• Compartilhar

Lançamento do Núcleo de Sustentabilidade do Programa ECOA em Santo André (SP)

Notícia
12 abril 2012
Lançamento do Núcleo de Sustentabilidade do Programa ECOA em Santo André (SP)

O Instituto Alcoa e o CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – lançarão na segunda-feira, 16 de abril, o 10º Núcleo de Sustentabilidade Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental no município de Santo André (SP). O lançamento, que será realizado no Centro Universitário da Fundação Santo André, contará com a apresentação musical do Grupo do Programa Projovem¹ de Utinga.

O novo Núcleo de Sustentabilidade terá o foco inicial de suas ações no distrito de Utinga e desenvolverá atividades que visam ao fortalecimento da comunidade para uma atuação contínua e focada no desenvolvimento social e econômico por meio da educação ambiental.

Entre as ações a serem implementadas, destacam-se a sensibilização para a temática ambiental, articulação e mobilização comunitárias, cursos e oficinas, além da construção de um plano de ação comunitário e a realização de eventos com a temática ambiental. 

O Programa ECOA teve sua estreia em Poços de Caldas (MG), em setembro do ano passado, e foi concebido em parceria entre Instituto Alcoa e CIEDS, responsável por implementar 10 Núcleos de Sustentabilidade nas localidades em que a Alcoa atua.

Lançamento do Programa ECOA

Data: 16 de abril, às 14h30

Local: Centro Universitário da Fundação Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821 - Bairro Príncipe de Gales – Santo André)

Sobre o CIEDS

O GRUPO CIEDS é formado por três instituições: CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, fundado em 1998, instituição filantrópica de utilidade pública federal; CIEDS BRASIL, Centro de Integração e Desenvolvimento Sustentável fundado em 2001, Instituição Social com fins não econômicos; e CIEDS Sociocultural, fundado em 2009, Organização Social, em processo de qualificação no Município de São Paulo. 

Os treze anos de atuação do GRUPO CIEDS resultaram em 280 projetos realizados, mais de 500.000 pessoas beneficiadas diretamente e cerca de 2.000 comunidades atendidas. O GRUPO atua em todo o território nacional, com sedes nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. Mais informações podem ser encontradas em www.cieds.org.br.

Sobre o Instituto Alcoa

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. 

As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$ 99,5 milhões em mais de 1950 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,3 milhão de horas de trabalho voluntário.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de US$ 2 bilhões no Brasil. No mesmo ano, foi considerada referência em responsabilidade social e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

 

¹ O ProJovem Adolescente é um projeto da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Inclusão Social ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que  atende jovens de 15 a 17 anos, prioritariamente adolescentes que fazem parte do Programa Bolsa-Família, ou qualquer programa de transferência de renda, ou ainda que estão inseridos em programas de proteção.