• Compartilhar

Jornada Prosperidade 360º do CIEDS ganha Prêmio Ser Humano 2021

Notícia
9 novembro 2021
Jornada Prosperidade 360º do CIEDS ganha Prêmio Ser Humano 2021

O CIEDS ganhou o Prêmio Ser Humano 2021 na categoria Melhor Organização Pública ou Organização do Terceiro Setor, com a iniciativa institucional Jornada Prosperidade 360º. O troféu foi entregue pela ABRH-RJ (Associação Brasileira de Recursos Humano) a Roselene Souza, Diretora de Gente e Cultura, que representou o CIEDS no palco do Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça (9).

"Obrigada à equipe CIEDS por estarmos aqui em um momento muito significativo para nós. Estamos em um processo de transformação da nossa casa, mudando processos enormes e inclusive instituindo uma diretoria de Gente e Cultura. Mudar os processos e estar sempre com o ser humano no centro das nossas ações, sejam eles nossos colaboradores, nossos beneficiários dos nossos inúmeros projetos, nossos parceiros financiadores. É um orgulho enorme estar aqui", disse Roselene, ao receber o prêmio no palco.

O evento foi transmitido pela internet e está disponível no YouTube da ABRH-RJ. Lúcia Madeira, presidente da Diretoria Executiva da ABRH-RJ, ressaltou a importância de todas as iniciativas participantes, especialmente neste momento de retomada, diante da pandemia de COVID-19 que mudou a forma como as organizações se estruturam e trabalham. "Tudo isso acontece no meio da maior transformação digital que a gente já viveu. O mundo é outro, não será o mesmo. Temos que qualificar todo mundo de novo, ressignificar o que a gente faz. Ficou mais desafiador", avaliou Lúcia.

Em sua 41ª edição, o Prêmio Ser Humano 2021 é um reconhecimento às organizações e estudantes que tenham realizado contribuições diferenciadas e inovadoras para a evolução da gestão com pessoas como área do conhecimento e de desenvolvimento humano e empresarial. Os trabalhos foram apresentados na forma de cases, descrevendo a prática e apresentando evidências do resultado quantitativo e/ou qualitativo obtido.

 

Conheça mais sobre a Jornada Prosperidade 360º

A Jornada Prosperidade 360º reúne um conjunto de metodologias, práticas e ações de inovação institucional e transformação digital no âmbito da gestão de pessoas, ainda mais importante em meio à pandemia da Covid-19, com vistas à construção de uma instituição mais ágil, horizontalizada, colaborativa e conectada aos desafios da sociedade. A iniciativa aportou conhecimentos, inovação e saberes de colaboradores para o desenvolvimento da instituição e dos times e pela ampliação dos impactos positivos que o CIEDS gera para a sociedade há 23 anos: mais saúde, mais renda, mais educação e mais confiança no futuro.

Metodologias mais ágeis e fluidas, maior horizontalidade e espaços de integração e de autocuidado foram implementados, especialmente durante o período em que a equipe precisou trabalhar em 100% esquema de home office, além de rotinas de governança envolvendo colaboradores de diferentes setores e cargos. Agora com o modelo híbrido, seguimos implementando uma política de portas – e também telas – abertas. 

A transformação tem, assim como todas as ações do CIEDS, o ser humano no centro. Com equipes em diferentes regiões do país, foram criados mecanismos dialógicos de gestão e de participação e usamos a tecnologia e a inovação para seguir fortalecendo ações conjuntas efetivas, tendo como elemento central o aspecto humano.

A Jornada Prosperidade 360º recebeu este nome por escolha dos próprios colaboradores, em processo de co-criação. As reuniões de governança foram adequadas para um formato online e ampliadas para 100% do time, envolvendo todos os cargos e funções em dois encontros mensais, a Reunião Ampliada, com a perspectiva de apresentação de projetos e resultados pelas equipes, e a Reunião 360º, que aborda aspectos institucionais de governança com todos os times. 

Foram implementados ainda 4 Círculos de Trabalho, espaços semi-autônomos de construção de estratégias compartilhadas (Círculo de Liderança, Círculo de Sustentação, Círculo de Geração de Valor, Círculo de Gente e Cultura), início de um mindset ágil, transversal e que possibilita a criação de soluções inovadoras, maior agilidade, estímulo à inovação e à inteligência coletiva e promoção da integração. Foi criado ainda um Grupo de Trabalho de Transformação Digital, instância consultiva e propositiva, responsável pelo desenho e apoio à implementação de um Plano de Transformação Digital, que contempla cinco áreas a partir de uma abordagem sistêmica e integrada.

Ainda no escopo da Jornada Prosperidade 360° e atenta aos impactos na saúde emocional, mental e física de nossos funcionários e seus familiares, a Diretoria de Gente e Cultura estruturou o Bem Viver CIEDS,  espaço virtual voltado para saúde física, emocional e mental dos colaboradores em tempos de pandemia e de isolamento social, proporcionando troca e reflexão, tendo como objetivo a aproximação, o apoio e a adaptação pessoal e profissional mais qualificada. Os temas dos encontros foram escolhidos pelos profissionais em uma dinâmica remota. Entre os temas, destacam-se: saúde mental na quarentena, meditação para iniciantes, receitas rápidas e harmonização de cervejas e vinhos.