• Compartilhar

Oportunidade para empreendedores no Morro da Providência

Notícia
6 junho 2022
Oportunidade para empreendedores no Morro da Providência

Estão abertas as inscrições para o Bioma 2022, o novo programa de empreendedorismo do CIEDS com foco em jovens do Morro da Providência ou de comunidades adjacentes, no Rio de Janeiro. Se você mora neste território, tem entre 18 e 29 anos e tem um negócio ou uma ideia de negócio para tirar do papel, inscreva-se até 30 de junho e desenvolva suas habilidades empreendedoras. A iniciativa é uma realização do CIEDS, em parceria com o SEBRAE. 

Clique aqui para se inscrever. 

O objetivo é impactar a realidade de jovens empreendedores periféricos que buscam protagonismo, autonomia e oportunidade por meio de seus negócios, que são criados, muitas vezes, de maneira intuitiva e para sobrevivência, mas ainda não possuem visibilidade, nem alcance a médios e grandes mercados e empresas. 

O programa Bioma 2022 opera para criar e alavancar ideias, redes e infraestruturas de apoio. Os pequenos negócios que serão selecionados têm potencial de desenvolvimento econômico nos seus territórios, o que, por consequência, também causam impacto na comunidade local e na sociedade em geral. Os empreendimentos fazem ampliação de visão, agregam conhecimento, multiplicam a cultura empreendedora e ampliam possibilidade de fonte de renda viável para os jovens que passam por este processo e os atores em torno dele. 

A iniciativa foi inspirada no Juventude Empreendedora, que há cinco anos fomenta a criação de negócios de impacto social por meio de um processo de educação empreendedora que desenvolve competências do futuro e ativa os potenciais das juventudes de periferia. Em 2019, o programa do CIEDS foi reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. 

Os empreendedores selecionados vão passar por um processo de incubação empreendedora de seis meses, com direito a aporte de capital semente. As aulas serão em ambiente de Educação à Distância (EAD) própria do CIEDS, o EducaCIEDS, com facilitações, mentorias e consultorias individuais e em grupo, para a criação de uma rede de parceiros e apoiadores. 

A formação será dividida em quatro etapas, com de quatro a oito encontros cada: Ciclo Terra – facilitações que proporcionam a autorreflexão e estruturação de plano de vida do empreendedor e do negócio; Ciclo Semente – etapa de ideação e apresentação de ferramentas para desenvolvimento do plano de ação que será entregue pelos empreendedores; Ciclo Água – vivências e bate-papos que potencializam os ensinamentos e as práticas empreendedoras dos ciclos; e Ciclo Muda – mentorias. 

Este último será realizado em três etapas: validação, implementação e acompanhamento dos gastos do recurso semente; foco nas demandas específicas de cada empreendedor; e mentorias coletivas para assuntos em comum aos empreendedores. Os jovens ainda terão um encontro de oratória e storytelling, para se prepararem para o Pitch Day, o dia em que apresentarão seus negócios a potenciais investidores, parceiros e outros empreendedores. 

Foto: Feira de Negócois do projeto Juventude Empreendedora