• Compartilhar

O Centro Também é Nosso - Inclusão Social em São Paulo

Notícia
10 dezembro 2003
O Centro Também é Nosso - Inclusão Social em São Paulo

O objetivo do projeto “Nós do Centro” é contribuir para a redução da alta vulnerabilidade dos moradores da região central da cidade, além de melhorar a qualidade de vida da população, por meio de orientação e capacitação profissional. A meta é alcançar 10.500 famílias moradoras no Centro da cidade de São Paulo.

O coordenador geral do EIS, Escritório de Inclusão Social Bom Retiro, Sérgio Roberto Vieira, está empolgadíssimo. Além de atender a todos os objetivos propostos no projeto, Sérgio tem planos arrojados para esse bairro. “Nós pretendemos reativar o Bom Retiro, resgatar o que ele foi há 50 anos. Naquela época o bairro era uma região sofisticada de São Paulo, importante economicamente. Mas com o crescimento da cidade foi se degradando. Houve certo abandono”, ressalta.

Já no EIS Sé, a coordenadora geral é Luana Cruz Bottini, que também não esconde o entusiasmo com o Nós do Centro. “Todo paulistano quer uma Sé bonita, e nós também queremos. Existem diversos prédios históricos aqui, mas estão em péssimas condições de conservação. Esses prédios precisam ser revitalizados e nós vamos ajudar a fazer isso com todo o material que já existe aqui, inclusive humano”, diz. Juntos, são 56 profissionais trabalhando nos EIS Bom Retiro e Sé.

Pessoas com diferentes formações, o que agrega ao projeto valores e experiências distintas. “A equipe é perfeita, não poderia ser melhor. São sujeitos de todos os tipos e profissionais gabaritados”, comenta o coordenador do EIS Bom Retiro. No EIS Sé não é diferente e a animação é total. Para Luana o que une a equipe é o fato deles encararem o desafio não como um emprego, mas como uma oportunidade de transformação da população.

O projeto Implantado em 2006, o projeto “Nós do Centro” pretende instalar 10 Escritórios de Inclusão Social que atendam a população de 12 bairros do chamado centro expandido da capital paulista, que juntos concentram abrigam cerca de 500 mil pessoas. Os EIS do Glicério, Pari e Bela Vista já recebem os frequentadores. Os próximos serão Mooca, Santa Cecília, Bom Retiro e Sé, sendo que os dois últimos (Bom Retiro e Sé) serão geridos pelo CIEDS. Posteriormente Brás, Belém e Belém Catumbi também serão inseridos no projeto.