• Compartilhar

Inscrições abertas para Prêmio Aplaude de voluntariado empresarial

Notícia
12 abril 2022
Inscrições abertas para Prêmio Aplaude de voluntariado empresarial

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Aplaude 2022 - Ações Voluntárias que Transformam, que reconhece a atuação de organizações públicas e empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntariados. A iniciativa do CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial) é realizada pelo CIEDS, com curadoria do Pacto Global e apoio da UNV (United Nations Volunteers). 

Todos podem participar e há também oportunidades exclusivas destinadas a associados do CBVE. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 6 de maio, na Compartir, plataforma colaborativa on-line do CIEDS, que conecta e fortalece organizações de base comunitária, na busca de soluções inovadoras para problemas complexos. 

Serão premiadas atividades voluntárias que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor, ampliando impactos transformadores na sociedade. Serão avaliados aspectos como o alcance dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, a agenda ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), e os princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos (UNGP). 

O Prêmio Aplaude acolhe iniciativas desenvolvidas no Brasil que tenham ocorrido durante os últimos 12 meses. A seleção acontecerá em 5 etapas: inscrição e envio da documentação; etapa eliminatória; etapa classificatória; divulgação dos finalistas; e anúncio dos vencedores. 

Ao todo, são nove modalidades organizadas em três categorias (#Inspira, #Compartilha e #Colabora) Além do prêmio de Programa de Voluntariado do Ano, destinado a associados e não associados do CBVE, há também modalidades como Iniciativa Destaque na Pandemia e Comitês Que Inspiram. Há ainda prêmios ligados a educação, diversidade e engajamento, entre outros. Mais informações estão disponíveis em cbve.org.br/premioaplaude

Os vencedores do Prêmio Aplaude receberão um troféu e um certificado de reconhecimento, além de visibilidade entre os membros do CBVE. A rede conta com 20 entidades associadas, que juntas são responsáveis por mais de meio milhão de postos de trabalho e um faturamento conjunto perto de um trilhão de reais, ou algo em torno de 11% do PIB nacional. No campo do voluntariado empresarial, o grupo foi capaz de mobilizar 36.292 colaboradores em 2020, segundo o Censo 2021, representando um crescimento de 40% em relação ao último levantamento. 

Além disso, os vencedores de duas modalidades da categoria #Inspira que apresentarem proposta de projeto receberão apoio semente para investir nas ações de voluntariado e/ou acolhimento de voluntários. 

Mais sobre o CBVE 

O CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial) é uma rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado e pelo bem que ele promove. Seus encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial, que é compartilhado com a sociedade. O grupo inspira outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás. O CIEDS realiza sua Secretaria Executiva. Para saber mais, acesse: cbve.org.br