• Compartilhar

Feira das profissões constrói pontes para o futuro

Notícia
16 novembro 2012
Feira das profissões constrói pontes para o futuro

No dia 9 de novembro, o Projeto Pontes para o Futuro realizou na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro, a Feira das Profissões. O evento, que marcou o encerramento do Projeto, recebeu grande parte dos professores da escola e dos 76 alunos do 8º e 9º ano que fazem parte do projeto.

A iniciativa ocorreu no auditório da unidade escolar e contou com a participação voluntária de profissionais de diversas áreas como Economia, Engenharia, Enfermagem, Direito, Letras, Relações Internacionais, Comunicação, Biologia, entre outras. Organizados em pequenas rodas de conversa os profissionais recebiam os alunos e trocavam experiências, falavam sobre a especificidade de cada profissão, sobre o que faziam, o que foi preciso estudar, como escolheram a profissão, a remuneração e etc.

A Feira buscou valorizar a importância da educação para o crescimento profissional e despertar o interesse dos jovens sobre as profissões. Além das informações sobre as diversas experiências profissionais, os alunos receberam um material preparado pela equipe do projeto, especialmente confeccionado para a Feira das Profissões, que continha informações sobre diferentes profissões, mostrando as principais atividades e a formação exigida para exercê-la.

Os alunos participaram de todas as rodas de conversa e fizeram muitas perguntas aos profissionais. A Diretora da Escola, Bárbara Castro, estava presente no evento e ressaltou a importância da iniciativa:

"Nossos jovens precisam dessas informações. Quanto mais cedo conhecerem o universo das carreiras, melhor para o momento da escolha. Esse incentivo é fundamental para eles.”

O Projeto Pontes Para o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social executada pelo CIEDS realizada na Escola Santo Tomás de Aquino que visa promover a permanência de jovens na escola em transição do Ensino Médio, apontando caminhos e oportunidades para o desenvolvimento da vida deste jovem, integrando comunidade, escola e família.