• Compartilhar

O que a Copa nos deixou

Notícia
26 agosto 2014
O que a Copa nos deixou

O Diálogos Sociais da última terça-feira, 19 de agosto, realizado no Sesc de Copacabana, debateu “O legado da Copa do Mundo: megaeventos e mobilização social”, frente às  diferentes visões dos dialogadores.

Mediado por Sidney Oliveira (IUPERJ), Mirella Domenich (gerente geral da Streetfootballworld Brasil) e Érica Marques (capitã do Imagina na Copa) apresentaram seus projetos e apontaram o que, para elas, ficou como legado da Copa.

“A Copa trouxe visibilidade para o futebol contribuindo para a arrecadação de verbas para os projetos que apoiamos”, afirmou Mirella. A Streetfootballworld oferece suporte a uma rede mundial de organizações que usam o futebol como ferramenta de empoderamento juvenil.

Já Érica aponta a mobilização social como maior legado. “O ‘Imagina’ nasceu da inquietação de um grupo de jovens, da vontade de transformar um bordão negativo em positivo. Conseguimos reunir pessoas em torno de mais de 70 histórias. Para mim, esta mobilização que a Copa proporcionou vai ficar como maior legado.”

O Imagina na Copa é um projeto de mobilização que busca mostrar que há diversas pessoas pelo Brasil com o poder de construir um país melhor. O trabalho foi o de divulgar, antes e durante o Mundial, projetos e iniciativas que, de alguma forma, ajudam na vida da população. 

Durante o diálogo, que contou com representantes de movimentos sociais, ONGs e empresas privadas, outros pontos foram levantados: a importância de capacitar professores para utilizar o esporte como ferramenta lúdica de inclusão e a necessidade de pensar mais no jogador como individuo e menos como um repetidor de técnicas. 

Para Rafaela Bastos, que foi ao evento como participante pela primeira vez, o que ficou como legado foi o sucesso da mobilização social: “Trabalhar a mobilização social também acontece no carnaval, minha área de atuação, onde temos vários tipos de pessoas que participam espontaneamente da festa de diferentes maneiras. Apesar de o tema ter sido especificamente o esporte, dá para transpor o conceito para outras áreas. Com certeza vou aproveitar este legado para algum projeto futuro”.

O encontro marcou o início do projeto Diálogos Sociais em 2014 e o lançamento do compilado do ano anterior: Coletânea de Reflexões Coletivas Diálogos Sociais 2013.