Voluntariado Empresarial

Brasil
  • UN Stamps 1
  • UN Stamps 17
  • UN Stamps 8

DESAFIO: 

Os índices de solidariedade no Brasil em 2022 cresceram, tendo o país subido da 54ª para a 18ª posição no ranking geral*. Ainda assim, existe uma lacuna no voluntariado brasileiro, para que essas ões voluntárias pontuais se configurem em uma prática cidadã perene e de engajamento cívico na promoção do bem comum. Esse desafio se apresenta também nas estruturas empresariais, fazendo com que as empresas precisem refletir sobre suas estratégias de voluntariado, migrando de ações pontuais para ações continuadas e programáticas. 

*World Giving Index de 2022 

 

NOSSAS SOLUÇÕES: 

Para o CIEDS, o voluntariado empresarial agrega valor para três partes: a sociedade, a empresa e o próprio voluntário. Se bem estruturado, ele é capaz de gerar transformações sociais que beneficiam populações vulneráveis e atuar como voz potente na defesa dos direitos humanos, meio ambiente, educação e saúde. Nós assessoramos o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), a maior Rede de Voluntariado Empresariado no Brasil. Dentro e fora do Conselho, nossas soluções no âmbito do voluntariado empresarial passam por:  

 

Política de Voluntariado 
Partindo da realidade de cada empresa, sua cultura organizacional e sua estratégia de negócio, desenvolvemos políticas de voluntariado empresarial. Os pressupostos metodológicos das Políticas que criamos contribuem para que as ações de voluntariado das organizações sejam transformadoras, perenes e contribuam para a conexão entre colaboradores, para o engajamento institucional e para o impacto social nas comunidades do entorno.   

 

Estratégias de Implementação alinhadas ao negócio e ESG 
Partindo de padrões internacionais, criamos, implementamos e monitoramos estratégias de voluntariado corporativo tendo como ponto de partida a estratégia de negócio e os princípios ESG. Desenhamos ações que envolvem as múltiplas áreas da empresa, criando uma ambiência favorável ao desenvolvimento do voluntariado corporativo, tais estratégias estruturam-se em curto, médio e longo prazo que agregam valor ao negócio e sua relevância social. O objetivo é a eficácia dos projetos, promovendo a construção de um país melhor e possibilitando a colaboração para melhorias significativas dentro das empresas para expansão de parcerias e redes.  

 

Oficinas formativas para Comitês de Voluntariado
Desenvolvemos oficinas e treinamentos para capacitação de membros de comitês, fortalecendo um papel mais eficaz em suas estratégias de voluntariado. Nossa metodologia parte do diálogo com as equipes para a troca de experiências que levem à co-criação de melhores práticas. As oficinas  desempenham um papel fundamental na maximização do impacto do voluntariado e no alcance de resultados mais significativos nas comunidades de interesse. 

Impacto

  • Imagem

    46

    empresas assessoradas
  • Imagem

    94% alinham voluntariado e estratégia

    entre as empresas assessoradas
  • Imagem

    +de 100 mil voluntários

    impactados indiretamente

Parceiros

  • Logo
  • Logo
  • Logo
  • Logo
  • Logo
  • Logo