• Compartilhar

‘Learning for Life’ incentiva a entrada de jovens no mercado de trabalho

Notícia
12 setembro 2012
‘Learning for Life’ incentiva a entrada de jovens no mercado de trabalho

O Rio de Janeiro se encontra em um momento único. Em função dos megaeventos que a cidade irá receber nos próximos anos e das grandes mudanças estruturais que tem vivido, os investimentos nos setores gourmet e turístico estão cada vez mais fortes e as oportunidades de trabalho no mercado são muitas, maiores até do que o número de pessoas qualificadas para as vagas.

Pensando nas possibilidades de trabalho que estão surgindo, a empresa britânica Diageo lança pela primeira vez no Rio de Janeiro, o projeto “Learning for life” – “Aprendendo para a vida”, que tem execução do CIEDS e oferece cursos de qualificação básica para as funções de bartender e camareira.
 O objetivo é capacitar jovens entre 18 e 24 anos que já cursaram ou estão cursando o ensino médio, dando a possibilidade de aprenderem novas atividades e ingressarem no mercado de trabalho, aumentando suas perspectivas de futuro profissional e pessoal.

Os cursos são divididos em três módulos - ‘Eu e o Mundo do Trabalho’, ‘Eu e Minha Escolaridade’ e ‘Eu e Minha Profissão’ - que abrangem questões ligadas ao mercado de trabalho, direitos e deveres do trabalhador e comportamento no ambiente profissional, além de conteúdos práticos relativos às atividades do dia a dia em bares, restaurantes e hotéis.

A capacitação para trabalhar como bartender teve início na unidade São Conrado na segunda-feira, dia 03 de agosto, e na primeira semana contou com uma bateria de aulas teóricas sobre o universo que permeia a função: ética e qualidade na prestação de serviços, negociação para o trabalho em equipe, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente e qualidade de vida e empreendedorismo.

Para Amanda, de 20 anos, o curso é uma ótima oportunidade de usar a criatividade e aprender. “Minhas expectativas são as melhores, adoro criar e adoro pessoas. Quero aprender a ser bartender e poder trabalhar com isso.”, disse a participante no primeiro dia de aula.
Sérgio Pereira, gerente do projeto pelo CIEDS, ratificou o objetivo do ‘Learning for Life’ na aula inaugural, conscientizando os alunos sobre a importância da dedicação: “O que estamos propondo é a capacitação que possibilite a construção de uma carreira. Começa com uma qualificação, e o caminho pode se estender, a partir da postura, apresentação e vontade de trabalhar de cada um de vocês”.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 240 horas para bartender e 300 horas para camareira, e acontecem de segunda a sexta-feira, em três unidades: São Conrado, Realengo e Copacabana, no Rio de Janeiro. 

As inscrições ainda estão abertas em: inscrição@cieds.org.br e 21 30944555, com Sérgio Pereira ou Fernando Nascimento.