• Compartilhar

NEATES promove aulas de informática básica com voluntários da Petrobras

Notícia
22 setembro 2011
NEATES promove aulas de informática básica com voluntários da Petrobras

O NEATES dá mais um passo em sua assessoria técnica para empreendimentos de economia solidária, com aulas de informática para 15 grupos do projeto. A atividade é realizada em parceria com a Petrobras, por meio de seu Núcleo de Responsabilidade Social de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, e engloba 40 horas de formação básica, com instruções sobre editores de texto, planilhas, Internet e Cirandas (software no qual os empreendimentos podem incluir informações sobre seus serviços e divulgá-los na web).

Essa iniciativa também faz parte do Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. A empresa atua promovendo capacitação para seus funcionários, que passam a dar as aulas voluntariamente, e fornecendo material didático, pendrive, lanche e transporte para os alunos do curso.

“Essas aulas são fundamentais para os empreendimentos, pois é uma forma de instrumentalizar a sobrevivência e a competitividade deles”, ressalta Sérgio Pereira, gestor no NEATES.

Já Mônica Coelho, coordenadora dessa ação da Petrobras, explica que o projeto também é muito significativo para os funcionários da empresa: “Nossos trabalhadores tem a oportunidade de conhecer uma realidade social diferente. Além disso, experimentam a criatividade e o exercício de uma atividade diversa do dia a dia do trabalho. É uma experiência muito boa”.

Aneilda dos Santos, aluna da formação e integrante do grupo Artesãs de Saracuruna, destaca o benefício das aulas: “No meu grupo não temos computador, nem sabemos usar. Com o curso vamos aprender e poderemos divulgar nosso trabalho”.

A formação está sendo realizada todas as quartas-feiras no Colégio Graham Bell, na Tijuca. Outros parceiros dessa iniciativa são o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que disponibilizará o acesso dos alunos ao software Cirandas; o Centro de Formação em Economia Solidária (CEFES); o Laboratório de Informática para a Educação (LIpE) e a UFF, que participaram da capacitação dos voluntários da Petrobras.