Mayra Polizel Gerente de Expansão
  • Compartilhar

Em 2022, ampliamos ainda mais nossa atuação com as juventudes

Artigo
11 agosto 2022
Em 2022, ampliamos ainda mais nossa atuação com as juventudes

Juventude para o CIEDS compõe um universo de agentes transformadores, não somente pela passagem da vida infantil para a vida adulta, mas por ser um grupo etário em que sonhos são projetados e por, em sua maioria, questionarem  a cultura social vigente. 

Hoje, temos a maior geração de jovens do país. As previsões apontam que esse boom geracional representará uma transição demográfica da população brasileira nos próximos anos. Eles serão a maioria em meados de 2040. Porém, ainda enfrentamos grandes problemas quanto à escolaridade e à empregabilidade dessa geração. Envelhecer sem realizar nosso desenvolvimento significará tomar caminhos contrários a um desenvolvimento sustentável. Por isso, a atuação para e com as juventudes é um dos pilares da existência do CIEDS. Acreditamos no protagonismo juvenil como mecanismo de mudança social e potência nacional.

O ano de 2021 foi considerado o “ano das juventudes” para o CIEDS (clique aqui para saber mais). E 2022 não ficou para trás: continuamos e ampliamos nosso trabalho com o público jovem, além de conquistarmos outros espaços institucionais.

Em 2021, atendemos cerca de 11 mil jovens e, até agosto de 2022, já foram quase 5.000 jovens impactados  diretamente por nossas ações. Foram 17 programas e projetos implementados pelo CIEDS em seis municípios, sendo duas capitais: 

No Ceará, o município de Pacajus contou com cinco projetos: o Centro Cultural Maloca dos Brilhantes (CCMB) e a Escola Maloca das Artes, que resgatam e preservam a memória da cidade, desenvolvendo sua população por meio de atividades culturais e esportivas; o Caju Lab, um laboratório de empreendedorismo e inovação; o Tecendo o Amanhã,  programa de formação empreendedora para inclusão produtiva de mulheres trabalhadoras do lixão de Pacajus, na área da costura, com com foco em meio ambiente e sustentabilidade; e o Jovens Mulheres na STEAM,  que  fomenta que jovens mulheres cis e trans se envolvam com as ciências exatas e as tecnologia, área historicamente masculina. Juntos, eles impactaram 1.529 jovens cearenses.

O CIEDS ampliou sua atuação e chegou ao Espírito Santo por meio da cogestão de duas unidades de Centros de Referência de Juventudes: Cariacica e Serra. Ao todo, já são 1.302 jovens capixabas impactados, com ocupação de um espaço público que permite aos jovens oficinas, cursos, espaço de trabalhos coletivos, laboratórios de tecnologia, internet gratuita, ampliando repertório, permitindo acessos e construindo planos de trabalho e de vida.

Já no Estado do Rio de Janeiro, foram sete projetos, totalizando quase 1.500 jovens impactados. Um deles é o Coletivo Aprendiz, negócio social do CIEDS, baseado no tripé “escola, família, trabalho”, que trabalha com programas de estágio e de aprendizagem, sob a premissa de que "um trabalho muda uma vida”, e ainda chegou a São Paulo este ano. Há ainda o Iniciativa Jovem, programa de empreendedorismo realizado em parceria com a Shell há mais de uma década, e o Juventude Empreendedora, que chegou a São João da Barra, desta vez com a Porto do Açu.

Há também dois novatos na lista, o LabJuv Rio e o Aprendiz Cultural. O primeiro é um Laboratório de Inovação para Mediação Sociopolítica, que aposta no protagonismo juvenil para a criação de políticas públicas para a cidade. Já o segundo é um programa de formação na área de produção cultural, com foco em jovens de favelas e periferias, para ampliar as oportunidades de acesso a renda. Ambos em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias Municipais de Juventude e de Cultura, respectivamente.

Ainda no Estado do Rio, estamos à frenteda cogestão de três Unidades de Reinserção Social (URSs), que atendem o público adolescente do sexo masculino. Por fim, no município de Teresópolis (RJ), executamos o Novo Promaj - Programa de Atendimento ao Jovem, que oferece oportunidade de experiência profissional a 103 jovens.

Em São Paulo, além da já anunciada chegada do Coletivo Aprendiz, tivemos ainda três projetos na capital paulista, atingindo um total de 445 jovens: o Chama na Solução, o Criatividades e o Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC). Os dois últimos são políticas públicas do município, executadas em parceria com o CIEDS, com foco na formação de jovens na área da cultura. Já o Chama na Solução foi um projeto em parceria com o UNICEF que promoveu, primeiro a formação e depois a criação de soluções para os temas das múltiplas violências, como de raça, gênero, etnia, sexualidade, identidade e outras.

Participação em conselhos e incidência pública

Assim como em 2021, em 2022, mantivemos nosso papel de Conselheiros no Conselho Nacional de Juventudes (CONJUVE). No âmbito municipal, completamos nosso primeiro ano de mandato no Conselho Municipal dos Direitos da Juventude de São Paulo (CMDJ-SP)

Consolidamos o papel do CIEDS como parceiro da “Rede para Juventudes da cidade de São Paulo”, uma rede de instituições (empresas e OSCs) que apoiam a inclusão produtiva dos jovens do município. A atuação com o Programa Jovem Monitor/a Cultural e o Criatividades, implementadas pelo CIEDS em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e a atuação com os jovens paulistanos em São Paulo como o Engaja, Chama na Solução e outros, nos deram subsídio a esse nosso papel.

Outro importante espaço que estivemos neste ano foi o “2022 ECOSOC Youth Forum”, que abordou a Agenda 2030 da ONU a partir do olhar da juventude. O evento teve uma ampla discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), especialmente os referentes à educação de qualidade (ODS 4), da equidade de gênero (ODS 5), da vida marinha e terrestre (ODSs 14 e 15) e de parcerias para implementação (ODS 17). A  atuação do CIEDS na construção de redes para prosperidade e a atuação para um desenvolvimento sustentável são temáticas transversais ao ECOSOC, o nos mostra que nosso caminho institucional está em consonância diante a um cenário nacional e internacional.

Diante o tamanho de conquistas e histórias inspiradoras ao longo de todos esses projetos no ano, no mês de Agosto lançamos nossa campanha do #AgostoJovemCIEDS. Estamos passando por diversas iniciativas em comemoração ao mês das juventudes e tudo tem cobertura exclusiva nas nossas redes sociais. Além disso, apresentaremos todos estes projetos e seus espaços de realização de uma maneira fundamental: através do protagonismo dos próprios jovens beneficiários.

Não deixe de acompanhar!