• Compartilhar

O Meu Guri?

Notícia
6 julho 2011
O Meu Guri?

Vamos começar com uma pergunta. Você já ouviu a música do Chico Buarque “O Meu Guri”?

O espetáculo “O Meu Guri” não havia ainda começado. As mães estavam aguardando, ouvindo as palavras da diretora-adjunta Mônica Borges, no auditório do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga. Na segunda fila, uma das mães convidadas, D. Marinelde, estava de cabeça baixa, ouvindo atentamente a tudo. No fundo, bem baixinho, tocava a música do Chico. Com a deixa do gestor de projetos Leonardo Antunes para abrir as cortinas, a menina negra na cadeira de balanço começava a mexer a massa de bolo. D. Marinelde olhou para frente, os olhos cheios de lágrimas, se reconhecendo na personagem da atriz Mariana. E foi assim durante todo o espetáculo.

Quantos guris conhecemos? Quantos guris nós lemos nos jornais? Quantas histórias já ouvimos?

No CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, a história contada é diferente. E real. Na chegada do Bairro Educador, o Projeto Político Pedagógico (PPP) “Identidade” foi mostrado em detalhes. A equipe levantou no mapeamento o Centro Cultural A Historia Que Eu Conto e eles nos apresentaram esse espetáculo, a história de um guri que disse à mãe que “um dia ele chegava lá”, que ela sentiria orgulho daquele negrinho que queria ser branco e ela mostrou que a cor da pele não deveria ser um obstáculo. Superou os desafios de viver em uma comunidade violenta, superou preconceitos, venceu os desafios que a pobreza lhe mostrou. Passou no vestibular, formou o Movimento Juventude Consciente e concluiu o curso de Direito pela universidade pública. No dia da formatura, fez o discurso todo voltado para a mãe.

“O diploma é apenas um símbolo, o anel, uma mera peça... Minha mãe, sentada aqui, me apoiou e me ajudou a superar tudo. Isso tudo devo a você mãe! Sempre ao meu lado!”

O espetáculo se encerra, D. Marinelde vêm até nós e sussurra em meio a lágrimas:

- “Essa história pode ser real?”

- “Sim”, respondemos. “O Guri que escreveu o espetáculo está de pé, no fundo do auditório”. E lá estava ele, vendo a peça ser encenada para todas as mães do bairro em que mora. E vendo como sua história inspira outras mães a ficar ao lado dos filhos, tal como a mãe do Guri fez.

O PPP da escola, com o nome “Identidade”, busca incentivar nos alunos do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga a valorização da identidade de Vila Aliança. Desse modo, o Bairro Educador vem conduzindo o trabalho junto a Coordenação Pedagógica e os professores, de maneira que o tema consiga relacionar o “lá fora” da Vila Aliança com a matéria do “lado de dentro” do CIEP.