• Compartilhar

Edital Emergencial atende projetos comunitários de combate ao coronavírus

Notícia
17 abril 2020
Edital Emergencial atende projetos comunitários de combate ao coronavírus

O projeto Fazedores do Bem + Active Citizens lança hoje o edital Comunidades Ativas contra o COVID-19, com o objetivo de realizar doações emergenciais para iniciativas comunitárias no contexto da pandemia da COVID-19. A ideia é fortalecer ações sociais e estratégias de combate ao vírus, especialmente em territórios de mais vulnerabilidade. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 26 de abril. O resultado já está previsto para sair no dia 5 de maio, para que as iniciativas sejam fortalecidas o quanto antes.

“Com o contexto do COVID, a gente entendeu que era importante uma adaptação. A gente reconhece que as comunidades são territórios mais vulnerabilizados. E as iniciativas normalmente fortalecidas no Fazedores do Bem são justamente essas que conseguem criar estratégias de prevenção ou de lidar com impactos da COVID nesses territórios”, explica Paula Miranda, Coordenadora de Projetos Sociais do CIEDS.

E continua: “O edital foi reformulado, para ter um caráter de urgência, com um processo seletivo mais ágil. E ele continua voltado para iniciativas que não são necessariamente institucionalizadas, mas são de base comunitária”.

Além do British Council, já ao lado do CIEDS em edição anterior do Fazedores do Bem, o edital agora chega com uma nova parceria. Desta vez, a ACAD (Associação Brasileira de Academias) também faz parte do projeto, como apoiadora. Serão 32 iniciativas premiadas, cada uma com uma doação de R$ 2.500 para colocarem suas propostas em prática.

O edital vai prever três eixos principais: saúde, segurança alimentar e conscientização. Serão contempladas, por exemplo, iniciativas de doação de cestas básicas e refeições, distribuição de kits de higiene pessoal e de materiais de limpeza para casa, além de conteúdos, sejam impressos ou virtuais, de conscientização e informação sobre prevenção ao coronavírus, como forma de contenção contra a disseminação da doença. Podem se inscrever iniciativas comunitárias do estado do Rio de Janeiro.

“O edital abre possibilidades para iniciativas de pessoas físicas ou pequenos grupos, o principal diferencial do Fazedores. A premiação é voltada para pequenas iniciativas. São essas que estão promovendo ações de combate ao coronavírus nesse momento.”

Acesse compartir.org.br e inscreva-se!


IMPORTANTE!
O prazo para divulgação final das iniciativas selecionadas no Edital Comunidades Ativas contra a COVID-19 foi prorrogado até o dia 08 de maio. Acompanhe na página da Compartir