• Compartilhar

I Seminário de Políticas Públicas em Economia Solidária

Notícia
22 dezembro 2010
I Seminário de Políticas Públicas em Economia Solidária

Participaram do seminário organizações dos segmentos que compõem os fóruns de economia solidária, mas o público alvo foram os gestores públicos dos municípios da Baixada Fluminense e das demais cidades do Estado Rio de Janeiro. Amanda André de Mendonça, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro, Eliana Leôncio, Coordenadora especial de Políticas Públicas para as mulheres de  Queimados, Janete Oliveira Miguel, de Nilópolis, Oséias Barbosa de Souza, Secretário Adjunto da Secretaria de Trabalho e renda de Nova Iguaçu, Sinay Teles, da Secretaria de Assistência de Japeri e Maria Leite Ferraz, Marco Vinicius do espírito Santo e Rosemere Vallon, representantes da Secretaria de Assistência e trabalho de Mesquita.

Também estiveram representantes dos Fóruns de Mesquita, Queimados, Nilópolis e Nova Iguaçu.

O NEATES atua no Estado do Rio de Janeiro desde o inicio do ano em diversos municípios, articulando, conhecendo empreendimentos e realizando as Jornadas de Estudos de Economia Solidária. Estas ações têm gerado grande interesse por parte dos gestores públicos em relação a Economia Solidária, principalmente por que muitos desconhecem o tema. O NEATES também iniciou a discussão com os empreendimentos para a formação de diferentes fóruns locais de economia solidária.

“A parceria com o CEDAC que está realizando atividades de formação em Economia Solidária na Baixada Fluminense e têm grande tradição no movimento é muito importante para nós. Decidimos aproveitar este momento de efervescência para convidar estes gestores, e outros que já estejam desenvolvendo ações nesse campo, para um seminário de formação e troca de experiências em políticas públicas de economia solidária”, diz Sergio Pereira, Assistente de Projeto do NEATES.

Um dos encaminhamentos do grupo que participou do seminário foi organizar novos encontros para mobilizar gestores municipais, tendo em vista criar ou fortalecer iniciativas voltadas para a Economia Solidária.

Já está agenda uma reunião em janeiro, em Japeri.

O balanço de um ano

Sergio Pereira

2010 foi um ano de atividades intensas para a equipe do NEATES. Em nossa primeira visita a reunião do FCP – Fórum de Cooperativismo Popular, não imaginávamos que estabeleceríamos uma relação tão intensa com diversos personagens da Economia Solidária.

O NEATES hoje faz parte do Grupo de Trabalho de Comercialização do Fórum Estadual do Rio de Janeiro e teve sua estreia como parceiro do movimento de Economia Solidária no Festival Microrregional e Estadual de Economia Solidária que aconteceu na Cinelândia.

Estivemos presente nas conferências Estadual e Nacional, fundamentais para nossa integração com o movimento e os outros programas de Economia Solidária.

As Jornadas de Estudo movimentaram os Municípios do Estado, onde pudemos apresentar para diversos artesãos e empreendimentos os conceitos de Economia Solidária e esclarecer os pontos de assessoria técnica do NEATES.

Nestas atividades levamos conosco a Secretaria Executiva do Fórum Estadual, lideranças do movimento, a Seção de Economia Solidária e interação entre diferentes secretarias.

Já desenvolvemos um banco de dados com aproximadamente 1.600 contatos e estabelecemos contato direto com mais de 20 municípios.

Em parceria com o CEDAC e CRESOL no final do ano realizamos o I Seminário de Políticas Públicas na Baixada Fluminense.

Neste sentido dividimos o vídeo que desenvolvemos para vocês visualizarem as atividades.

http://www.youtube.com/watch?v=tr9fPr6ktBU