• Compartilhar

Oficina ‘A cidade em nós’ estimula um novo olhar dos alunos para o lugar onde vivem

Notícia
25 junho 2012
Oficina ‘A cidade em nós’ estimula um novo olhar dos alunos para o lugar onde vivem

Na segunda-feira, dia 25 de junho, o Projeto Pontes para o Futuro promoveu para as turmas de 8º e 9º anos da Escola São Tomás de Aquino, no Leme, a Oficina ‘A cidade em nós’, ministrada pela educadora Renata Bhering.

O objetivo da atividade foi permitir um maior conhecimento dos próprios jovens sobre o território que vivem, através de um mapeamento do entorno da escola, do Chapéu Mangueira e da Babilônia, comunidades próximas à unidade escolar em que grande parte dos alunos mora.

Os jovens receberam mapas da região, foram divididos em grupos menores e iniciaram a construção coletiva de seus próprios mapas, com a percepção de cada um sobre os lugares que frequentam e a realidade que vivem.

Apontando características geográficas, humanas, sociais e institucionais, o mapeamento do território é capaz de aprofundar as particularidades de cada local, identificando os hábitos dos que ali moram e os problemas vividos pelos mesmos.

O Projeto Pontes para o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social/Instituto Unibanco executada pelo Cieds, tem como objetivo a ampliação das oportunidades e das perspectivas de crescimento dos jovens. O reconhecimento, a identificação e a valorização dos estudantes sobre eles mesmos e sobre o lugar onde moram são fundamentais para a melhoria da autoestima, o empoderamento e a construção de sonhos para o futuro.