Jovens Mediadores de Leitura conhecem grandes especialistas no âmbito da literatura ao participarem do Seminário ‘Conversas ao Pé da Página’

10/05/2012

Seminário tem o objetivo de gerar reflexões sobre leitura e formação de mediadores e surpreende adolescentes do Projeto Jovens Mediadores de Leitura.

Nos dias 2 e 3 de maio, o Projeto Jovens Mediadores de Leitura marcou presença na primeira etapa do Seminário ‘Conversas ao Pé da Página’, que aconteceu no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

O seminário, coordenado pelo Centro de Estudos em Leitura, Literatura e Juventude ‘A cor da Letra’ e a revista ‘Emília’, tem o objetivo de gerar reflexões sobre a importância da leitura e as práticas que promovem a formação de mediadores.

Os encontros dos dias 02 e 03 compuseram o primeiro dos três blocos de 2012 e abordaram temas como a importância das palavras, das narrativas, da cultura oral e do brincar para a infância, bem como os desafios da leitura para a juventude, destacando a importância do papel do mediador.

O Seminário ‘Conversas ao Pé da Página’ de 2012 tem como tema central ‘Crianças e jovens no século XXI – Leitores e Leituras’ e contará com a presença de figuras de destaque internacional para dialogarem com especialistas nacionais prestigiados. O primeiro bloco foi bastante rico e recebeu os palestrantes Lydia Hortélio, Isabel Jahn, Stela Barbieri, Fabíola Farias e Claúdia Vidigal, do Brasil; Yolanda Reyes e Beatriz Helena Robledo, da Colombia; Marie-Claire Bruley da França e Paolo Canton da Itália.

Para Isabella Alves, jovem mediadora que participou da atividade, o ‘Conversas’ foi uma ótima oportunidade. “Tivemos a honra de conhecer pessoas experientes, dispostas a compartilhar e nos ensinar coisas muito interessantes que com certeza irão me ajudar, não só nas mediações como no resto da vida”, disse.

Autor: CIEDS