• Compartilhar

União Européia – Cooperação com a Sociedade Civil

Notícia
10 dezembro 2003
União Européia – Cooperação com a Sociedade Civil

O CIEDS tem trabalhado em parceria com a União Européia, desenvolvendo projetos fundamentais para a garantia de direitos e fortalecimento da democracia no Brasil. Por essa experiência, Vandré foi convidado para falar sobre Direitos Humanos, abordando principalmente a questão da sua promoção junto a minorias sociais e segmentos mais vulneráveis da população brasileira.

Vandré apontou a importância de promover a compreensão de que a garantia dos direitos humanos deve ser um compromisso coletivo, desmistificando estereótipos que identificam a luta por direitos com a “proteção de excluídos”. A União Européia convidou os participantes do Seminário a contribuir na definição de prioridades, programações estratégias que deverão ser adotadas nos seus Editais para a adequação e otimização dos projetos financiados.

O CIEDS pôde discutir as estratégias de gestão e implementação de projetos de fortalecimento da democracia, garantia de direitos e promoção de valores de paz, cidadania e inclusão, na medida em que executa projetos com esses focos, financiados pela União Européia. A aproximação com instituições como a UE e a formulação de projetos voltados para a garantia de direitos são prioridades do CIEDS, que vê nesse movimento uma estratégia fundamental para a promoção de mudanças sustentáveis em segmentos mais vulneráveis.