• Compartilhar

UniverCidade, Beco do Rato e Cinemaneiro conhecem de perto a TV Novo Degase e trocam experiências sobre o universo audiovisual

Notícia
19 abril 2012
UniverCidade, Beco do Rato e Cinemaneiro conhecem de perto a TV Novo Degase e trocam experiências sobre o universo audiovisual

Na última terça-feira, dia 17 de abril, os alunos da TV Novo Degase receberam visitas que proporcionaram uma nova maneira de olhar para seus futuros e até mesmo para a TV. Desde o início da  participação na Oficina TV Novo Degase a percepção dos jovens sobre a televisão mudou muito. A pré e pós-produção e as atividades exercidas por trás das telas ganharam um valor enorme e passaram a ser vistas com outros olhos.

Na terça-feira a concepção dos jovens sobre as atividades audiovisuais foram ainda mais expandidas. A visita da UniverCidade , do Cineclube Beco do Rato e do Projeto Cinemaneiro puderam mostrar o quão amplo é o universo audiovisual e quantas possibilidades ele oferece.

O Projeto Cinemaneiro, que promove oficinas, aulas e exibição de filmes com o objetivo de domocratizar o acesso a bens e saberes culturais foi representado pela diretora executiva Viviane Ayres. O Beco do Rato, cineclube criado em 2005 que tem o intuito de ser um ponto livre de acesso dedicado ao cinema brasileiro de diretores estreantes levou André Sandino para explicar as atividades que oferecem. Já Ceumar Turano, professora da Agência Experimental e da disciplina Criação Publicitária da UniverCidade foi, junto a dois alunos de comunicação, falar da comunicação, do cinema e da televisão pelo ponto de vista da Academia.  

O encontro foi muito importante para que os jovens apresentassem os projetos, a equipe, os ideais e as instalações físicas da TV Novo Degase e para que, ao se conhecerem, todos pudessem conversar sobre a atividade audiovisual, trocar experiências pessoais e profissionais e pensar possibilidades de parcerias, focados na troca e no aprendizado.

Para Sérgio Pereira, técnico do Cieds que supervisiona o Projeto TV Novo Degase, a grande contribuição da visita foi a de trazer para os jovens internos o mundo de fora de outra maneira. Para ele, esse intercâmbio é fundamental para lembrar- e até mesmo apresentar- a esses jovens a imensidão de oportunidades que o mundo oferece, seja no mercado, em projetos ou na Academia.

A TV Novo Degase, projeto do Novo Degase executado pelo com o Cieds, é a primeira TV socioeducativa do Brasil. A TV visa a ser uma TV educativa produzida, dirigida e executada pelos jovens em regime de internação, para exibição em todo o sistema do Novo Degase. Os programas são voltados para o incentivo à cultura, com temas do interesse dos jovens, sempre com cunho educacional e agregador. A intenção é criar um espaço sócio-pedagógico no qual o caráter lúdico e criativo da televisão proporcione o desenvolvimento cultural e social, além de estimular a autoestima destes alunos.