• Compartilhar

#RedeConfiançanoFuturo

Notícia
22 abril 2020
#RedeConfiançanoFuturo

Lançamos o movimento #RedeConfiançanoFuturo! Com ele vamos compartilhar nossas ações e daquelas pessoas que fazem parte dos nossos projetos para conectar interessados em colaborar com as iniciativas e fortalecer a promoção da prosperidade para quem mais precisa neste momento em que a #DistânciaSalva.

  • 3 plataformas on-line próprias para o desenvolvimento e fortalecimento de educadores, empreendedores e organizações de base comunitária.

  • Quase 2.030 jovens inscritos em nossas formações EAD.

  • Mais de 445 iniciativas sociais fortalecidas em nossa plataforma on-line.  

  • Apoio a 3 plataformas on-line de parceiros com foco em inovação educativa e formação de educadores. 

  • 41.627 educadores cadastrados nas plataformas on-line de parceiros para formação e troca de saberes on-line.

  • 36.146 usuários atendidos em nossos serviços de saúde e assistência e naqueles que fazemos a cogestão.

  • 100 refeições distribuídas diariamente em Vila Kennedy (RJ), Croatá e Coaçu em Pacajus (CE).

 

Reunimos aqui cada uma delas para que você possa conhecer, colaborar ou se beneficiar e, além de tudo, acreditar que juntos podemos construir mais confiança no futuro.

 

COMPARTIR - Conexão que fortalece organizações sociais

Projetos, organizações de base comunitária, coletivos e líderes sociais se encontram na Compartir, plataforma on-line gratuita criada especialmente para fortalecer iniciativas do terceiro setor por meio da troca de conhecimentos e oportunidades. Conheça e cadastre-se aqui: compartir.org.br

 

EDITAL EMERGENCIAL COMUNIDADES ATIVAS CONTRA O COVID-19:

O edital Fazedores do Bem, este ano em parceria com o British Council e a ACAD Brasil, lançou um fundo emergencial que atenderá 30 iniciativas comunitárias de qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro com ações focadas no combate ao Covid-19. Serão doados R$ 2500 para cada uma a fim de apoiar aquelas pessoas com potencial de transformar seus territórios. Acesse o edital completo, divulgue e inscreva-se. Leia mais aqui.

 

REDE DE MENTORES:

Pequenos negócios correm risco de quebrar durante a pandemia do coronavírus. É neste cenário que a Rede de Mentores promove o encontro on-line daqueles que estão dispostos a contribuir oferecendo mentorias voluntárias com pequenos empreendedores sociais. Uma iniciativa do CIEDS que já conta com a parceria do CONJUVE e da Enactus. Saiba mais e inscreva-se aqui.

 

PESSOAS E NEGÓCIOS SAUDÁVEIS:

Promovemos a geração de renda para pequenos restaurantes e cozinhas comunitárias e o fortalecimento de organizações da sociedade civil de base comunitária para, em conjunto, servirem refeições diárias para população de rua, idosos, pessoas sem renda e migrantes em territórios com altos índices de vulnerabilidade social.

 

JUVENTUDE EMPREENDEDORA E DOAÇÕES PARA FAVELAS E PERIFERIAS:

Os jovens participantes do Juventude Empreendedora se mobilizaram para receber, higienizar e distribuir doações em suas respectivas comunidades e nós estamos apoiando na organização e divulgação. É possível doar álcool em gel, alimentos não perecíveis, galões de água, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal. Basta entrar em contato com o projeto pelo Instagram: @juventudecieds

 

PINTAR O BEM:

No site do programa, focado em pintores e pintoras do Brasil, disponibilizamos conteúdos qualificados, informações e orientações, além de um possível apoio financeiro complementar para uso em alimentação e saúde. Uma iniciativa CIEDS e Suvinil com a parceria estratégica do Banco Afro. Clique aqui para ler mais e conheça o site: pintarobem.com.br

 

APOIO A ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL EM ACESSO À APORTE FINANCEIRO:

Desenvolvemos habilidades ligadas a gerenciamento de crises nas organizações sociais da Redes de Territórios Educativos, que atua em São Luís (MA), Aquiraz (CE), Várzea Grande e Cuiabá (MT), permitindo acesso a aporte financeiro do Banco Itaú, através do Itaú Social. Os valores viabilizarão ações emergenciais nos territórios como entrega kit de higienes e alimentação para famílias em vulnerabilidade, além da manutenção de instituições sociais comunitárias.

 

Além das ações que surgiram a partir das necessidades emergenciais, nossos projetos continuam e estão se estruturando com ações virtuais

 

AÇÕES NAS ÁREAS SOCIOASSISTENCIAIS:

As Residências Terapêuticas e as Unidades de Reinserção Social, cogeridas pelo CIEDS em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, seguem acolhendo e cuidando dos usuários com atenção redobrada aos procedimentos de prevenção. Os profissionais que trabalham nas unidades receberam Equipamentos de Proteção Individual - EPI para que possam se proteger e continuar atendendo à população mais vulnerável, em especial, a população em situação de rua do Rio de Janeiro.

 

FORMAÇÃO VIRTUAL DOS JOVENS MONITORES:

A partir de força-tarefa articulada por funcionários de diferentes áreas do CIEDS, o Programa Jovem Monitor/a Cultural, que acontece em parceria com a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, passou a contar com formação virtual.

 

REDE DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS:

A equipe está compartilhando conteúdos informativos e formativos, tratando de temas relevantes para o terceiro setor. Além disso, será realizada a oficina virtual de lideranças colaborativas com o tema “gerenciamento de crises” para apoiar os grupos gestores das redes neste momento tão delicado também para as organizações da sociedade civil.

 

BOLETIM DE BOAS AÇÕES:

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial - CBVE está fazendo boletins quinzenais para compartilhar as boas ações realizadas pelas empresas e instituições associadas frente à pandemia do novo coronavírus. Acompanhe clicando aqui.