• Compartilhar

Mapeamento de Negócios Sociais

Notícia
4 outubro 2018
Mapeamento de Negócios Sociais

O Brasil tem 17 milhões de pequenos negócios, que representam 99% do total de empresas do país, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Estas empresas representam 52% dos postos de trabalho e contabilizam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Além de enxergar no próprio negócio uma oportunidade econômica, centenas de empreendedores estão resignificando a lógica do mercado com os negócios de impacto social. Uma parceria do Sebrae com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) identificou mais de 800 negócios que estão transformando a realidade de pessoas e comunidades por todo o Brasil.

Segundo levantamento da Pipe Social, 63% dos negócios de impacto social estão no Sudeste do país, sendo que 43% estão apenas no estado de São Paulo.

Pensando nisso, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), em parceria com o Negócio de Impacto Social Empreende Aí, mobilizou outras organizações que fortalecem negócios de impacto para mapear as iniciativas que atuam nas periferias da cidade de São Paulo.

“Há 3 anos estamos realizando o projeto Semente, que oferece capacitação para empreendedores de regiões periféricas. A ideia do mapeamento é criar uma rede entre os próprios empreendimentos para que eles possam se fortalecer e encontrarem sinergias nos negócios”, conta Rafael Biazão, Coordenador do projeto pelo CIEDS.

O portfólio será lançado ainda este ano. Todos os empreendedores cadastrados serão convidados para um momento de troca de experiências e possibilidades de negociação.

“Ter a periferia sendo representada será um passo importante, visto que em grande parte dos mapeamentos as periferias não são contempladas”, contam Luis Coelho e Jennifer Rodrigues, do Empreende Aí.

Se você é empreendedor, quer dar visibilidade para o impacto social do seu negócio e ser apresentado para investidores, inscreva-se aqui até o dia 31 de outubro.