• Compartilhar

Programa formará 220 jovens como gestores culturais

Notícia
11 agosto 2017
Programa formará 220 jovens como gestores culturais

 Eram 220 jovens. Meninos e meninas, brancos e negros, heterossexuais, homossexuais, transexuais, de diversas religiões e vindos dos quatro cantos da cidade. Eles chegaram, no Cine Olido, na última terça-feira, animados para receber as boas-vindas do Programa Jovem Monitor Cultural, que tem como objetivo oferecer formação e experimentação profissional em gestão cultural.

O CIEDS foi selecionado, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, para promover a formação da nova turma. Mas a nossa história com o Programa não iniciou agora. Tudo começou lá em 2008, quando o CIEDS apoiou na implementação do Centro Cultural da Juventude e foi naquele território fértil em diversidade e cultura que o Programa Jovem Monitor Cultural foi pensado. Nove anos depois, o CIEDS é selecionado como organização responsável pela corealização do Programa, junto à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Aproximadamente 44 mil jovens se inscreveram. 220 passaram por um processo seletivo e contarão com formações teórica e práticas com objetivo de ampliar o repertório, fomentar a construção de redes no segmento da cultura no território onde atuarão, além da reflexão sobre cidadania e participação social.

Além da formação teórica, os jovens atuarão em um dos 96 equipamentos públicos de cultura espalhados pela cidade de São Paulo, como centros culturais, casas de cultura, teatros, bibliotecas e museus, e receberão uma bolsa mensal de R$ 1.000,00, vale alimentação e transporte.

No evento de lançamento, realizado no dia 8 de agosto, no Cine Olido, os jovens selecionados e os gestores dos 96 equipamentos públicos de cultura que participam do Programa, receberam as boas-vindas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, da equipe de Coordenação do Programa e do CIEDS.

O encontro formativo inicial do Programa será realizado na próxima segunda-feira e no dia 17 de agosto os jovens iniciarão nos respectivos equipamentos públicos de cultura como jovens monitores culturais.