• Compartilhar

Seminário internacional debate a educação integral

Notícia
24 abril 2015
Seminário internacional debate a educação integral

Nos dias 26 e 27 de março, o CIEDS juntamente com representantes da Fundação Itaú Social participaram do seminário “From idea to Action: A Institute for Building Expanded-Learning Systems” realizado pela iniciativa Every Hour Counts (em português “toda hora conta”), em Oakland, EUA.

Apoiando cidades para o fortalecimento e ampliação das oportunidades de aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de construção de redes colaborativas entre organizações da sociedade civil e governamentais, a iniciativa reuniu diferentes organizações mundiais para discutir suas ações e trocar experiências.

Pelo CIEDS, Vandré Brilhante (Diretor-presidente), Fábio Müller (Diretor Executivo) e Bruno Lopes (Supervisor de projetos), e pela Fundação Itaú Social, Camila Feldberg (Analista de Programas Sociais), participaram de plenária, palestras e visitas de campo para conhecer as organizações participantes da iniciativa. Tanto o CIEDS quanto a Fundação Itaú Social foram as únicas instituições estrangeiras que participaram do seminário.

Nos EUA, aproximadamente 18 milhões de estudantes não realizam atividades extracurriculares por falta de orçamento familiar, segundo Antônio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, em artigo para a Folha de São Paulo. Ainda segundo Matias, o desenvolvimento de crianças e jovens que praticam atividades diversas após as aulas é superior aos que não têm essa oportunidade.

Entendendo a realidade brasileira, o CIEDS vem desenvolvendo diversos projetos e experiências voltados para Educação e Cidadania e que buscam o diálogo entre o saber formal e o popular, mesclando inovação e integração, envolvendo comunidade, família, governo, educadores e educandos em modelos de educação mais democráticos e participativos. 

“Foi muito construtivo participar do encontro e conhecer o trabalho que as organizações norte-americanas vêm desenvolvendo em relação à educação integral. Foi importante também perceber que o trabalho que executamos no Brasil é de igual qualidade às experiências deles”, afirma Bruno Lopes, supervisor de projetos do CIEDS.

Atualmente, o CIEDS é parceiro técnico e executa as seguintes iniciativas da Fundação Itaú Social: Coordenadores de Pais, Tutoria, Jovens Urbanos e Redes de Educação Integral.

Para saber mais sobre as experiências do CIEDS voltadas para a educação integral acesse nosso site e confira os artigos: www.cieds.org.br/artigos