• Compartilhar

Projeto comemora 35 anos do Museu Bispo do Rosário

Notícia
7 junho 2017
Projeto comemora 35 anos do Museu Bispo do Rosário

No marco de seus 35 anos, o mBrac (Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea) apresenta o projeto Inventário do Mundo – 35 anos do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea.

Na programação, o público confere ações e práticas de cuidado e difusão do patrimônio material e imaterial de Arthur Bispo do Rosário e do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, complexo de saúde mental conhecido como “Colônia”.

Arthur Bispo do Rosário, que passou 49 anos internado na Colônia, hoje é consagrado como expoente da Arte Contemporânea brasileira e de reconhecimento nacional e internacional. Suas obras diversificam-se entre justaposições de objetos, geralmente utensílios do cotidiano da Colônia, e bordados em lençóis ou roupas, realizados com fios retirados do uniforme de interno.

O mBrac é um dispositivo cultural potente na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A partir do trabalho do Bispo e de seu contexto de criação, promove o debate das questões referentes à saúde mental e à arte contemporânea.

Os visitantes podem ver as três primeiras mostras do projeto, que revelam o acervo do Museu em estado bruto, formado por objetos, pessoas e memórias:

  • Arqueologia Arthur Bispo do Rosário – arquivo exposto numa espécie de laboratório científico expositivo que revela ao público o processo de catalogação, inventário, higienização e restauro das obras de Bispo; 
  • Pinacoteca Inventada – resgate da memória de artistas por meio da exposição de um conjunto de pinturas produzidas nos ateliês de arteterapia que integravam as oficinas de praxiterapia criadas no final dos anos 40;
  • Sobrevivência: sobre vivências – os artistas do Atelier Gaia, espaço de convivência e criação integrante do Polo Experimental de Convivência, Educação e Cultura do mBrac, exibem suas últimas criações num processo de superação do sistema psiquiátrico, construindo uma relação pessoal entre arte e memória.

O CIEDS realiza a gestão da Atenção Psicossocial do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro. É responsável pelo atendimento e a promoção de ações socioassistenciais, com foco na reinserção social dos públicos e ainda pela interface e articulações intersetoriais com a assistência social do município.

Serviço:
Quando: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Onde: mBrac - Colônia Juliano Moreira (Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Taquara, Rio de Janeiro)
Visitas mediadas agendadas em educativo@museubispodorosario.com

Para mais informações, acesse museubispodorosario.com.