• Compartilhar

TV Novo Degase facilita o aprendizado e promove o relacionamento social de jovens que cumprem medidas socioeducativas

Notícia
19 janeiro 2012
TV Novo Degase facilita o aprendizado e promove o relacionamento social de jovens que cumprem medidas socioeducativas

Ao entrarem para as instituições de internação, crianças e adolescentes em conflito com a lei passam a ser assistidas e acompanhadas pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Novo Degase).

Criada em agosto de 2010, a TV NOVO DEGASE é a primeira TV socioeducativa do mundo, e seus principais objetivos são elevar a autoestima, facilitar o aprendizado e promover o relacionamento social dos jovens atendidos pelas unidades do novo Degase. O projeto consiste na preparação de roteiros, elaboração de perguntas, gravação e edição de vídeos e programas educativos e, atualmente, é executado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Educação e o novo Degase.

Segundo o diretor da TV, Paulo Ballado, os jovens procuram o projeto para desenvolver algum dote teatral ou técnico, mas nem imaginam a mudança que participar da televisão pode trazer para suas vidas. “Ao cumprir as regras de comportamento e participação, os jovens aprendem um pouco mais sobre a vida em sociedade. Outros ensinamentos abordados na oficina, além da parte técnica, como os bons modos, cidadania, dicção, comportamento em geral e até mesmo o entendimento do certo e do errado”, explica.

Cerca de 60 jovens participaram do projeto em cinco turmas já realizadas e mais de 400 pessoas foram beneficiadas indiretamente, assim como familiares e pessoas da comunidade. Mais de 70 personalidades participaram dos programas, como o Governador Sergio Cabral, Myrian Rios, Isabela Garcia, Marcio Pacheco, Betina Copp, Arnaldo Niskier e muitos outros.

A TV Novo Degase desperta tal interesse nos jovens que dois jovens egressos continuam trabalhando no projeto como monitores mesmo após terem retornado ao convívio social. Maria Michelle Félix e outro jovem, que está em regime semiaberto, formam a equipe da TV. Para os jovens, continuar trabalhando na equipe é muito significativo, não só para eles próprios como também para os demais participantes, como exemplos de que é possível alcançar um futuro melhor.

Todas as semanas, às sextas-feiras, um programa novo é exibido em uma das nove temáticas trabalhadas, retratando o dia a dia dos jovens dentro e fora das instituições e divulgando as ações do novo Degase em todas as suas unidades. O conteúdo dos programas reforça o trabalho desenvolvido por equipes interdisciplinares que atuam pontualmente nas áreas de educação, serviço social e psicologia.

O ano de 2012 promete muitas novidades, como a famosa festa do Oscar, oferecida aos parceiros que contribuíram com os adolescentes do projeto, além de outras surpresas. Confira o trabalho desenvolvido pela TV Novo Degase no site: http://www.tvnovodegase.net.