• Compartilhar

Projeto ECCA leva adolescentes em passeio no Museu do Futebol

Notícia
28 setembro 2011
Projeto ECCA leva adolescentes em passeio no Museu do Futebol

No último dia 20 o projeto ECCA – Espaço de Convivência da Criança e Adolescente em Situação de Rua realizou um passeio no Museu do Futebol, com doze adolescentes usuários do espaço, que viajaram com a história dos craques.

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6.900m² no avesso das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, com a missão de investigar, divulgar e preservar o futebol como manifestação cultural brasileira.

O acervo agradou aos adolescentes e educadores ao mostrar a história do futebol brasileiro, seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos históricos sobre personalidades brasileiras ao longo da história. O museu conta com tecnologia, criatividade e interatividade, que fazem os visitantes se sentirem craques de bola, treinando chutes a gol em uma parede que mede a velocidade do chute.

Os jovens conheceram a instalação "chute a gol", onde puderam chutar e medir a velocidade do chute

Segundo Angela de Assis, beneficiária do ECCA, a parte mais interessante foi a torcida de todos os times, a união entre eles. Já Julio Cesar Menezes, adolescente atendido pelo ECCA, destacou a importância histórica do local: “Museu do futebol: presente, passado e futuro. Passado pela sua história, presente em nossa memória e o futuro da tecnologia avançada”.

O passeio foi realizado pelo ECCA-Sé, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, e se tornou um dia de craque, inesquecível para os participantes.

Depoimentos da equipe do ECCA-Sé:

“Tarefa tão difícil, mas não impossível tarefa que pede sacrifício incrível, Tarefa que exige abnegação, Tarefa que é feita com o coração. Independente das dificuldades que possamos encontrar em nossa rotina profissional, nós mediadores da educação não devemos desanimar, ou até mesmo desistir, mas sim ir adiante, acreditando em nós mesmos, buscando nos aperfeiçoar cada vez mais, afinal aprendemos quando ensinamos. Viva este momento ao Museu do Futebol e outros que surgirão”. Gisele di Pauli, orientadora ECCA-Sé. 

“A ida ao Museu do Futebol incorporou uma dinâmica diferenciada para estes jovens. É intrigante pensar que, mesmo com toda a trajetória de vida destes adolescentes, nas ruas, com dificuldades, estes momentos aumentam sua auto-estima, ao oportunizar um encontro com a arte, a cultura, o lazer e entretenimento. Isto fez a diferença!”. Cida Dutra , Assistente Social ECCA-Sé.