Projetos em 2012
Projetos em
Desenvolvemos projetos sociais em todo o país através da articulação de parcerias estratégicas com empresas privadas, organizações, fundações e iniciativas. Abordamos temas como fortalecimento da educação pública, democratização da cultura, empreendedorismo juvenil, desenvolvimento comunitário e assessoria na implementação de políticas públicas socioassistenciais. Assim, proporcionamos a dignidade e a cidadania dos participantes.
Confira os projetos que já foram desenvolvidos:
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Unidade de Acolhimento e Reinserção Social: Stella Maris
A Unidade de Acolhimento e Reinserção Social Stella Maris oferece serviço de abrigo provisório de pernoite para famílias em situação de vulnerabilidade social. As famílias são recebidas por uma infraestrutura com todas as condições de higiene, acessibilidade, salubridade, segurança e conforto necessários.
Nesta cogestão, o CIEDS gere e capacita as equipes de atendimento e o suporte administrativo. Além disso, auxilia no desenvolvimento de Planos Individuais de Atendimento, objetivando a reinserção familiar e comunitária de quem é acolhido.
- Período: Agosto de 2012    Agosto de 2017
- Abrangência geográfica: Município do Rio de Janeiro
- Financiadores: Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social do Rio de Janeiro
Como este projeto contribui para os ODS:
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Atenção Urbana
O projeto Atenção Urbana Sé/República, financiado pela Prefeitura do Município de São Paulo, realiza atendimento a pessoas em situação de rua, propiciando o acesso à Rede de Serviços e a articulação na garantia de direitos. O projeto tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de rua nos distritos Sé e República, com ações que favoreçam a construção da saída das ruas, retorno familiar e inclusão social.
- Período: Maio de 2009    Dezembro de 2012
- Abrangência geográfica: Centro da cidade de São Paulo, região da Sé e da República.
- Financiadores: Prefeitura de São Paulo
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Diálogos Sociais
O Diálogos Sociais é um projeto do CIEDS com o Sesc Rio que proporciona um ambiente de troca e reflexão coletiva de diversos temas, a partir de pontos de vista distintos, visando à construção de suscitações para uma sociedade mais sustentável, para a partilha de conhecimento e para a produção de coerências.
- Período: Novembro de 2012    Dezembro de 2014
- Abrangência geográfica: Rio de Janeiro (RJ)
- Financiadores: SESC
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Saber Comunitário
Formou mais de 7 mil agentes multiplicadores em comunidades de 8 cidades do Grande Rio e 36 bairros do município do Rio. Os cursos possibilitaram maior inserção dos participantes no mercado de trabalho, além da retomada dos estudos.
- Período: Novembro de 2012    Dezembro de 2013
- Abrangência geográfica: Copacabana, Santa Luzia, Duque de Caxias, Engenho de Dentro, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, Ramos, São Gonçalo, São João de Meriti e Tijuca (RJ)
- Financiadores: SESC
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Raízes do Futuro
O projeto Raízes do Futuro é uma estratégia global do UNICEF com o Barclays, chamada de Building Young Futures. A iniciativa investe na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social de seis países: Egito, Índia, Paquistão, Uganda, Zâmbia e Brasil, onde conta com o CIEDS como parceiro técnico. O projeto capacita educadores de cinco ONGs da capital paulista que trabalham em defesa das causas de adolescentes e jovens.
Os educadores se tornam multiplicadores da metodologia do UNICEF ‘Competências para a Vida’, que dá suporte aos atendidos das organizações em temas como comunicação, participação, diversidade e mediação de conflitos. O objetivo é contribuir para que esses jovens façam escolhas conscientes na vida e no mundo do trabalho.
- Período: Outubro de 2012    Dezembro de 2014
- Abrangência geográfica: Brasil
- Financiadores: Unicef
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Learning for Life
Learning for Life é um projeto da empresa britânica Diageo, executado no Rio de Janeiro pelo CIEDS, que tem como objetivo a qualificação profissional e o encaminhamento de jovens moradores de comunidades de baixa renda do Rio para postos de trabalho, através de cursos de capacitação em bartender e camareira.
Em um processo de qualificação que inclui assuntos técnicos das profissões e questões gerais como cidadania, direitos e deveres, ética no trabalho e língua estrangeira, o curso, inteiramente gratuito, busca inserir jovens no mercado de trabalho, atendendo à necessidade de hotéis, restaurantes e bares.
- Período: Julho de 2012    Março de 2013
- Abrangência geográfica: Rio de Janeiro (RJ)
- Financiadores: DIAGEO
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Lideranças Comunitárias
Sucesso desde 2012, no ano de 2014 o projeto foi realizado nas duas maiores capitais do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio de Janeiro atuou com jovens do Complexo de São Carlos, oferecendo instrumentos para que refletissem e planejassem seus futuros, culminando na Feira Meu Talento, que mobilizou mais de 100 pessoas no Solar SulAmérica. Já em São Paulo teve com foco o fortalecimento de lideranças locais e organizações sociais, por meio de workshops e assessoria técnica para o desenvolvimento institucional sustentável.
- Período: Julho de 2012    Dezembro de 2014
- Abrangência geográfica: Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
- Financiadores: SulAmérica
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Craque do Amanhã São Gonçalo
O projeto utilizou o futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral - físico, psicológico e social - de jovens entre 09 e 17 anos moradores de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Focado no aumento da perspectiva de futuro do adolescente, desenvolve valores e habilidades presentes no futebol e tem como padrinhos os jogadores Wagner Love, Ibson e Paulo Henrique Ganso.
- Período: Maio de 2012    Abril de 2016
- Abrangência geográfica: São Gonçalo (RJ)
- Financiadores: Ampla
Como este projeto contribui para os ODS:
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Arena Olímpica
O projeto Arena Olímpica, financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil, engloba atividades de esportes, lazer e recreação, como mecanismo de inclusão social e de apresentação de novas perspectivas aos jovens do Estado do Ceará. O projeto articula diferentes setores da sociedade e grandes nomes do esporte brasileiro, como Shelda, Pará, Franco e Roberto Lopes, para o estímulo à prática esportiva e a reflexão sobre os valores relacionados ao esporte. Durante dois dias, os atletas visitam escolas municipais e interagem com os estudantes, praticando atividades físicas e contando suas histórias de vida, com a abordagem de temas como superação, liderança, desafio e conquistas
- Período: Abril de 2012    Abril de 2012
- Abrangência geográfica: Ceará (CE)
- Financiadores: Banco do Nordeste
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Educa Nilópolis
Ação junto à Secretaria Municipal de Educação do Município de Nilópolis com o objetivo de qualificar e dinamizar a rede municipal de ensino em um processo de valorização da escola pública, ampliação das oportunidades de aprendizagem, melhoria da ambiência escolar, gestão de parcerias, incentivo ao letramento e valorização da cultura local.
O projeto se volta para o aumento do desempenho escolar dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, através do desenvolvimento de atividades integradas aos recursos locais e ao Projeto Político Pedagógico das Escolas em diferentes núcleos: Ambiência Escolar, Letramento, Reforço Escolar, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Cultura e Artes, Cultura Digital, Prevenção e Promoção da Saúde, Educomunicação, Protagonismo Juvenil e Cultura de Paz.
- Período: Abril de 2012    Dezembro de 2012
- Abrangência geográfica: Nilópolis no Rio de Janeiro
- Financiadores: Prefeitura de Nilópolis
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Unidades de Reabilitação e Reinserção de Pessoas com Deficiência
Desenvolveu integralmente pessoas com deficiência matriculadas na rede pública municipal de ensino e ofertou apoio aos seus familiares. Os atendimentos abrangiam as seguintes especialidades: fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia e pedagogia, psicologia, esportes adaptados, teatro, música, dança e oficina de artes.
- Período: Abril de 2012    Outubro de 2017
- Abrangência geográfica: Bairros de Irajá e Santa Cruz na cidade do Rio de Janeiro (RJ)
- Financiadores: Prefeitura do Rio de Janeiro
Como este projeto contribui para os ODS:
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Orientador Familiar
Projeto piloto em parceria com a Fundação Itaú Social e Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, com execução do CIEDS. O Orientador Familiar forma e capacita 10 orientadores que, através de visitas domiciliares, viabilizam momentos de diálogo e aproximam os responsáveis da vida educacional de seus filhos, tendo como referência metodológica o Programa Coordenadores de Pais da Fundação Itaú Social.
O projeto engloba 200 famílias moradoras da Zona Oeste do Rio, atendidas pelo Programa Primeira Infância Completa (PIC) /Escola de Pais da Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura do Rio de Janeiro e permite uma atuação específica com famílias em situação de vulnerabilidade social.
- Período: Março de 2012    Dezembro de 2013
- Abrangência geográfica: Senador Camará, Vila Kennedy, Bangu, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Sepetiba e Santa Cruz (RJ)
- Financiadores: Fundação Itaú Social
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Pontes para o Futuro
O projeto Pontes Para o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, inserida no Projeto Rio Cidade Sustentável. Realizado na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme, o projeto tem atuação voltada para os alunos do 8° e 9° ano e visa promover a permanência na escola de jovens em transição do ensino fundamental para o ensino médio.
Por meio de oficinas, encontros temáticos, aulas-passeio e visitas a conceituadas instituições de ensino médio, o projeto aponta caminhos e oportunidades para o desenvolvimento da vida dos estudantes, integrando comunidade, escola e família.
- Período: Janeiro de 2012    Dezembro de 2013
- Abrangência geográfica: Leme (RJ)
- Financiadores: Fundação Itaú Social
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Colorindo Minha Cidade
O Projeto Colorindo Minha Cidade, patrocinado pela Precon Goiás Industrial Ltda, Bandeirante Energia S/A e Instituto EDP e executado pelo CIEDS, proporciona a crianças e adolescentes de 10 a 15 anos a oportunidade de conhecerem a história da arte, história da cultura local e técnicas de artes visuais, por meio de oficinas de arte-educação. O objetivo do projeto é sensibilizar o olhar de estudantes de 18 escolas públicas (municipais e estaduais) de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, São José dos Campos e Aparecida para os potenciais de suas cidades, trazendo o fortalecimento da cidadania. A partir da reflexão, aula de artes, teoria e vivência, o projeto estimula os alunos a desenvolverem a expressão de seu universo cultural por meio da produção de desenhos.
- Período: Janeiro de 2012    Dezembro de 2012
- Abrangência geográfica: Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, São José dos Campos e Aparecida (SP)
- Financiadores: Instituto EDP e Precon Goiás .
- Colorindo Minha Cidade entra na fase de seleção de desenhos
- Alunos deixam escola mais bonita em ação do Projeto Colorindo Minha Cidade
- Colorindo Minha Cidade dá início às oficinas de arte-educação em 16 escolas no Estado de São Paulo
- “Colorindo Minha Cidade” realiza Reuniões com Diretores de Escolas
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
PROIND - Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho
O PROIND - Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho, da Petrobras, em parceria com o CIEDS, visa a preparar e incentivar pessoas com deficiência para a vida profissional, através de capacitação in loco, tanto teórica, quanto prática, com duração de 12 meses. A teórica consiste em cursos técnicos, enquanto a prática oferece aos participantes experiência laborativa em diversos setores da empresa, nas funções de auxiliar administrativo, auxiliar de jardinagem e mensageiro. Ao final do projeto, os participantes são encaminhados para outras oportunidades e entrevistas e, ao serem recolocados no mercado, são acompanhados pela equipe do Proind por mais seis meses.
É objetivo do Programa, ao mesmo tempo que beneficiar pessoas com deficiência, contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional e para a cultura de responsabilidade dos empregados da Petrobras, por meio da construção da cidadania e do respeito às diferenças.
- Período: Novembro de 2011    Dezembro de 2015
- Abrangência geográfica: Rio de Janeiro (RJ)
- Financiadores: Petrobras
Como este projeto contribui para os ODS:
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Capacita RH
O CapacitaRH - Formação Integrada para Pessoas com Deficiência - é um projeto da Merck, desenvolvido pelo CIEDS em parceria com a Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro - Sistema FIRJAN. O projeto tem como objetivo principal a execução de processo de formação profissional, incentivo à autonomia e inclusão no mercado formal de trabalho de 25 pessoas com deficiência, por meio do fomento de um processo de capacitação, orientação e inserção sócio-cultural-econômica de forma igualitária e competitiva.
O projeto investe no desenvolvimento de competências profissionais para sua incorporação/manutenção no mercado de trabalho, mediante Título Ocupacional conhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego.
- Período: Outubro de 2011    Outubro de 2012
- Abrangência geográfica: Rio de Janeiro
- Financiadores: Merck
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
PAIS
O Programa de Apoio à Iniciativa Socioeducativa, da Thyssenkrupp CSA, apoia ações e projetos socioeducativos realizados por moradores do bairro Santa Cruz no Rio de Janeiro. Contribuindo para a educação de 480 crianças, o PAIS impulsiona o desenvolvimento da comunidade de Santa Cruz, com ações integradas e sustentáveis.
Através do diálogo com as Escolas Municipais, promoção de aulas-passeio, produção de seminários, realização de capacitação com educadores e gestores, aproximação com as famílias e articulação local, o programa incentiva novas práticas de empreendedorismo, fortalecendo iniciativas educativas.
- Período: Outubro de 2011    Dezembro de 2013
- Abrangência geográfica: Santa Cruz (RJ)
- Financiadores: Thyssenkrupp CSA
- Pesquisa aponta resultados do projeto PAIS
- Apoio escolar é destaque em seminário sobre educação
- ‘Mulheres amigas da educação’, ação do projeto PAIS, aproxima família do processo educacional
- Programa PAIS leva alunos para viverem novas experiências além das salas de aula
- Projeto PAIS aumenta o desenvolvimento e a vivência das crianças de Santa Cruz em passeio ao Jardim Zoológico
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Rede Socioassistencial de Nilópolis
Para promover o atendimento contínuo de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias em situação de abandono, rompimento de vínculos familiares e/ou vivendo na rua, o CIEDS, num modelo de cogestão, apoia a promoção de ações e a inserção dos beneficiários aos serviços e atividades socioeducativas e produtivas no município. Numa construção conjunta, o trabalho se consolida a partir de fortalecimentos de vínculos familiares e comunitários dos usuários.
A cogestão das ações e atividades da Rede Socioassistencial de Nilópolis abrange: Seis Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, Um Centro de Referência Especializada da Assistência Social - CREAS, Duas unidades de acolhimento para crianças e adolescentes e Dois espaços de convivência para idosos.
- Período: Setembro de 2011    Dezembro de 2017
- Abrangência geográfica: Município de Nilópolis
Como este projeto contribui para os ODS:
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
TV Novo Degase
A TV Novo Degase é uma plataforma online de veiculação de vídeo produzida por meninas e meninos, com idades entre 12 e 17 anos, das unidades do sistema socioeducativo do Rio de Janeiro. O projeto TV Novo Degase, do Novo Degase – Departamento Geral de Ações Socioeducativas e execução do CIEDS, realiza oficinas de audiovisual como método para reinserção de jovens em conflito com a lei na sociedade.
Além de trabalhar com os conteúdos técnicos de entrevista, iluminação, fotografia, produção, câmera etc, as aulas são um ambiente de troca e fomento ao aprendizado, ao relacionamento social e ao respeito às normas e à autoridade, tendo no caráter lúdico, atraente e criativo de um estúdio de TV um ambiente propício para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança dos 100 jovens que participam.
- Período: Setembro de 2011    Setembro de 2012
- Abrangência geográfica: Rio de Janeiro (RJ)
- Financiadores: Novo Degase
- 5xFavela é filme inicial para retomada do Cine Clube
- CIEDS, Novo Degase e Beco do Rato firmam parceria e promovem a primeira sessão de Cineclube
- UniverCidade, Beco do Rato e Cinemaneiro conhecem de perto a TV Novo Degase e trocam experiências sobre o universo audiovisual
- TV Novo Degase receberá Medalha Tiradentes, importante honraria do Estado do Rio de Janeiro
- Tarde de terça-feira é marcada por discursos, lágrimas e certificados
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
MOPE
O MOPE Mobilização Participação e Enfretamento das DST e AIDS com Lideranças Comunitárias da Cidade do Rio de Janeiro - foi financiado pela UNESCO e desenvolvido pelo CIEDS, em parceria com a SES-RJ Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro que, junto, monitorou, acompanhou e avaliou as ações. O Projeto capacitou 50 líderes comunitários pertencentes a 10 comunidades situadas na zona norte e oeste do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de ações de prevenção das DST e AIDS em seus territórios de atuação, incluindo espaços escolares. Os líderes participaram das capacitações com temas diversos, realizaram visitas, pesquisa de campo, produção de material informativo sobre a prevenção das DST e AIDS, participaram de seminários, palestras, congressos e conferências.
- MOPE promove roda de conversa no Polo de Atendimento à Dengue em Irajá
- PROIND e MOPE se unem em roda de conversa sobre sexualidade com os jovens participantes do projeto da Petrobras
- Cariocas se reúnem no Centro do Rio para comemorar mais um Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Projeto realiza mobilização comunitária para enfrentamento e prevenção das DST e AIDS
- CIEDS inicia projeto de prevenção à AIDS na cidade do Rio de Janeiro
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
ECOA - Educação Comunitária Ambiental
O Programa foi uma iniciativa de abrangência nacional do Instituto Alcoa que acontece em todo o Brasil em parceria com o CIEDS. O programa teve com objetivo de fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, através de processos de educação ambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. As equipes locais atuaram como facilitadoras de processos de articulação comunitária ambiental, ministrando formações, fomentando processos de participação social e induzindo redes de colaboração no desenho de atividades multitemáticas.
Para atuar dessa maneira, o Projeto considerou os saberes da realidade local, dialogou e interagiu com as ações das regiões, fortaleceu os trabalhos socioambientais já existentes nas localidades, oferece novas oportunidades de aprendizagem e fomenta a construção de rede social colaborativa.
- Período: Julho de 2011    Novembro de 2012
- Abrangência geográfica: Brasil
- Financiadores: Instituto ALCOA
- CIEDS participa de reflexões sobre temática ambiental
- Programa ECOA promove formação de Agentes Ambientais
- Núcleo de Barra Grande, do Programa ECOA, mobiliza comunidade de Pinhal da Serra
- Núcleos de Sustentabilidade do Programa ECOA celebram o Mês do Meio Ambiente com atividades especiais
- Atividade do Programa ECOA - Núcleo de Sustentabilidade de Serra do Facão une cinema e educação ambiental
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Ecca - Espaço de Convivência para Criança e Adolescente
O Projeto ECCA - Espaço de Convivência para Criança e Adolescente, da Prefeitura de São Paulo com execução do CIEDS, consiste em acolher crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que estejam em situação de rua nos distritos Sé, Bela Vista, Liberdade e Cambuci, na cidade de São Paulo. Por meio de oficinas educativas, culturais e artísticas e atendimento com psicólogos e assistentes sociais, o projeto visa fortalecer o processo de sociabilidade, na perspectiva de construção de vínculos interpessoais, familiares e comunitários, com vistas à inserção social de crianças e adolescentes que vivem em condição de trabalho infantil, violência e exploração sexual, drogadição, risco pessoal e situação de rua.
- Período: Janeiro de 2011    Janeiro de 2013
- Abrangência geográfica: Perímetro da Sé e demais regiões e distritos de São Paulo.
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Intervenção Psicossocial Emergencial
O projeto Intervenção Psicossocial Emergencial às Famílias Vítimas das Águas Pluviais de Santo André, SP, tem por objetivo o acompanhamento social das famílias que passam pelo Processo de Remoção das áreas de risco em decorrências das águas pluviais, gestão técnica do Programa “Aluguel Social” para o reassentamento provisório e promoção de ações socioeducativas.
- Período: Outubro de 2010    Setembro de 2012
- Abrangência geográfica: Jardim Santo André e outras sidades do estado de São Paulo
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Projovem
O Programa Projovem Adolescente Socioeducativo tem por objetivos complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e propiciar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Para isso, o projeto, da Prefeitura de Santo André e execução do CIEDS, promove diversas atividades socioeducativas com temáticas sobre juventude, teatro/dança, musicalização, orientação profissional, artesanato, capoeira, esportes e recreação com foco no desenvolvimento do jovem, estimulando a ampliação de seus repertórios.
- Período: Setembro de 2010    Dezembro de 2012
- Abrangência geográfica: Santo André (SP)
- Financiadores: Prefeitura de Santo André
- Orientadora do Projovem apresenta-se em Mostra Nacional de Práticas em Psicologia
- Futebol integra coletivos atendidos pelo Projovem
- Jovens participantes do Projovem visitam a 15ª Feira do Estudante
- Projovem realiza visita à Central de Trabalho e Renda
- Projovem Adolescente abre inscrições para oficinas gratuitas
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Bairro Educador
O foco do trabalho é a apresentação de novas possibilidades de planejamento e realização de ações pedagógicas nas unidades escolares. Para isso, utiliza como metodologia a integração e articulação dos potenciais educativos do bairro e da cidade (espaços, pessoas, instituições, serviços públicos, empresas, entre outros) às escolas, tendo o Projeto Político Pedagógico de cada escola como principal referência. O projeto é desenvolvido em todas as 155 Escolas do Amanhã e em outras 41 Escolas Municipais localizadas no seu entorno, formando uma rede de 51 Bairros Educadores na cidade do Rio de Janeiro.
- Período: Junho de 2010    Agosto de 2013
- Abrangência geográfica: Rio de Janeiro (RJ)
- Financiadores: Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Jovens Mediadores de Leitura
O Projeto Jovens Mediadores de Leitura, desenvolvido na Zona Norte da cidade de São Paulo pelo CIEDS, é um dos trezentos pontos de cultura do Estado de São Paulo, financiado com recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura. Seu objetivo é despertar o interesse de crianças em situação de vulnerabilidade social para a leitura, por meio de atividades de mediação de leitura no contraturno escolar. Os jovens mediadores são da própria comunidade e recebem formação, além de contínuo acompanhamento para a execução das mediações nas quatro instituições atendidas. O projeto oferece, ainda, em forma de comodato, pequenos acervos de livros e computadores para acesso dos mediadores e para uso das organizações. Estas, em contrapartida, disponibilizam os espaços para desenvolvimento das mediações e permitem que as crianças o utilizem livremente para realizar leituras.
- Período: Dezembro de 2009    Dezembro de 2012
- Abrangência geográfica: São Paulo (SP)
- Financiadores: Instituto HSBC Solidariedade
- Estudantes da Fundação Vanzolini mobilizam-se pelo projeto Jovens Mediadores de Leitura
- Jovens Mediadores de Leitura conhecem grandes especialistas no âmbito da literatura ao participarem do Seminário ‘Conversas ao Pé da Página’
- Jovens Mediadores Realizam “TOUR da Leitura”
- Projeto Jovens Mediadores de Leitura inicia campanha de Arrecadação de Livros
- Projeto Jovens Mediadores de Leitura entrega novos livros para as organizações parceiras
-
- O Projeto
- Dados do Projeto
- Links Relacionados
Plataforma dos Centros Urbanos
Plataforma dos Centros Urbanos estimulou processos de mobilização social, articulação de rede, formação de jovens e implementação de ações locais. Estas ações se relacionam a seis principais eixos: saúde e meio ambiente, educação, sexualidade, violência, participação do adolescente e diversidade.
- Período: Abril de 2009    Junho de 2012
- Abrangência geográfica: São Paulo (SP)
- Financiadores: Unicef
- Jovens propõem políticas públicas para o RJ
- Plataforma dos Centros Urbanos finaliza o seu trabalho com grandes méritos
- Plataforma dos Centros Urbanos e sua Formação Audiovisual CIVIRA: segundo ato!
- Plataforma dos Centros Urbanos realiza 1ª oficina da Formação Audiovisual com os Adolescentes Comunicadores
- Plataforma dos Centros Urbanos realiza último Encontro de Pólo do ano