• Compartilhar

Jovens Mediadores Realizam “TOUR da Leitura”

Notícia
5 abril 2012
Jovens Mediadores Realizam “TOUR da Leitura”

O Projeto Jovens Mediadores de Leitura tem como principal objetivo despertar o interesse das crianças para a leitura de livros. O projeto é desenvolvido na Zona Norte de São Paulo pelo CIEDS, junto à instituições parceiras de atendimento à crianças e adolescentes no contra turno escolar.

Os jovens participantes do projeto são da própria comunidade e recebem formação e contínuo acompanhamento para a execução das mediações nas instituições. Além destas atividades, o projeto disponibiliza pequenos acervos de livros e computadores para acesso dos mediadores e para uso das instituições, bem como oferece capacitações aos educadores das organizações parceiras. Este projeto é um dos trezentos pontos de cultura do Estado de São Paulo, financiado com recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura.

Para incrementar ainda mais as ações que realizam, os jovens lançaram uma novidade no mês de março: O “Tour da Leitura”. A ideia partiu dos próprios jovens voluntários motivados a interagir com o trabalho das organizações parceiras que realizam o “Jovens Mediadores de Leitura”.

O ciclo de atividades está previsto para acontecer nos meses de março e abril, período em que o grupo de jovens visitará as organizações para realizar atividades que reúnem a mediação de leitura, artes visuais, teatro e contação de histórias. Assim, trabalham a literatura de forma lúdica, abordando a temática dos sentimentos na vida cotidiana de cada um.

As atividades pedagógicas que são desenvolvidas com as crianças foram estruturadas a partir da sugestão e das ideias dos próprios jovens mediadores atuantes no projeto, sendo aplicadas nas instituições parceiras: Associação Comunitária Parque Mandy - CCA Parque Mandy, Associação Caminhando para o Futuro - CCA Beija Flor, Associação Damas da Caridade - São Domingos Sávio e Associação Cultural Bandeirantes.

As duas visitas realizadas até o momento aconteceram no Centro para Crianças e Adolescentes São Domingo (08/03) e no Centro para Crianças e Adolescentes Parque Mandy (30/03) e foram um grande sucesso. “O Tour da Leitura foi bem interessante. Sendo uma atividade diferente, trabalhando não somente a leitura como a expressão pelas artes. Eu gostei bastante, e apoio as próximas!”, aponta o Jovem Mediador Bruno David da Silva.

O CIEDS parabeniza os jovens que planejaram esta atividade com tanta dedicação!