana do Rio de Janeiro, ao longo do ano de 2017.

      Baixar o PDF
  • Entre Lugares

    Nasce de uma experiência de quatro trimestres de formação do Programa Jovem Monitor/a Cultural, que convidou jovens a transitarem de forma participativa pelos mais variados temas que se articularam com vivências em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

     

      Baixar o PDF
  • Inclusão em Rede e Cidadania

    A publicação tem por objetivo inspirar e contribuir com a promoção de ações que tenham como foco a população em situação de rua. Nela, é detalhada a abordagem metodológica e algumas experiências empreendidas no Estado de São Paulo. 

      Baixar o PDF
  • Tecendo redes, tecendo amanhãs

    Há 3 anos, o Redes de Educação Integral colocava o seu bloco na rua em São Luís (MA) e Várzea Grande (MT). O programa tinha o desafio inicial de aumentar o leque de oportunidades educativas oferecidas nos municípios e diversificar os tempos e espaços do aprender. Esta publicação vem reunir as experiências e resultados frutos de intensa avaliação e reflexão ao longo do tempo de decorrência da iniciativa.

      Baixar o PDF
  • Green City Concept and a Method to Measure Green City Performance over Time Applied to Fifty Cities Globally: Influence of GDP, Population Size and Energy Efficiency

    "Conceito de Cidade Verde e um Método para Medir a Performance das Cidades Verdes ao longo do Tempo Aplicado a Quinze Cidades Globais: Influência de GDP, Tamanho da População e Eficiência de Energia" (tradução livre) é um artigo de Ogenis Brilhante sobre a eficiência e viabilidade de cidades verdes.

      Baixar o PDF
  • Uma introdução a inovação social para Organizações da Sociedade Civil

    A inovação social está rapidamente entrando na agenda das Organizações da Sociedade Civil. O crescimento da taxa de mudança no mundo e a lacuna crescente entre a escala dos problemas que enfrentamos e a oferta de soluções existente torna a necessidade de inovação cada vez mais evidente - e os investidores estão cada vez mais exigindo isso.

      Baixar o PDF
  • Da periferia para a periferia

    O objetivo deste portfólio é apresentar e dar visibilidade a Negócios de Impacto Social criados na periferia para a periferia da cidade de São Paulo. Acreditamos que criar redes é uma importante estratégia para a promoção da prosperidade de pessoas e comunidades e que, neste contexto, o empreendedor é um importante agente capaz de protagonizar esta promoção. 
     

      Baixar o PDF
  • Juventude 2030: caminhos e aprendizados para um mundo sustentável

    Resultado do trabalho de um ano desenvolvido pelo programa Jovem Jornalista, a publicação “Juventude 2030: caminhos e aprendizados para um mundo sustentável” traz a visão e a voz de seus jovens participantes na busca por iniciativas da própria juventude que contribuem para uma sociedade mais sustentável e justa, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

      Baixar o PDF
  • Censo CBVE 2016

    Desde 2015, o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) tem elaborado o Censo das entidades associadas, cujo intuito é verificar o perfil da atuação voluntária do CBVE no ano decorrente. Este relatório apresenta os principais resultados extraídos do Censo CBVE 2016, traçando uma comparabilidade com o que foi levantado em 2015, e permite perceber o avanço do voluntariado empresarial no panorama brasileiro.

      Baixar o PDF
  • Prata da Casa CBVE 2016

    “Prata da Casa” é uma expressão que remete a algo de melhor que temos a oferecer em um determinado aspecto. A publicação Prata da Casa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial - CBVE busca justamente isto: dar luz aos cases de sucesso de voluntariado desenvolvidos pelas empresas-membro do Conselho. 

      Baixar o PDF
  • Mapa de Nós

    Esta publicação é fruto da soma de esforços de diferentes atores sociais para ampliar e garantir os direitos da pessoa com deficiência, em especial nos campos da empregabilidade, políticas públicas e participação social. Ela apresenta os desafios a serem superados para consolidar as conquistas alcançadas na política de inclusão e convida o leitor a descobrir as potencialidades de 945 pessoas com deficiência entrevistadas em dez territórios pacificados. 

      Baixar o PDF
  • Guia do Disseminador

    O Guia do Disseminador oferece instrumentos, metodologias e ferramentas práticas que possam fortalecer o trabalho utilizando o esporte como ferramenta de transformação social com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

      Baixar o PDF
  • Guia de Oportunidades Educacionais

    A partir de dicas, sugestões e exemplos, o Guia de Oportunidades Educacionais busca auxiliar jovens estudantes a ingressarem no ensino superior. O Guia atua como um fomentador de perspectivas e oportunidades, seguindo os moldes do projeto Jovens Urbanos, que concluiu seu primeiro ano na cidade do Rio de Janeiro. O projeto Jovens Urbanos é idealizado pela Fundação Itaú Social e conta com supervisão técnica do CENPEC e realização pelo CIEDS.

      Baixar o PDF
  • Relatório de ações em consonância com Pacto Global da ONU

    Ser signatário do Pacto Global da ONU é de extrema importância, uma vez que atesta o compromisso institucional em adotar valores fundamentais e internacionalmente aceitos. Fazer parte da comunidade empresarial internacional que adota a sustentabilidade em suas práticas de negócios concede ao CIEDS uma credibilidade extra para a promoção dos mesmos valores em todos os projetos desenvolvidos.

      Baixar o PDF
  • CIEDS actions in line with the Global UN Covenant

    Being a signatory of the UN Global Compact is of extreme importance since it certifies our institutional commitment of adopting fundamental and internationally acclaimed values. To be part of the international company community that applies sustainability as foundation of their practices, denotes an extra credibility for CIEDS’s promotion of those same values onto all of its developed and developing projects.

      Baixar o PDF
  • Redescobrindo o Centro do Rio

    Nesta cartilha, você irá conhecer um pouco da história do Rio de Janeiro e dos bairros que compõe o Centro da cidade: Castelo, Lapa e Santa Teresa. A leitura desta publicação é um estímulo à curiosidade de leitores em busca de novas histórias e curiosidades sobre o Rio. Essa cartilha é uma produção do projeto Cuido do Meu Destino, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e TAM Linhas Aéreas com produção do CIEDS.

      Baixar o PDF
  • Cultura, Turismo e Patrimônio

    Este livreto oferece ao leitor uma reflexão sobre temas relevantes para a valorização e preservação das cidades, estimulando o debate sobre preservação ambiental, ocupação e apropriação de espaços públicos e promoção de consciência turística. “Cultura, Turismo e Patrimônio” é uma produção do projeto Cuido do Meu Destino, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e TAM Linhas Aéreas com produção do CIEDS.

      Baixar o PDF
  • Oportunidades Culturais - Guia de Recursos de Formação

    Desdobramento do projeto de Formação de Jovens Agentes de Cultura, o guia foi elaborado a partir dos resultados das ações formativas ao longo do curso com o propósito de difundir informações sobre as iniciativas locais e da cidade, ampliando assim, as possibilidades de aproximação, interlocução e divulgação das múltiplas ações realizadas pelos Jovens Agentes de Cultura, dos dezenove territórios onde o projeto aconteceu.

      Baixar o PDF
  • Prêmio Petrobras de Esporte Educacional - Experiências que Inspiram

    Fruto do Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que conheceu e reconheceu iniciativas de esporte educacional por todo o Brasil, a publicação ‘Prêmio Petrobras de Esporte Educacional - Experiências que Inspiram’ tem o objetivo de disseminar estas tecnologias sociais e inspirar novas práticas de esporte educacional desenvolvidas por escolas públicas, universidades e instituições do terceiro setor.

      Baixar o PDF
  • Diálogos Sociais 2013

    Diálogos Sociais é um projeto do CIEDS em parceria com o Sesc Rio, que consiste em encontros que propõem a reflexão coletiva de diversos temas, a partir de pontos de vista distintos, visando à troca e à partilha de conhecimento, por meio do diálogo. A revista Diálogos Sociais 2013 é fruto desses encontros mensais que aconteceram durante todo o ano de 2013 e reúne textos autorais de cada um dos dialogadores convidados.

      Baixar o PDF
  • Rio, Cidade que Educa - Guia de Recursos Educativos

    O Guia apresenta de maneira organizada em uma única plataforma recursos educativos aplicados em 51 bairros do Rio de Janeiro, vivenciados durante a realização do projeto Bairro Educador, no período de maio de 2010 a agosto de 2013.

      Baixar o PDF
  • CIEDS: 15 anos de Boas Práticas

    CIEDS: 15 anos de Boas Práticas é uma publicação comemorativa de 15 anos de história que reúne 20 Boas Práticas, escritas sob a ótica dos próprios colaboradores do CIEDS, que participaram da criação, planejamento e execução das mesmas. São iniciativas simples, reaplicáveis, desenvolvidas a partir de diferentes realidades e que podem inspirar outras pessoas e instituições.

      Baixar o PDF
  • Crack: um novo olhar

    Crack: um novo olhar" é fruto da experiência do CIEDS na gestão de cinco abrigos de crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas no munícipio do Rio de Janeiro, no período de novembro de 2012 a julho de 2013.

      Baixar o PDF
  • Grêmio é Fundamental

    A publicação descreve metodologias e atividades, considerando a importância da criação de um grêmio forte e atuante para o exercício da cidadania na vida escolar. É produto do projeto Bairro Educador, que desenvolveu uma série de atividades junto a escolas municipais do Rio de Janeiro.

      Baixar o PDF
  • Práticas e Aprendizagens

    A publicação conta com uma série de ações promovidas pelo projeto Bairro Educador, destacando estratégias que ajudam o leitor a compreender como a teoria descrita no "Traçado Metodológico", publicação do mesmo projeto, se reflete no dia a dia das escolas.

      Baixar o PDF
  • Traçado Metodológico

    O livro "Traçado Metodológico" apresenta os conceitos e a metodologia adotada pelo projeto Bairro Educador, a partir da descrição de suas etapas, seus componentes e tecnologias.

      Baixar o PDF
  • Diálogos Sociais 2012

    Diálogos Sociais é um projeto do CIEDS em parceria com o Sesc Rio, que consiste em encontros que propõem a reflexão coletiva de diversos temas, a partir de pontos de vista distintos, visando à troca e à partilha de conhecimento, por meio do diálogo. A revista é fruto desses encontros mensais, e reúne textos autorais de cada um dos dialogadores convidados.

      Baixar o PDF
  • Guia de Oportunidades Escolares

    Material idealizado pelo projeto Pontes para o Futuro, executado pelo CIEDS em parceria com a Fundação Itaú Social. O "Guia de Oportunidades Escolares" reúne dicas e sugestões de estudo e escolas para os alunos que ainda vão ingressar no Ensino Médio.

      Baixar o PDF