Iniciativa Jovem lança desafio entre os participantes

09/09/2013

Jovens, por meio da simulação de restaurantes utilizam o facebook como estratégia de marketing.

Os Jogos de Negócios do Programa Shell Iniciativa Jovem  realizados nos dias 24 e 31 de agosto lançou um novo desafio para os jovens empreendedores, no que diz respeito ao cenário gastronômico do Rio de Janeiro. Divididos em oito grupos, os participantes tinham que gerenciar um restaurante com o objetivo de obter os melhores resultados financeiros, estratégicos de gestão e de marketing, criando uma página de facebook para um restaurante fictício, a fim de alcançar o maior número de curtidas.

Os jogos são atividades complementares às etapas “Oficina de Projetos e Prática de Plano de Negócios” consiste em capacitar os jovens para a elaboração do Plano de Negócios através de módulos de conteúdo como marketing, análise estratégica, legislação e sustentabilidade empresarial, definição do modelo de negócios, ética, dentre outros.

 A página da churrascaria “Fast Grill” alcançou em apenas uma semana um total de 488 curtidas. Maximillian da Mota, integrante do grupo que criou a página explicou a estratégia utilizada.

 “Para conseguirmos todas essas curtidas começamos a compartilhar a ideia com nossos amigos do facebook que administram algumas páginas. Pedimos que eles curtissem a página e divulgassem com a rede de relacionamento deles”, afirmou Maximillian.

 Leonardo Filardi, gerente do projeto Shell Iniciativa Jovem, explicou o por que da escolha do tema e da utilização do facebook como ferramenta para o mercado.

 “A escolha da temática se deu pelo fato de este ser um segmento de mercado no qual todos têm alguma noção e é um pouco diferente do dia a dia dos participantes, que não possuem ideias associadas a este mercado, além do mais, trabalha com dois segmentos, serviços e produtos. Já o facebook serviu como métrica para avaliármos o impacto das decisões deles na rede social”, disse Leonardo.

Com aprovação de 90% dos participantes, a simulação conta com atividades vivenciais, onde são apresentados os principais desafios de gerir um empreendimento ao longo de 3 anos, desenvolvendo soluções práticas, estratégias em um cenário seguro e viável.

Iniciativa Jovem é um programa da Shell, executado pelo CIEDS. O programa que oferece gratuitamente capacitação, orientação, consultoria, mentoria e apoio a jovens de 20 a 34 anos para montarem seu próprio empreendimento, em 2012 contou com 29 planos de negócios desenvolvidos.

Autor: Ana Paula Santana