Diversidade e inclusão

Brasil
  • UN Stamps 10
  • UN Stamps 8
  • UN Stamps 1

DESAFIO 


O desafio da diversidade e inclusão no Brasil reflete desigualdades históricas. Grupos minorizados (pretos e pardos, periféricos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência) são mais afetados pela pobreza, discriminação, violência e ausência e violaçãode direitos. É papel de toda a sociedade, indivídos, sociedade civil, poder público e empresas, atuar para a equidade, considerandoa multiplicidade de indivíduos, sua pluralidade e diversidade.   


NOSSAS SOLUÇÕES 

O CIEDS, como organização da sociedade civil, tem compromisso com a promoção da diversidade, inclusão e garantia de direitos de grupos minorizados, historicamente excluídos. Esse compromisso é um dos nossos valores institucionais. Nossa experiência passa pela incidência de políticas públicas e pelo desenvolvimento de programas e ações que promovam uma cultura mais inclusiva. Nossas soluções de diversidade e inclusão passam por:   

Inclusão Produtiva de PCDs 
Desenvolvemos e implementamos programas de qualificação profissional e inclusão no mundo do trabalho para pessoas com deficiência. . Para além do cumprimento das cotas e leis, a inclusão constrói ambientes mais diversos e gera impactos positivos para todos os envolvidos. Depois de incluir, é preciso garantir espaços de desenvolvimento e permanência, por isso realizamos o acompanhamento do profissionais - inloco híbrido ou remoto - para garantir a adaptação e adequação da teoria e prática de acordo com as necessidades do profissional e da empresa.  

Ações afirmativas e acesso ao nível superior
Antes mesmo de existirem as importantes políticas de cotas para ingresso de pessoas pretas e pardas nas universidades, o CIEDS já atuava com oportunização de acesso desse público ao ensino superior. Realizamos formação, mentorias e acompanhamento pedagógico, vocacional e psicológico para que haja maior possibilidade de aprovação nos vestibulares. Também fortalecemos esses jovens para que atuem como multiplicadores da cultura negra e da diversidade nas escolas, nos territórios e nas universidades e grupos acadêmicos que venham fazer parte. 

Direitos da comunidade LGBTQIAPN+
Assessoramos empresas, organizações sociais, escolas e instituições públicas a implementarem políticas e ações de promoção à diversidade. Apoiamos a elaboração de materiais pedagógicoscondução de campanhas de conscientização e promoção de espaços mais diversos, sempre co-criados de forma dialógica pela própria comunidade LGBTQIAPN+, que conhece os desafios e elabora as soluções.

Impacto

  • Imagem

    60% promoveram ações de equidade de gênero

    entre os projetos do CIEDS em 2023
  • Imagem

    71,5% dos beneficiários são pretos e pardos

    nos projetos do CIEDS em 2021
  • Imagem

    55,2% contemplaram ações de inclusão das pessoas com deficiências e/ou acessibilidade

    entre os projetos do CIEDS em 2021

Parceiros

  • Logo
  • Logo