• Compartilhar

Violência sexual contra crianças e adolescentes aumenta até 20% no período de Carnaval: é seu papel denunciar

Notícia
9 fevereiro 2024
Violência sexual contra crianças e adolescentes aumenta até 20% no período de Carnaval: é seu papel denunciar

Dados nacionais do Disque 100, canal oficial de denúncias contra Direitos Humanos, revelam que o maior número de vítimas de abuso sexual está concentrado nas faixas de zero a 13 anos (60,6%) e 15% nas faixas de 14 a 17 anos

Um levantamento recente publicado no site do Governo Federal revelou uma estatística alarmante: registros de denúncias relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes costumam aumentar até 20% no período de Carnaval. Seja em decorrência da ação ou omissão dos pais ou responsáveis, da sociedade ou do Estado, tornam-se ainda mais comuns as situações de violações de direitos e violência no Carnaval. 

De acordo com o Artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Por isso, é necessário estar sempre em alerta para identificar e denunciar qualquer tipo de violação de direitos.  

Como organização da sociedade civil, assumimos nossa responsabilidade em sermos também promotores de uma conscientização coletiva sobre a temática e criamos, em 2021, o #EduqueSeuOlhar uma iniciativa institucional que conduz uma série de ações que visam romper com a naturalização das violências cotidianas e provocar a co-responsabilização de todos os atores na prevenção, denúncia e enfrentamento às violações de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Nossa ação se dá junto a fornecedores, parceiros, beneficiários e colaboradores, chamando a todos para a responsabilização coletiva de proteger crianças e adolescentes.  

Nesse Carnaval, a iniciativa #EduqueSeuOlhar está fortalecendo a campanha nacional “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” e promovendo ações de conscientização nos diversos estados em que o CIEDS tem atuação: Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo. 

Em Caruaru (PE), estamos realizando essa ação pelo segundo ano consecutivo, em parceria e a convite da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. No território, fiz pequenos diálogos com as pessoas, sensibilizando sobre a importância de proteger crianças e adolescentes não apenas durante as festividades, mas também em todos os momentos. Foi bem interessante observar que muitas pessoas estão atentas e algumas já engajadas nessa causa e respondem de maneira receptiva ao diálogo. Isso ressalta a relevância das ações de sensibilização junto à população”, pontua Rhaynara Janaina, analista de projetos sociais do CIEDS.  

O que fazer se presenciar uma violência a crianças e adolescentes no Carnaval? 

#EduqueSeuOlhar. Viu qualquer ameaça ou violação de direitos de crianças ou adolescentes? É seu papel denunciar: 

  •   • Disque 100 ou disque denúncia local; 

  •   • Conselho tutelar; 

  •   • Polícia Civil e delegacias especializadas; 

  •   • Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal; 

  •   • E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie