• Compartilhar

ODS 17 da ONU é transversal e estruturante para o CIEDS

Notícia
18 julho 2022
ODS 17 da ONU é transversal e estruturante para o CIEDS

A atuação do CIEDS é orientada pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Também chamada de Agenda 2030, trata-se de um pacto global, adotado em 2015, que prevê 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Último, mas não menos importante, o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) é, para o CIEDS, transversal e estruturante. Desenvolvemos soluções multisetoriais e de impacto coletivo, que só são possíveis por meio do estabelecimento de parcerias estratégicas. 

Atuamos ao lado de diferentes atores: iniciativa privada, poder público, organizações sociais, fundos e organismos internacionais e pessoas físicas. Nossas ações se direcionaram principalmente às metas de aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável (meta 17.14); reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multisetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, tecnologia e recursos financeiros (meta 17.16); e incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes (meta 17.17). 

Em 2021, por exemplo, 70% das nossas ações incidiram, influenciaram ou interagiram com políticas públicas. Fabio Müller, diretor executivo do CIEDS, aborda a temática de promoção de políticas públicas em seu último artigo. Clique aqui e leia. 

Além de projetos que geram impacto direto na vida de milhares de beneficiários, por meio da articulação de redes para a prosperidade, ofertamos também consultoria e diagnósticos, por meio da escuta e do diálogo social, para a criação de estratégias de desenvolvimento sustentável e de inovação social para governos e empresas, olhando sempre sob a perspectiva dos ODS e de ESG (sigla traduzida livremente como Meio Ambiente, Social e Governança). 

Conheça exemplos de ações que realizamos em 2021, em consonância à ODS 17: 

Diagnóstico Socioambiental da Zona Oeste Litorânea

Com Iguá Saneamento 

O CIEDS se debruçou a um total de 15 bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, todos localizados em áreas de vulnerabilidade social, com altos índices de violência e infraestrutura de serviços precária. O estudo desenvolveu, implementou e analisou um diagnóstico sobre demandas e possibilidades para a criação de ações que impactem positivamente essas comunidades.

Mapeamento AMIL SP - Chácara Santo Antônio

Com AMIL 

Um processo de escuta com as comunidades do entorno da Chácara Santo Antônio, bairro da zona sul de São Paulo, permitiu mapear programas, projetos, instituições e lideranças com atuação relevante, visando identificar campos de atuação para realização de ações de investimento social. Foram estabelecidos diálogos entre a equipe, as lideranças e as organizações locais em 11 territórios estudados preliminarmente e três territórios analisados em profundidade.

Mapa de Percepções 2020

Com Porto do Açu - Prumo Logística 

O Mapa das Percepções 2020 contribuiu para conectar mais e melhor a empresa parceira com as comunidades que estão no entorno de suas operações em São João da Barra e Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. O mapa foi construído através de consulta direta à população e os resultados foram consolidados a fim de balizar estratégias nos territórios.

Participaçu 

Também com Porto do Açu - Prumo Logística 

Com o objetivo de orientar as ações de responsabilidade social no relacionamento com o seu entorno, o projeto mensurou e monitorou o impacto socioambiental gerado, através da realização de estudos e pesquisas de percepção e indicadores socioeconômicos. O próprio processo gerou impacto positivo, ao formar 10 jovens da região em metodologia de pesquisa e ferramentas de comunicação, sendo eles os responsáveis por implementar a pesquisa no território.