Vandré Brilhante Diretor-Presidente
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Além das narrativas, a ação

Artigo
29 outubro 2023
Além das narrativas, a ação

Cada pessoa só pode ser melhor do que si mesma. Ninguém pode ser melhor do que o outro ou que todos os outros. E nem se deve tentar ser como os outros. Deve-se tentar sempre ser você mesmo. E é através dessa diferença que reside em cada indivíduo que conseguimos nos comunicar, pois aquilo que eu não tenho o outro tem, ou eu tenho o que o outro não tem, e assim a gente se completa. Se eu quiser mudar pra ser igual ao outro é como trocar uma roupa. Posso tirá-la e pôr a roupa do outro, que nem me conhece. E não vai funcionar. Então, procuro sempre ser eu mesmo. Viajo pelo mundo e tento continuar sendo eu mesmo. Há um provérbio na minha terra que diz: “Qualquer que seja o tempo em que um pedaço de madeira fique dentro da água, ele jamais vai virar um crocodilo”. 

 TOUMANI KOUYATÉ

 

As palavras são de Toumani Kouyaté, contemporâneo griot, artista, músico, poeta e ator africano que nos faz refletir sobre o papel de cada um na sociedade. Eu diria mais: sobre o insubstituível papel de cada um. Se isto vale para pessoas e se organizações são feitas de pessoas, então, consideremos que vale também para organizações.  

 

Na estrutura social, Governos, Empresas e Organizações da sociedade civil têm cada um seu espaço e, se em algum momento se viam separados, a sociedade caminha de tal forma que na prática elas devem ser indissociáveis e complementares.  Neste sentido, nas últimas décadas, o reconhecimento da atuação das Organizações da Sociedade Civil tem aumentado no país. 
 

Pesquisa recente “Importância do Terceiro Setor para o PIB brasileiro”, do ‘Movimento por uma Cultura de Doação’ e coordenação da Sitawi Finanças do Bem diz que a participação do Terceiro Setor é de 4,27% no PIB brasileiro e o setor emprega 6 milhões de trabalhadores, o equivalente a 6% do total de postos de trabalho do país. O Terceiro Setor passa a ser visto, para além de seu inegável papel na construção de uma sociedade mais justa, também em sua contribuição para o desempenho econômico do país. 
 

Se antes a sociedade entendia que somente as ONGs precisavam das empresas para existirem, pois dependiam de seus recursos, hoje a realidade é diferente, não há uma via única, mas uma interdependência. As empresas também precisam das ONGs, sobretudo em uma sociedade que cobra que o setor privado entregue não só lucro, mas impacto socioambiental positivo, responsabilidade, transparência e coerência.  
 

‘Propósito’ se tornou palavra mágica para as marcas nos dias de hoje. A Pesquisa  Purpose Premium Index, PPI Brasil 2021, parceria do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) com a InPress Porter Novelli, buscou medir o valor, o impacto e a percepção do propósito corporativo e seu nível de influência sobre o comportamento das pessoas, seja para consumir, recomendar ou trabalhar numa empresa.  Do total de entrevistados, cerca de 90% confiam mais em uma marca que tem propósitos claros, 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços e 76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária aos seus valores.  

 

Sou Coordenadora de Comunicação Estratégica e Marca no CIEDS, organização social que há 25 anos atua em todo o Brasil. E o que tenho aprendido até aqui e posso colocar em prática, junto a diversos parceiros, é que empresas e governos devem contar com os conhecimentos das Organizações Não Governamentais para executar projetos de impacto - e também para comunicá-los.  

 

Se de um lado as organizações sociais têm, historicamente, o desafio de acessar os veículos de comunicação de massa e os recursos financeiros para grandes campanhas de marketing e são, muitas vezes, o elo mais fraco na disputa de narrativas hegemônicas, somos nós, porém, que sabemos dialogar com as comunidades, que estamos nos territórios junto a elas, que conhecemos a complexidade dos problemas sociais e que, na grande maioria das vezes, criamos estratégias para seu enfrentamento, acessando e contando histórias reais, de pessoas reais – com verdade e respeito. 

 

Neste sentido, compartilho alguns aprendizados que podem ser #dicas valiosas do campo da #comunicação de impacto: 
 

  • Dê visibilidade às partes envolvidas se o conteúdo foi criado em parceria. Fortaleça uma cultura de cooperação em todas as fases;  
     

  • Teste (e se possível construa)  suas campanhas com quem entende e vive a realidade e não apenas nas salas de reuniões; 
     

  • Vulnerabilidade social não é conceito criativo: Fuja dos estereótipos e sensacionalismo nos textos e imagens.  
     

  • Vá além das causas panfletárias e se dedique a propor reflexões e soluções em suas ações e conteúdos. Gerar mudança social é um dos papéis da comunicação. 
     

  • Não prometa o que não se pode cumprir. Os problemas sociais são complexos e demandam ações intersetoriais. Criamos, juntos, caminhos para a solução. Cuidado para não soar irreal. 
     

  • Construa narrativas que empoderem os indivíduos. Os beneficiários têm histórias potentes. Dentro de seus objetivos, comunique o melhor das pessoas. 
     

  • Apresente dados concretos, indicadores de impacto são fundamentais.  
     

  • Por fim, use a tecnologia a seu favor e otimize seus processos, mas não abra mão da boa e velha apuração com a fonte e da escuta ativa para a produção de conteúdo. O tesouro ainda mora no olho no olho.  
     

Neste lugar de cada um vestir a sua roupa e nenhum vestir a roupa do outro, que nos ensina Kouté, podemos então somar esforços para chegar a um lugar comum. As marcas saem ganhando ao se associarem a ONGs reconhecidas, premiadas, sérias e transparentes, que as ajudam a construir soluções sociais efetivas. Se a sociedade cobra propósito e ação, as ONGs podem ajudar empresas a potencializarem seus discursos, cada vez mais alinhados à prática, gerando valor para todas as partes. No CIEDS acreditamos nisso.