As desigualdades sociais aumentam a vulnerabilidade de muitas famílias cujos filhos estudam na escola pública, gerando um distanciamento entre escolas e famílias. Muitas vezes, as famílias se sentem deslegitimadas e pouco acolhidas no ambiente escolar, enquanto as escolas enfrentam dificuldades para estabelecer laços de comunicação. O Programa Relação Família Escola, inspirado no Programa Coordenador de Pais do Itaú Social, busca reconstruir essa conexão por meio de ações customizadas a cada território, valorizando os saberes locais e promovendo redes de apoio para os estudantes, suas famílias e a própria escola. A gestão da secretaria de educação e os gestores escolares desempenham papel central na implementação dessa estratégia.
A experiência piloto realizada em Sorriso (MT) surgiu no momento de finalização do Programa Coordenador de Pais e serviu como laboratório para ampliar a atuação de forma coletiva e integrada na rede pública de ensino. O programa fortaleceu o diálogo entre escola e família, promovendo uma nova abordagem que valoriza a participação familiar de maneira mais significativa. O documento que relata essa experiência busca não apenas registrar o processo, mas também oferecer referências para políticas públicas que melhorem a qualidade da educação a partir da aproximação entre escolas e famílias.
Boa leitura!