• Compartilhar

Rede Pró-Aprendiz Rio: transformação social por meio do primeiro trabalho

Notícia
16 setembro 2018
Rede Pró-Aprendiz Rio: transformação social por meio do primeiro trabalho

Hoje um em cada quatro jovens brasileiros está desempregado, aponta pesquisa do IPEA. E, dentre esses jovens, os que possuem baixa renda têm menos chances de concorrer a uma vaga de trabalho. Em uma ação colaborativa para transformar essa realidade, a Rede Cidadã, o CIEDS e o IPHAC desenvolveram a Rede Pró- Aprendiz Rio, que facilita o acesso de adolescentes e jovens, prioritariamente em contextos de vulnerabilidade, ao mercado de trabalho, por meio da Lei da Aprendizagem (10.097/2000).  

A Rede Pró-Aprendiz Rio apoia adolescentes e jovens a valorizarem e encontrarem no trabalho caminhos para a promoção social, para o suporte aos seus projetos de vida e para o aumento da confiança em um futuro mais justo e próspero. Gera novas oportunidades e resgata sonhos ao reintegrar também adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas à sociedade.

“Mudei meus passos, encontrei possibilidades e desenhei planos que nunca imaginei antes”, diz Mísia Santana, que completou o programa de aprendizagem neste ano.

A Rede realiza a construção da educação para o trabalho, permitindo o desenvolvimento das potencialidades inerentes ao jovem, fazendo com que ele possa refletir, aplicar e transformar os espaços ao seu redor.

A experiência conjunta das três organizações, que há mais de 20 anos atuam com aprendizagem profissional e inclusão social, propicia uma atuação nacional e a formação de uma rede de vivências, metodologias e parcerias com alto potencial para construir um futuro melhor para as juventudes brasileiras que mais precisam de oportunidades.

“Acredito que esta experiência tenha sido um divisor de águas: a Letycia de antes ainda estava meio perdida e a de agora está certa do que quer”, conta Letycia Araujo, também formada pelo programa este ano.