• Compartilhar

Pontes para o Futuro leva Oficina de Educomunicação para a Escola Municipal São Tomás de Aquino, no Leme

Notícia
18 abril 2012
Pontes para o Futuro leva Oficina de Educomunicação para a Escola Municipal São Tomás de Aquino, no Leme

Isabelle, Pâmela, Beatriz e Victória são as novas coordenadoras do veículo de comunicação da escola Municipal São Tomás de Aquino, no Leme. As meninas – de 13 e 14 anos - não sabiam que receberiam essa responsabilidade, mas ficaram entusiasmadas em participar da atividade, principalmente porque ‘são curiosas’ segundo suas próprias palavras. E não poderia ser melhor, pois um comunicador deve ser, entre tantas outras coisas, muito curioso.

Rafael Lira, comunicador e assistente técnico de sustentabilidade do Cieds, ministrou a Oficina de Educomunicação na última sexta-feira, dia 13 de abril, e encontrou na escola alunas muito dedicadas. A atividade partiu da conversa sobre comunicação e o papel do comunicador, passando pela reflexão sobre uma comunicação democrática, agregadora e integral. O objetivo era introduzir o tema e trocar histórias, percepções e experiências, para que a seguir fosse formado o núcleo jovem que iniciará a criação do veículo de comunicação da escola.

As quatro ficarão responsáveis por fazer a cobertura dos eventos, pensar nas pautas e recrutar jovens dispostos a contribuir com a equipe. A ideia é criar um veículo que una as potencialidades de cada aluno, agregue o máximo de jovens interessados em participar e trate de temas que façam parte do universo deles: festas, oficinas, passeios da escola, beijo e música são alguns dos assuntos que já foram pensados.

Para Rafael, a grande importância da atividade é que os jovens se sintam como comunicadores, percebam que fazem parte do processo e se coloquem no papel ativo, desenvolvendo potencialidades, postura e responsabilidade, além de terem seus repertórios pessoal e profissional ampliados.
 
O Pontes para o Futuro tem esse eixo norteador. O Projeto, de execução do CIEDS, é uma iniciativa da Fundação Itaú Social / Instituto Unibanco voltada para os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal São Tomás de Aquino, no Leme, no Rio de Janeiro, e tem como objetivo principal a permanência dos jovens na rede formal de ensino, visando à ampliação das oportunidades de formação e das perspectivas de futuro dos jovens, aumentando seus repertórios e estimulando a visão desses alunos sobre os diferentes possíveis caminhos – profissionais e pessoais – que eles podem seguir.