• Compartilhar

Orientadora do Projovem apresenta-se em Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

Notícia
9 outubro 2012
Orientadora do Projovem apresenta-se em Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

De 20 a 22 de setembro de 2012, no Anhembi Parque (São Paulo), ocorreu a 2ª. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, evento que reuniu mais de 150 mil profissionais e estudantes da área e que integra as comemorações dos 50 anos da Psicologia como profissão no Brasil. A psicóloga Ana Paula Roque, que coordena a Oficina de Orientação Profissional do Programa Projovem Adolescente de Santo André (São Paulo), esteve lá para conferir os debates e ainda para apresentar o seu trabalho nessa Oficina. Ela participou de dois momentos: o primeiro no dia 20, quando exibiu o vídeo ‘Técnicas de orientação profissional para grupos’ dentro do eixo ‘Orientação e Aconselhamento’ a um público de cerca de 100 pessoas.  E o segundo momento: um pôster científico sobre ‘Práticas em orientação com adolescentes’ exposto no dia 22. 

O vídeo destacou as atividades realizadas entre agosto de 2011 e maio de 2012 nos dez coletivos atendidos pelo Projovem. Técnicas como árvore das expectativas e visitas de iniciação e investigação profissional são utilizadas visando o autoconhecimento de talentos e habilidades na perspectiva da escolha de uma carreira. Após a exibição, o debate foi aberto e Ana Paula conversou sobre sua experiência com os jovens do Programa e a importância de orientá-los, mostrando os pontos positivos e negativos da profissão. O público mostrou-se interessado e salientou os êxitos do trabalho da orientadora, especialmente, representantes do Projovem em outros locais.  Todos reconheceram que os objetivos da Oficina foram alcançados: jovens informados e conscientes de que a escolha profissional também é uma escolha de vida.

“Hoje, olhar para um grupo de adolescentes que possui um projeto profissional não de sonhos, mas de possibilidades concretas, traduz os sentimentos de uma prática profissional que atingiu seus objetivos”, destaca Ana Paula.  Para ela, participar da 2ª. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, foi muito relevante, pois “ter o retorno positivo de uma atividade que ocorre de maneira não tradicional, em um evento nacional, configura a realização de um trabalho com muitos desafios, mas que traz muitas alegrias”.

* O Projovem Adolescente  é um programa do Governo Federal, executado em parceria do CIEDS com a Secretaria de Inclusão Social de Santo André.