• Compartilhar

Teia Educativa Jenipapo Pintando o Sete em Sergipe

Notícia
10 dezembro 2003
Teia Educativa Jenipapo Pintando o Sete em Sergipe

A oficina, com o objetivo de oferecer acesso a formas diferenciadas de expressão da criatividade e da subjetividade dos jovens, reuniu 40 alunos. A idéia é incentivar a manifestação de visões e percepções da vida e da comunidade, para que, por meio dessas novas formas de refletir, sentir e perceber, os jovens adquiram recursos e instrumentos para atuar e estar no mundo. O CIEDS desenvolve o Projeto Teia Educativa com o objetivo de revitalizar uma rede de pessoas e instituições que integrem toda a rede escolar e que investam na melhoria da qualidade do ensino de Jenipapo.

Os moradores do povoado e sua cultura são a base para o processo de mudança e melhoria. Jenipapo é um povoado do município de Lagarto, a 78 quilômetros de Aracaju. Com 83.334 habitantes, apresenta uma Taxa de analfabetismo de 32,5% na faixa de 15 anos ou mais e de 15,8% na faixa entre 10 e 15 anos. A média de anos de estudos da população acima de 25 anos no município é de 3,4 anos, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano. Mais de 50% da população vive no meio rural.

O Teia Educativa vem mobilizando a comunidade escolar através de várias ações e atividades que incentivam a participação. Foram realizadas oficinas de capacitação com professores e funcionários das escolas; oficinas de pais e da comunidade, buscando fortalecer essas relações; oficinas de sensibilização para leitura, incentivando o uso das bibliotecas, implantadas nas escolas.