• Compartilhar

Programa PAIS leva alunos para viverem novas experiências além das salas de aula

Notícia
13 julho 2012
Programa PAIS leva alunos para viverem novas experiências além das salas de aula

Quarta-feira, dia 11 de julho, os alunos da Iniciativa Novo Mundo, uma das seis iniciativas apoiadas pelo PAIS – Programa de Apoio a Iniciativa Sócio-educativa, da Thyssenkrupp com execução do CIEDS, tiveram a oportunidade de viajarem pela cidade e pelo universo, em um passeio ao Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro.

Acompanhados por monitores, os 36 alunos moradores da comunidade Novo Mundo, em Santa Cruz, conheceram todos os espaços do Planetário, desde a área de Astronomia que aborda temas como as fases da lua, estações do ano, sol e marés, até a Cúpula, onde puderam experimentar a sensação de estarem imersos no espaço. 

O projeto PAIS apoia outras cinco iniciativas socioeducativas comunitárias que trabalham com o reforço pedagógico das crianças de Santa Cruz no contra-turno escolar. O objetivo é aprimorar a oferta da educação no bairro e possibilitar o desenvolvimento dos estudantes locais, através dos conteúdos trabalhados em sala de aula e das atividades externas, que estimulam a vivência, a experiência e o aumento de repertórios das crianças e jovens.

A atividade pedagógica de quarta-feira não acabou com a visita ao Planetário. Na volta para a Iniciativa as crianças foram observando e aprendendo sobre as paisagens, pontos turísticos e locais históricos da cidade do Rio de Janeiro, construindo um paralelo com a realidade vivida por eles na comunidade da zona oeste.

Todos os passeios executadas pelo Programa têm desdobramentos nas salas de aula, com atividades pedagógicas relacionadas ao que foi aprendido. Para a equipe do CIEDS, a grande satisfação de promover atividades fora do lugar onde estudam é poder estimular aos estudantes novas perspectivas, novos caminhos e novas formas de conhecimento.