• Compartilhar

Retrato do empreendedorismo em 2014

Notícia
13 maio 2015
Retrato do empreendedorismo em 2014

A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) lançou neste mês de maio o 2014 Global Report, pesquisa que constitui o maior estudo sobre empreendedorismo no mundo. Para esse relatório foram entrevistados Vandré Brilhante, Diretor-presidente do CIEDS, e Leonardo Filardi, gerente do projeto Shell Iniciativa Jovem.

No Brasil, o estudo contou com a condução do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), apoio técnico e financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e parceria acadêmica do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas.

O estudo revela que no Brasil a cada 1 empreendedor que iniciou suas atividades por necessidade, 2,4 o fizeram por oportunidade. Também ficou constatado que homens e mulheres são igualmente ativos em termos de atividade empreendedora inicial. 

O Empreendedorismo, um dos eixos de atuação do CIEDS, conta com três projetos executados pela instituição: Shell Iniciativa Jovem, Shell Iniciativa Empreendedora e Formação de Jovens Agentes de Cultura, que, em 2014, somaram mais de 650 beneficiários diretos.

Em parceria com a Shell e através de metodologia própria, o Shell Iniciativa Jovem apoia, estimula e capacita jovens cujo sonho é empreender. Com mais de 200 empregos gerados por empresas da rede no ano passado, o projeto conquistou o 4º lugar entre as melhores incubadoras da América Latina, segundo o Instituto de Pesquisa UBI Index.

Já o Shell Iniciativa Empreendedora, também em parceria com a Shell, abrange 14 cidades do norte fluminense e sul capixaba. Além das atividades com os inscritos no projeto, em 2014 realizou também duas caravanas empreendedoras esclarecendo questões sobre modelo de negócios, impostos e legalização de microempresas e de microempreendedores individuais.

Já o Formação de Jovens Agentes de Cultura, parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Light, através da Lei de Incentivo à Cultura, oferece formação artística e especialização em gestão cultural. Em 2014 foram 40 intervenções culturais realizadas entre os 19 territórios abrangidos pelo projeto.

Para saber mais sobre os resultados desses e de outros projetos executados pelo CIEDS, acesse o Relatório Anual 2014

Já para conhecer os resultados do Global Entrepreneurship Monitor Global 2014 Report clique aqui.