• Compartilhar

Um dia de luta e resistência das mulheres

Notícia
6 março 2018
Um dia de luta e resistência das mulheres

Severine é de Santa Catarina, foi coordenadora de juventude no sul do país, e integrante do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República de 2005 a 2010. Em 2008 foi eleita Secretária Nacional de Juventude. A Política Nacional de Juventude foi instituída em 2005, pela lei 11129/2005, que criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, vinculados à Secretaria-Geral da Presidência da República.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, dependendo do país. A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes.

1. O que significa ser mulher para você?

Esta é uma resposta complexa, porque ela mistura muitos sentimentos e é cruzada sempre pela dura realidade que vivemos. Ser mulher para mim é viver no fio da navalha, entre o bom e o nem tanto... Mesmo assim não gostaria de não ser quem eu sou e não ser mulher. É sentir na pele as desigualdades sociais, é saber que ser mulher pobre, jovem ou negra, te faz sentir na pele muitas vezes mais a opressão. É enfrentar o machismo e o patriarcado que nos impõem o risco da violência física, sexual, simbólica, psicológica. Que nos faz enfrentar as desigualdades no mercado de trabalho e as triplas jornadas... Mas, ao mesmo tempo, é descobrir que não somos nem o tal sexo frágil, nem as expoentes dos super poderes. Mas queremos igualdade! Que temos capacidade e potencialidade para coletivamente enfrentar estas opressões estruturais e transformá-las. E, quando isso fica claro, a gente se sente mais forte como mulher! Sejam elas cis ou trans, bi ou lésbicas. Para mim ser mulher é isso, viver, lutar, contrapor, sonhar.

2. Quais as maiores dificuldades para as mulheres no mercado de trabalho atualmente?

Em que pese às mulheres no Brasil possuírem mais escolaridade que os homens, nós ainda recebemos menos que eles no mercado de trabalho e as diferenças não são só salariais, as mulheres no geral também ocupam os piores postos, os mais precarizados e o desemprego é maior entre as mulheres. Dentre as jovens mulheres, temos a situação das que não trabalham nem estudam, se abrirmos os dados sobre os “nem nem” veremos que a maioria dos jovens que não trabalham nem estudam, são mulheres, jovens, negras e com filhos, que acabam na falta de oportunidades e pela divisão sexual do trabalho, tendo que assumir os cuidados com os filhos e a casa, não tendo opção de remuneração ou de continuar estudando.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as empregadas domésticas constituem uma das maiores categorias de trabalhadoras do país: do total de empregadas/os nesse setor, 95% são mulheres (OIT, 2006). Vale lembrar que a regulamentação do trabalhado doméstico só aconteceu no ano de 2015, e ainda sob muitos protestos dos setores conservadores da sociedade.

3. Se você pudesse dar um conselho para a Severine criança, o que diria?

Estude sempre, se imponha, não deixem que te inferiorizem por ser mulher. Apesar das dificuldades que você vai enfrentar na vida, você deve buscar ser o que você quiser, não o que a sociedade machista te diz para ser! Seja solidária com as outras mulheres! Aprenda o valor do coletivo, da luta das nossas antepassadas e continue essa caminhada! 

4. Qual a importância do Dia Internacional das Mulheres?

O dia 08 de março nasce da luta e da resistência das mulheres, portanto na minha opinião não é dia de ganhar parabéns e flores. É um dia de reafirmação da luta por equidade e justiça, pelo fim da violência, pelo fim do patriarcado, do machismo e do racismo, é dia de gritar em alto e bom som a defesa do corpo e da vida das mulheres, é dia de denúncia. É dia de reafirmar a luta pela emancipação das mulheres, de fortalecer o feminismo e a defesa dos direitos das mulheres.

O dia 08 de março é importante por demarcar ações e atividades das mulheres no país e em todo o mundo. Mas enquanto tivermos 135 mulheres estupradas por dia; enquanto a cada 7 segundos uma mulher for vítima de violência; enquanto as pessoas continuarem achando que a roupa que uma mulher veste é justificativa para estupro; enquanto as mulheres morrerem por conta de aborto clandestino; enquanto forem exploradas no mercado de trabalho e empurradas para o trabalho doméstico; enquanto as mulheres não tiverem espaço na política; enquanto o patriarcado não acabar, todo dia será dia de luta! A busca por respeito e equidade, é todo dia!