• Compartilhar

Instituto Alcoa lança o Programa ECOA de Educação Comunitária Ambiental em parceria com o CIEDS

Notícia
5 setembro 2011
Instituto Alcoa lança o Programa ECOA de Educação Comunitária Ambiental em parceria com o CIEDS

Ao completar 20 anos no Brasil, em abril de 2010, o Instituto Alcoa definiu um processo de mudanças em sua atuação, com o objetivo de aprimorá-la para uma contribuição ainda maior ao desenvolvimento social das comunidades com as quais a Alcoa se relaciona.

Assim, a partir de 2011, além de manter os tradicionais programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários, o Instituto Alcoa reformulou o Programa de Apoio a Projetos Locais e criou um signature program: o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental.

O ECOA foi concebido em parceria com o CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, que o implementará nas localidades em que a Alcoa opera no Brasil.
Inicialmente serão 11 Núcleos de Sustentabilidade nas seguintes localidades: Poços de Caldas (MG); Barra Grande - Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS); Machadinho - Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS); Tubarão (SC); Maranhão - São Luis (MA); Juruti (PA); Estreito - Estreito (MA), Aguiarnópolis (TO), Palmeiras do Tocantins (TO); Serra do Facão - Catalão (GO) e Davinópolis (GO); Itapissuma (PE); Utinga - Santo André (SP), São Bernardo (SP) e São Paulo (SP); Sorocaba (SP).

O programa atua nas seguintes linhas de ação: formação em educação ambiental e articulação e mobilização para o desenvolvimento, com o objetivo de fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação ambiental voltados para valores humanistas, conhecimentos, habilidades e atitudes.

O caminho percorrido pelo Programa ECOA nos Núcleos de Sustentabilidade passa por atividades de sensibilização para a temática ambiental, articulação e mobilização comunitárias, cursos e oficinas sócio-ambientais, construção de um plano de ação comunitário, e a realização de eventos com a temática ambiental. Todas estas atividades têm o objetivo de fortalecer e empoderar as comunidades para uma atuação contínua e focada no desenvolvimento social e econômico das localidades por meio da educação ambiental.