• Compartilhar

Eventos buscam a integralização das pessoas com deficiência

Notícia
21 setembro 2018
Eventos buscam a integralização das pessoas com deficiência

Comemorada desde 1982 e oficializada em 2005 na Lei nº 11.133, a data marca a luta pela garantia da integralização das pessoas com deficiência na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A luta pelos direitos das pessoas com deficiência é diária, mas o dia é um marco que busca reflexão e novas soluções.

Diversas ações acontecem no dia 21 e no fim de semana seguinte. Confira algumas:

Acesse Itaipu (RJ): o Instituto Arcádia e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), marca o início de uma série de melhorias na região para que se torne um espaço acessível.

Lançamento do Portas Abertas para a Inclusão (RJ): o Instituto Rodrigo Mendes lança curso de educação física inclusiva à distância, desenvolvido em parceria com a UNICEF e a Fundação FC Barcelona.

Festival O Que Move Você? (RJ): o evento realizado na Cidade das Artes irá oferecer shows, performances e oficinas de artes gratuitas para pessoas com e sem deficiência. Uma das grandes atrações é a remontagem da exposição de cadeiras de rodas, realizada nas Olimpíadas do Rio em 2016.

Atividades no Museu do Amanhã (RJ): o Museu do Amanhã realiza durante o dia inteiro atividades sobre o tema, incluindo roda de conversa, teatro e exposições.

Circuito Inclusivo no Calçadão do Comércio (AL): a ação busca mobilizar as pessoas para que vivenciem as dificuldades das pessoas com deficiência.

Ações Terminal Vila Arens (SP): o Terminal, em Jundiaí, irá sediar diversas ações ao longo do dia em parceira com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Campanha “E se fosse você?” (PE): o Grande Recife Consórcio inicia a campanha que tem como objetivo sensibilizar os usuários do transporte público nos termais da região metropolitana de Recife.

Campanha de conscientização do uso de vagas especiais (RJ): a ação finaliza a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, em Cabo Frio, Região dos Lagos.

Linha 4 do metrô (SP): a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4 de metrô na capital paulista realiza ações em diferentes estações da linha.

De 2014 a 2016 o CIEDS, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Instituto Pereira Passos e a NBS & NBS Rio+Rio, realizou o projeto Mapa de Nós, que selecionou e capacitou pessoas com deficiência pesquisadores em oito comunidades cariocas para identificar e mapear o perfil profissional de outras pessoas com deficiência. Ao final foi realizada uma publicação que é fruto da soma de esforços de diferentes atores sociais para ampliar e garantir os direitos destas pessoas, em especial nos campos da empregabilidade, políticas públicas e participação social. Confira aqui.