Quem Somos

Quem Somos

Nós

Somos uma organização da sociedade civil, filantrópica, que atua com diversas causas e públicos. Criamos soluções que fortalecem territórios e aproximam empresas, governos, organizações sociais e pessoas.

Missão

Construir redes para a prosperidade de pessoas e de comunidades gerando maior confiança no futuro. 

Visão

Um mundo mais equitativo, mais democrático, mais sustentável e com maior e melhores oportunidades sociais e econômicas para todos. 

VALORES QUE

NOS GUIAM

  • Atuar colaborativamente e em redes;
  • Incentivar o desenvolvimento de nossas equipes;
  • Manter o compromisso com uma gestão orientada ao impacto;
  • Valorizar os saberes e as culturas de todos os nossos públicos;
  • Atuar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Fomentar a inovação gerando valor compartilhado;
  • Valorizar e promover as diversidades;
  • Atuar com ética e transparência.
Valores nos guiam
amerelo

Objetivos institucionais

  • Inovação social
  • Ampliação de impacto
  • Transformação digital
  • Gente e cultura
  • Governança integrada

Equipe Executiva

Reunimos profissionais de diversas áreas do conhecimento e qualificações acadêmicas para garantir um corpo técnico altamente qualificado. Adotamos uma estrutura de governança que aproxima áreas, projetos e equipes, garantindo uma atuação ágil e abrangente. 

Vandré Brilhante

Vandré Brilhante

Diretor-Presidente

Há 32 anos atua no Terceiro Setor e no aprimoramento de políticas públicas brasileiras. Fundador e Diretor-Presidente do CIEDS, graduado em Ciências Econômicas na Universidade de Fortaleza, especialização nos EUA em Economia Internacional. Experiência em Desenvolvimento Local, Gestão Estratégica e Gestão do Terceiro Setor com larga atuação em projetos de cunho social e público. Conselheiro em espaços de diálogo e controle social, como no ConSOC do BID e no CNAS. Participa ativamente de discussões nacionais e internacionais sobre a consolidação de políticas públicas para a mudança social concreta. Tem foco no fortalecimento de organizações sociais de base comunitária e na autonomia das juventudes.

Fábio Muller

Fábio Muller

Diretor Executivo

Doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais no IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), Mestre em Sistemas de Gestão na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF 2011), Especialização em Organizações e Estratégias (UFF 2008) e graduação em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ 2000).

Roselene Souza

Roselene Souza

Diretora de Gente e Cultura

Atua no CIEDS desde 2006. Tem especialização em Responsabilidade Social no Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 2010) e graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica e Petrópolis (UCP 1991). Desenvolve diretrizes e implementa ações que garantam a qualidade, a efetividade e a transparência das intervenções realizadas.

Noemi Braga

Noemi Braga

Diretora Jurídica

Advogada, Graduada pela UCAM e Contadora Graduada pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, Pós-Graduada na área de Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB-Bangu Membro da Comissão da OAB-Mulher da OAB- Bangu. Está no CIEDS desde 2008. É responsável pelo setor de Prestação de Contas, Análise Contábil e Acompanhamento dos Processos Jurídicos e Contratos Institucionais.

José Cláudio Barros

José Cláudio Barros

Diretor de Projetos e Programas

Jornalista, Mestre e Doutor em Ciência da Informação (ECO-UFRJ/IBICT). Especialista na mediação de processos participativos e colaborativos, atua há mais de 30 anos no terceiro setor com gestão de projetos e programas. Foi Coordenador de Projetos da Universidade Popular da Baixada onde coordenou projetos de Mobilização Social, Pesquisa e Divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente que resultaram na criação de Conselhos de Direitos e Fóruns Municipais. Na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança atuou como Coordenador de Planejamento fornecendo suporte de avaliação, sistematização e planejamento de projetos e programas. Na CARE Internacional Brasil atuou como Gerente de Programas atuando na supervisão e apoio técnico para projetos e programas nas áreas de Educação, Empreendedorismo e Geração de Renda, e Resposta a Emergências e Redução de Risco de Desastres. No CIEDS está desde 2015.

Leonardo José

Leonardo José

Gerente de Empreendedorismo

Mestrando em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, com graduação e pós-graduação lato sensu pela PUC-Rio em administração de empresas, com ênfase em finanças corporativas. Gerente de empreendedorismo do CIEDS, tendo atuado também como Coordenador do Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem e outros projetos ligados ao tema. Atuou como professor, consultor, instrutor e gestor de projetos em várias organizações pelo Brasil.

Fernanda Colmenero

Fernanda Colmenero

Gerente de Expansão

Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ) e mestra em Educação (PUC-Rio), possui 12 anos de experiência em gestão de projetos sociais, tendo um olhar estratégico para inovação social e construção de valor compartilhado a partir da diversidade e inclusão social e econômica. Hoje, atua no CIEDS como Gerente de Impactos e Redes, sendo responsável pela coordenação do processo de captação de recursos da instituição. Métodos ágeis, gestão de processos, design thinking e gestão de projetos considerando as boas práticas do PMBOK e Prince2 são partes integrantes da sua experiência e atuação.

Mayra Polizel

Mayra Polizel

Gerente de Expansão

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Experiência com gestão de projetos em temáticas de engajamento comunitário e educação, com foco na promoção de inovação social em territórios complexos. Atua com temas transversais, como juventudes, Agenda 2030, sustentabilidade e controle social, representando a organização em Conselhos e Fóruns de Políticas Públicas. Gerente da expansão do CIEDS no Estado do Ceará, realizando prospecção de novos parceiros, fidelização de parcerias e supervisão de diversos projetos e equipes técnicas.

João Vitor Gurgel

João Vitor Gurgel

Gerente de Operações

Graduado em Engenharia de Produção (UNIFOR) com dupla graduação em Administração (MUM - Universidade Técnica de Munique). MBA em Gestão de Negócios (IBMEC), pós graduado em Favelas e Cidades Inteligentes (UFRJ) e pós graduando em Gestão da Tecnologia da Informação (Anhembi Morumbi). Atuação no terceiro setor e empresas privadas, com foco em monitoramento e avaliação de impacto, planejamento estratégico, gestão e governança. É Gerente de Operações do CIEDS.

Marina Rotenberg

Marina Rotenberg

Gerente de Marca e Comunicação

Pós Graduanda em Gestão Estratégica de Negócios pela Conquer, Pós Graduada em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, com experiência de intercâmbio no ISCEM - Instituto de Comunicação Empresarial, em Lisboa, Portugal. Fez parte da idealização do LCD - Laboratório de Comunicação Dialógica, da UERJ, grupo de estudos sobre comunicação Comunitária, passou por equipes de marketing na iniciativa privada, atendimento publicitário em agências de comunicação e há dez anos trabalha comunicando impacto no poder público e terceiro setor.  

Vandré Brilhante

Diretor-Presidente

Há 32 anos atua no Terceiro Setor e no aprimoramento de políticas públicas brasileiras. Fundador e Diretor-Presidente do CIEDS, graduado em Ciências Econômicas na Universidade de Fortaleza, especialização nos EUA em Economia Internacional. Experiência em Desenvolvimento Local, Gestão Estratégica e Gestão do Terceiro Setor com larga atuação em projetos de cunho social e público. Conselheiro em espaços de diálogo e controle social, como no ConSOC do BID e no CNAS. Participa ativamente de discussões nacionais e internacionais sobre a consolidação de políticas públicas para a mudança social concreta. Tem foco no fortalecimento de organizações sociais de base comunitária e na autonomia das juventudes.

Fábio Muller

Diretor Executivo

Doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais no IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), Mestre em Sistemas de Gestão na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF 2011), Especialização em Organizações e Estratégias (UFF 2008) e graduação em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ 2000).

Roselene Souza

Diretora de Gente e Cultura

Atua no CIEDS desde 2006. Tem especialização em Responsabilidade Social no Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 2010) e graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica e Petrópolis (UCP 1991). Desenvolve diretrizes e implementa ações que garantam a qualidade, a efetividade e a transparência das intervenções realizadas.

Noemi Braga

Diretora Jurídica

Advogada, Graduada pela UCAM e Contadora Graduada pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, Pós-Graduada na área de Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB-Bangu Membro da Comissão da OAB-Mulher da OAB- Bangu. Está no CIEDS desde 2008. É responsável pelo setor de Prestação de Contas, Análise Contábil e Acompanhamento dos Processos Jurídicos e Contratos Institucionais.

José Cláudio Barros

Diretor de Projetos e Programas

Jornalista, Mestre e Doutor em Ciência da Informação (ECO-UFRJ/IBICT). Especialista na mediação de processos participativos e colaborativos, atua há mais de 30 anos no terceiro setor com gestão de projetos e programas. Foi Coordenador de Projetos da Universidade Popular da Baixada onde coordenou projetos de Mobilização Social, Pesquisa e Divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente que resultaram na criação de Conselhos de Direitos e Fóruns Municipais. Na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança atuou como Coordenador de Planejamento fornecendo suporte de avaliação, sistematização e planejamento de projetos e programas. Na CARE Internacional Brasil atuou como Gerente de Programas atuando na supervisão e apoio técnico para projetos e programas nas áreas de Educação, Empreendedorismo e Geração de Renda, e Resposta a Emergências e Redução de Risco de Desastres. No CIEDS está desde 2015.

Leonardo José

Gerente de Empreendedorismo

Mestrando em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, com graduação e pós-graduação lato sensu pela PUC-Rio em administração de empresas, com ênfase em finanças corporativas. Gerente de empreendedorismo do CIEDS, tendo atuado também como Coordenador do Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem e outros projetos ligados ao tema. Atuou como professor, consultor, instrutor e gestor de projetos em várias organizações pelo Brasil.

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28 fevereiro 2024

Favela além do estereótipo: primeiro Parque de Inovação Social em favelas do Brasil valoriza a potência da Rocinha

16 agosto 2023

Troca de perspectivas, inovação social e relacionamento para celebrar 25 anos de transformação de vidas e territórios

Fernanda Colmenero

Gerente de Expansão

Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ) e mestra em Educação (PUC-Rio), possui 12 anos de experiência em gestão de projetos sociais, tendo um olhar estratégico para inovação social e construção de valor compartilhado a partir da diversidade e inclusão social e econômica. Hoje, atua no CIEDS como Gerente de Impactos e Redes, sendo responsável pela coordenação do processo de captação de recursos da instituição. Métodos ágeis, gestão de processos, design thinking e gestão de projetos considerando as boas práticas do PMBOK e Prince2 são partes integrantes da sua experiência e atuação.

Mayra Polizel

Gerente de Expansão

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Experiência com gestão de projetos em temáticas de engajamento comunitário e educação, com foco na promoção de inovação social em territórios complexos. Atua com temas transversais, como juventudes, Agenda 2030, sustentabilidade e controle social, representando a organização em Conselhos e Fóruns de Políticas Públicas. Gerente da expansão do CIEDS no Estado do Ceará, realizando prospecção de novos parceiros, fidelização de parcerias e supervisão de diversos projetos e equipes técnicas.

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16 agosto 2023

Troca de perspectivas, inovação social e relacionamento para celebrar 25 anos de transformação de vidas e territórios

3 maio 2023

Inovação e novos negócios no CIEDS: perspectivas e direcionamentos

João Vitor Gurgel

Gerente de Operações

Graduado em Engenharia de Produção (UNIFOR) com dupla graduação em Administração (MUM - Universidade Técnica de Munique). MBA em Gestão de Negócios (IBMEC), pós graduado em Favelas e Cidades Inteligentes (UFRJ) e pós graduando em Gestão da Tecnologia da Informação (Anhembi Morumbi). Atuação no terceiro setor e empresas privadas, com foco em monitoramento e avaliação de impacto, planejamento estratégico, gestão e governança. É Gerente de Operações do CIEDS.

Marina Rotenberg

Gerente de Marca e Comunicação

Pós Graduanda em Gestão Estratégica de Negócios pela Conquer, Pós Graduada em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, com experiência de intercâmbio no ISCEM - Instituto de Comunicação Empresarial, em Lisboa, Portugal. Fez parte da idealização do LCD - Laboratório de Comunicação Dialógica, da UERJ, grupo de estudos sobre comunicação Comunitária, passou por equipes de marketing na iniciativa privada, atendimento publicitário em agências de comunicação e há dez anos trabalha comunicando impacto no poder público e terceiro setor.  

Grupo Orientador

Grupo consultivo e voluntário que reúne representantes do poder público, iniciativa privada e organizações sociais. O Grupo Orientador contribui, orienta e apoia na gestão institucional, a partir de análise de cenários e tendências das políticas públicas e do investimento social privado, auxiliando na tomada de decisões, planejamento estratégico e sustentabilidade organizacional.

Ana Addobbati

Ana Addobbati

Lidera a Rede Livre de Assédio. Liderança na área de impacto e no meio corporativo, fundou em 2017 a iniciativa de combate ao assédio em empresas, focada em transformação cultural, prevenção, governança e compliance, tendo impactado mais de 156 mil pessoas no País e sendo reconhecida como uma das iniciativas de maior impacto na luta pela Igualdade de Gênero na América Latina. É conselheira da Civicus Alliance for the Civil Society, tendo integrado grupos de trabalho para a promoção da Diversidade e inclusão nas organizações e inovação no processo de financiamento de organizações sociais. Possui Mestrado Executivo em Comunicação e Marketing Digital pela IE Business School, Madrid, Espanha, diploma de Liderança Criativa pela Thnk School de Amsterdã e de Empreendedorismo pela Drapers University, no Vale do Silício, EUA.

Ana Parente

Ana Parente

Doutoranda em Regulação do Saneamento pela UFF. MBA em Gestão Empresarial do Setor Elétrico  da FISUL. Mestre em Direito Patrimonial Privado pela Universidade de Salamanca. Pós-graduação  em Direito Tributário pela Universidade Federal Fluminense e em Direito do Mercado de Capitais e  Mercado Financeiro – IBMEC/SP. Sólida experiência em fusões e aquisições M&A, compliance,  governança, energia, contratos e regulação econômica. Consultora e pesquisadora no Centro de  Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI). Coordenadora Juridico-Regulatorio na Aguas do Rio. Membra da Comissão Especial de Licitação e Contratos Administrativos - CELCA da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/RJ. 

 

Carlos Magno

Carlos Magno

Gerente geral de negócios experiente com um histórico comprovado de trabalho no setor de organizações cívicas e sociais. Forte profissional de vendas com habilidades em Negociação,Planejamento de Negócios, Energia, Engenharia e Planejamento Estratégico. Atualmente atua na FIRJAN como Gerente Geral de Negócios, tendo novos desafios, tais como a implantação do departamento de recursos para ajudar as indústrias a obter recursos para projetos de inovação e responsabilidade social.

Eraldo Noronha

Eraldo Noronha

Em 2015 em conjunto com uma amiga fundou o Movimento Cívico Fortaleza de Amor, em virtude da chacina ocorrida em Messejana, onde 11 pessoas foram assassinadas, sendo 9 adolescentes. Engajaram-se pessoas diversas em busca de alertar o Poder Público da falta de segurança pública e sensibilizar as pessoas da falta de empatia. Desde 2018 está na Associação Voar (Fortaleza), com o desafio de constituir o setor de Captação de Recursos. Sendo responsável pela mobilização de recursos, com filiação na Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), e, pelas Relações Institucionais.

Fernando Valente

Fernando Valente

Executivo com uma visão holística única de marketing e capacidade de resolução de problemas, construída através de experiências práticas em Marcas Globais. Graduado em Design pela UFRJ e pós-graduado pela School of Visual Arts (NY), iniciou sua carreira na indústria criativa, atuando em agências de design e publicidade de primeira linha no Rio, SP e NY. Migrou para o cenário FMCG, fazendo carreira na L'Oréal, onde em doze anos constrói uma visão 360° de marketing que integra produto, branding, inovação e ESG. Inspirado em projetos ligados à Inovação Social e Empreendedorismo, Fernando é Global ESG & Communication Sr. Manager e Head of Reputation Intelligence na Coca Cola.

Jéssica Andrade

Jéssica Andrade

Jéssica Andrade possui formação em administração de empresas pela IBMEC e Gestão de negócios pela IE Business School - Madrid. Em 2012, foi assistente administrativa na TMA Spassos e em 2015, iniciou uma jornada de 8 anos na AMBEV. Neste período, reuniu experiências em gestão e análise de dados, Revenue/Pricing, gestão de projetos e processos, insights marketing, report a altos níveis gerenciais e visão sistêmica de negócio. Atualmente, é educadora na área de bem estar pessoal e corporativo, palestrante e docente de cursos online e presenciais.

Jéssika Moreira

Jéssika Moreira

Graduada em Marketing pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Com formação executiva em Inovação no Setor Público pelo Insper; Liderança Estratégica e Inovadora na Era Digital pela Cornell University; Liderança de Dados para Negócios pela Tera; certificação nos programas RH Estratégico no Setor Público pela Fundação Dom Cabral; e Liderança Criativa no Setor Público e na Sociedade Civil pela THNK School of Creative Leadership. É formada em Inovação no Setor Público pelo Insper, e é a cofundadora e coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará fala sobre sua trajetória e os desafios de inovar no setor público.

Jota

Jota

Fundador e Diretor Executivo na Atitude Inicial | Facilitador de Processos Criativos e Colaborativos para desenvolvimento de Tecnologias e Inovações Sociais. Formado em Gestão Empresarial e Comunicação Visual pelo SENAC/ES, cursou Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2008 na coordenação e desenvolvimento de projetos para engajamento e transformação social. Em 2012 fundou a Atitude Inicial, com o objetivo de tornar a sociedade em um lugar melhor por meio do desenvolvimento de projetos, intervenções, oficinas e metodologias para transformação social e desenvolvimento humano.

Luciana Guimarães

Luciana Guimarães

Em 1999, junto com outros dois colegas, criou o Instituto Sou da Paz, com o objetivo de contribuir com a redução dos níveis de violência no Brasil. Entre 2005 e 2009, foi responsável pela formulação e implementação do maior equipamento público dedicado às políticas culturais de juventude da América Latina, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha. Em 2010 foi chefe de Gabinete e posteriormente assumiu a Presidência do CEPAM – Fundação do Governo do Estado de São Paulo responsável pela articulação dos municípios com as politicas de governo. Em 2015 foi convidada a assumir a liderança executiva da Fundação Bienal de São Paulo. A partir dos meados de 2020, estruturou uma empresa de consultoria e vem atuando em diferentes projetos de desenvolvimento institucional, para organizações como Movimento Agora, Sociedade Amigos da Cinemateca e projeto de filantropia pessoal Zap do Bem. É Head Institucional do Luciano Huck.

Marcia Florêncio

Marcia Florêncio

Graduada em Psicologia e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIRIO, em Políticas, História e Cultura em Educação, na área de Financiamento da Educação. Profissional com experiência em coordenação e implementação de projetos sócio-educativos; desenvolvimento de formações para lideranças comunitárias, gestores de projetos e jovens aprendizes. Foi Gerente Técnica de Educação do CIEDS. Atuou como Subsecretária Estadual de Direitos Humanos no Rio de Janeiro, onde esteve responsável por gerenciar equipe; implementar a cultura de planejamento (monitoramento das ações; registro, memória e banco de dados; avaliação de resultados); dedicação ao processo de interiorização da políticas públicas; articulação com outros setores públicos, inciativa privada e social; fomento de iniciativas de implementação e consolidação das políticas públicas e/ou seu desenvolvimento; participação direta no Conselho Deliberativo do Programa de Proteção às Vítimas, Testemunhas e Familiares (CONDEL/RJ), no Comitê das Pessoas com Doenças Raras, no Conselho das Políticas para a população LGBTQIAPN+.

 

Marcia Giupatto

Marcia Giupatto

Há 23 anos na educação é consultora pedagógica e atua na dimensão da gestão pedagógica com foco na formação de professores e gestores educacionais em parcerias com redes públicas d educação. Sua área de pesquisa e trabalho é em políticas públicas de formação de professores e gestores com ênfase na escola como comunidade de aprendizagem. Iniciou sua carreira no magistério em 1999 e atuei em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio.Possui formação inicial em Licenciatura Plena em Letras, pós-graduada pela UNESP em práticas pedagógicas e pela PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Formação de Formadores, e é mestranda em educação na UNIFESP na linha de pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Neuza Ribeiro

Neuza Ribeiro

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Santa Fé em 2007, com especialização em Gestão e Supervisão Escolar. Em 2010 cursou Planejamento e Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Daniel de La Touche. Em 2012 especializou-se em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano e em 2015 em Gestão do Terceiro Setor pelo Instituto de Estudo Superior do Maranhão. É membra do Comitê Gestor da Rede de Territórios Educativos de São Luis – Maranhão.

Raphael Correa

Raphael Correa

Líder sênior e executivo empreendedor com sólida experiência empresarial impulsionada pela criação de valor de longo prazo para os stakeholders. Líder da expansão global da plataforma de streaming Globoplay, do plano de negócios ao lançamento de produtos em mais de 20 mercados. Histórico comprovado para alavancar recursos em diferentes unidades de negócios (B2B e B2C), aproveitando o talento e a tecnologia como um diferencial para transformar e dimensionar criativamente a criação de valor. Experiência no desenvolvimento e implementação de diversas parcerias e alianças estratégicas de negócios. É Diretor de Negócios – Canais Pagos, Globo Envolvido e interessado em governança corporativa e os papéis dos Conselhos e Membros do Conselho, agenda ESG e seu impacto na sociedade, organizações e seus stakeholders. É ex-aluno da Harvard Business School e ex-alunos da Stanford GSB.

Renata Chagas

Renata Chagas

Profissional de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais, fluente em espanhol e inglês. Pós-graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM e em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Graduada em Comunicação Social pela FACHA. Experiência adquirida em empresas de grande porte, com atuação nas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa, Marketing, Relações Institucionais e Responsabilidade Social. Foi gerente de Comunicação da Iberdrola Brasil de 2005 a 2016, onde liderou a implantação do Instituto Iberdrola Brasil em 2014. Trabalhou por quase dois anos como Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Prudential do Brasil, período no qual atuou também como Chairperson do Comitê de Sustentabilidade da AmCham RJ (Câmara de Comércio Americana). Atualmente, é Diretora do Instituto Neoenergia, braço de atuação social do Grupo Neoenergia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes.

Taiana Yung

Taiana Yung

Sólida experiência em Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Investimento Social Privado. Carreira desenvolvida por meio de prestação de serviço em diferentes organizações públicas e privadas, de grande e médio portes. Por meio da Logos Consultoria, coordenei projetos em empresas como: Petrobras; Universidade Petrobras; Br Distribuidora; Itaú Social; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Comitê Olímpico Rio 2016; União de Cidades Capitais Ibero-americanas. Possui Mestrado em Pesquisa Social pela ENCE/IBGE; É Mediadora de Conflitos pela EMERJ; Coach pela IBC com Graduações em Geografia e Psicologia (em curso). E Conselheira de administração e consultiva pelo IBGC.

 

Vitor Mihessen

Vitor Mihessen

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ (2012) e Mestre em Economia pela UFF (2014). Possui publicações nos seguintes temas: Mobilidade Urbana, Mercado de Trabalho, Pobreza e Desigualdades. É também especialista em políticas públicas com foco em desigualdades sociais e territoriais e desenvolvimento sustentável. Atualmente é Coordenador Executivo da Casa Fluminense - organização que funciona como polo de uma rede de pessoas e organizações dedicado a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio, alcançando por inteiro a “cidade metropolitana” comum.

 

Ana Addobbati

Lidera a Rede Livre de Assédio. Liderança na área de impacto e no meio corporativo, fundou em 2017 a iniciativa de combate ao assédio em empresas, focada em transformação cultural, prevenção, governança e compliance, tendo impactado mais de 156 mil pessoas no País e sendo reconhecida como uma das iniciativas de maior impacto na luta pela Igualdade de Gênero na América Latina. É conselheira da Civicus Alliance for the Civil Society, tendo integrado grupos de trabalho para a promoção da Diversidade e inclusão nas organizações e inovação no processo de financiamento de organizações sociais. Possui Mestrado Executivo em Comunicação e Marketing Digital pela IE Business School, Madrid, Espanha, diploma de Liderança Criativa pela Thnk School de Amsterdã e de Empreendedorismo pela Drapers University, no Vale do Silício, EUA.

Ana Parente

Doutoranda em Regulação do Saneamento pela UFF. MBA em Gestão Empresarial do Setor Elétrico  da FISUL. Mestre em Direito Patrimonial Privado pela Universidade de Salamanca. Pós-graduação  em Direito Tributário pela Universidade Federal Fluminense e em Direito do Mercado de Capitais e  Mercado Financeiro – IBMEC/SP. Sólida experiência em fusões e aquisições M&A, compliance,  governança, energia, contratos e regulação econômica. Consultora e pesquisadora no Centro de  Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI). Coordenadora Juridico-Regulatorio na Aguas do Rio. Membra da Comissão Especial de Licitação e Contratos Administrativos - CELCA da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/RJ. 

 

Carlos Magno

Gerente geral de negócios experiente com um histórico comprovado de trabalho no setor de organizações cívicas e sociais. Forte profissional de vendas com habilidades em Negociação,Planejamento de Negócios, Energia, Engenharia e Planejamento Estratégico. Atualmente atua na FIRJAN como Gerente Geral de Negócios, tendo novos desafios, tais como a implantação do departamento de recursos para ajudar as indústrias a obter recursos para projetos de inovação e responsabilidade social.

Eraldo Noronha

Em 2015 em conjunto com uma amiga fundou o Movimento Cívico Fortaleza de Amor, em virtude da chacina ocorrida em Messejana, onde 11 pessoas foram assassinadas, sendo 9 adolescentes. Engajaram-se pessoas diversas em busca de alertar o Poder Público da falta de segurança pública e sensibilizar as pessoas da falta de empatia. Desde 2018 está na Associação Voar (Fortaleza), com o desafio de constituir o setor de Captação de Recursos. Sendo responsável pela mobilização de recursos, com filiação na Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), e, pelas Relações Institucionais.

Fernando Valente

Executivo com uma visão holística única de marketing e capacidade de resolução de problemas, construída através de experiências práticas em Marcas Globais. Graduado em Design pela UFRJ e pós-graduado pela School of Visual Arts (NY), iniciou sua carreira na indústria criativa, atuando em agências de design e publicidade de primeira linha no Rio, SP e NY. Migrou para o cenário FMCG, fazendo carreira na L'Oréal, onde em doze anos constrói uma visão 360° de marketing que integra produto, branding, inovação e ESG. Inspirado em projetos ligados à Inovação Social e Empreendedorismo, Fernando é Global ESG & Communication Sr. Manager e Head of Reputation Intelligence na Coca Cola.

Jéssica Andrade

Jéssica Andrade possui formação em administração de empresas pela IBMEC e Gestão de negócios pela IE Business School - Madrid. Em 2012, foi assistente administrativa na TMA Spassos e em 2015, iniciou uma jornada de 8 anos na AMBEV. Neste período, reuniu experiências em gestão e análise de dados, Revenue/Pricing, gestão de projetos e processos, insights marketing, report a altos níveis gerenciais e visão sistêmica de negócio. Atualmente, é educadora na área de bem estar pessoal e corporativo, palestrante e docente de cursos online e presenciais.

Jéssika Moreira

Graduada em Marketing pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Com formação executiva em Inovação no Setor Público pelo Insper; Liderança Estratégica e Inovadora na Era Digital pela Cornell University; Liderança de Dados para Negócios pela Tera; certificação nos programas RH Estratégico no Setor Público pela Fundação Dom Cabral; e Liderança Criativa no Setor Público e na Sociedade Civil pela THNK School of Creative Leadership. É formada em Inovação no Setor Público pelo Insper, e é a cofundadora e coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará fala sobre sua trajetória e os desafios de inovar no setor público.

Jota

Fundador e Diretor Executivo na Atitude Inicial | Facilitador de Processos Criativos e Colaborativos para desenvolvimento de Tecnologias e Inovações Sociais. Formado em Gestão Empresarial e Comunicação Visual pelo SENAC/ES, cursou Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2008 na coordenação e desenvolvimento de projetos para engajamento e transformação social. Em 2012 fundou a Atitude Inicial, com o objetivo de tornar a sociedade em um lugar melhor por meio do desenvolvimento de projetos, intervenções, oficinas e metodologias para transformação social e desenvolvimento humano.

Luciana Guimarães

Em 1999, junto com outros dois colegas, criou o Instituto Sou da Paz, com o objetivo de contribuir com a redução dos níveis de violência no Brasil. Entre 2005 e 2009, foi responsável pela formulação e implementação do maior equipamento público dedicado às políticas culturais de juventude da América Latina, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha. Em 2010 foi chefe de Gabinete e posteriormente assumiu a Presidência do CEPAM – Fundação do Governo do Estado de São Paulo responsável pela articulação dos municípios com as politicas de governo. Em 2015 foi convidada a assumir a liderança executiva da Fundação Bienal de São Paulo. A partir dos meados de 2020, estruturou uma empresa de consultoria e vem atuando em diferentes projetos de desenvolvimento institucional, para organizações como Movimento Agora, Sociedade Amigos da Cinemateca e projeto de filantropia pessoal Zap do Bem. É Head Institucional do Luciano Huck.

Marcia Florêncio

Graduada em Psicologia e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIRIO, em Políticas, História e Cultura em Educação, na área de Financiamento da Educação. Profissional com experiência em coordenação e implementação de projetos sócio-educativos; desenvolvimento de formações para lideranças comunitárias, gestores de projetos e jovens aprendizes. Foi Gerente Técnica de Educação do CIEDS. Atuou como Subsecretária Estadual de Direitos Humanos no Rio de Janeiro, onde esteve responsável por gerenciar equipe; implementar a cultura de planejamento (monitoramento das ações; registro, memória e banco de dados; avaliação de resultados); dedicação ao processo de interiorização da políticas públicas; articulação com outros setores públicos, inciativa privada e social; fomento de iniciativas de implementação e consolidação das políticas públicas e/ou seu desenvolvimento; participação direta no Conselho Deliberativo do Programa de Proteção às Vítimas, Testemunhas e Familiares (CONDEL/RJ), no Comitê das Pessoas com Doenças Raras, no Conselho das Políticas para a população LGBTQIAPN+.

 

Marcia Giupatto

Há 23 anos na educação é consultora pedagógica e atua na dimensão da gestão pedagógica com foco na formação de professores e gestores educacionais em parcerias com redes públicas d educação. Sua área de pesquisa e trabalho é em políticas públicas de formação de professores e gestores com ênfase na escola como comunidade de aprendizagem. Iniciou sua carreira no magistério em 1999 e atuei em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio.Possui formação inicial em Licenciatura Plena em Letras, pós-graduada pela UNESP em práticas pedagógicas e pela PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Formação de Formadores, e é mestranda em educação na UNIFESP na linha de pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Neuza Ribeiro

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Santa Fé em 2007, com especialização em Gestão e Supervisão Escolar. Em 2010 cursou Planejamento e Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Daniel de La Touche. Em 2012 especializou-se em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano e em 2015 em Gestão do Terceiro Setor pelo Instituto de Estudo Superior do Maranhão. É membra do Comitê Gestor da Rede de Territórios Educativos de São Luis – Maranhão.

Raphael Correa

Líder sênior e executivo empreendedor com sólida experiência empresarial impulsionada pela criação de valor de longo prazo para os stakeholders. Líder da expansão global da plataforma de streaming Globoplay, do plano de negócios ao lançamento de produtos em mais de 20 mercados. Histórico comprovado para alavancar recursos em diferentes unidades de negócios (B2B e B2C), aproveitando o talento e a tecnologia como um diferencial para transformar e dimensionar criativamente a criação de valor. Experiência no desenvolvimento e implementação de diversas parcerias e alianças estratégicas de negócios. É Diretor de Negócios – Canais Pagos, Globo Envolvido e interessado em governança corporativa e os papéis dos Conselhos e Membros do Conselho, agenda ESG e seu impacto na sociedade, organizações e seus stakeholders. É ex-aluno da Harvard Business School e ex-alunos da Stanford GSB.

Renata Chagas

Profissional de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais, fluente em espanhol e inglês. Pós-graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM e em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Graduada em Comunicação Social pela FACHA. Experiência adquirida em empresas de grande porte, com atuação nas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa, Marketing, Relações Institucionais e Responsabilidade Social. Foi gerente de Comunicação da Iberdrola Brasil de 2005 a 2016, onde liderou a implantação do Instituto Iberdrola Brasil em 2014. Trabalhou por quase dois anos como Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Prudential do Brasil, período no qual atuou também como Chairperson do Comitê de Sustentabilidade da AmCham RJ (Câmara de Comércio Americana). Atualmente, é Diretora do Instituto Neoenergia, braço de atuação social do Grupo Neoenergia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes.

Taiana Yung

Sólida experiência em Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Investimento Social Privado. Carreira desenvolvida por meio de prestação de serviço em diferentes organizações públicas e privadas, de grande e médio portes. Por meio da Logos Consultoria, coordenei projetos em empresas como: Petrobras; Universidade Petrobras; Br Distribuidora; Itaú Social; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Comitê Olímpico Rio 2016; União de Cidades Capitais Ibero-americanas. Possui Mestrado em Pesquisa Social pela ENCE/IBGE; É Mediadora de Conflitos pela EMERJ; Coach pela IBC com Graduações em Geografia e Psicologia (em curso). E Conselheira de administração e consultiva pelo IBGC.

 

Vitor Mihessen

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ (2012) e Mestre em Economia pela UFF (2014). Possui publicações nos seguintes temas: Mobilidade Urbana, Mercado de Trabalho, Pobreza e Desigualdades. É também especialista em políticas públicas com foco em desigualdades sociais e territoriais e desenvolvimento sustentável. Atualmente é Coordenador Executivo da Casa Fluminense - organização que funciona como polo de uma rede de pessoas e organizações dedicado a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio, alcançando por inteiro a “cidade metropolitana” comum.

 

Participação e Controle Social