• Compartilhar

Em pauta: cidades educadoras

Notícia
7 junho 2016
Em pauta: cidades educadoras

A cada dois anos, o Congresso Internacional de Cidades Educadoras reúne representantes do poder público e de organizações da sociedade civil de todo o mundo, propondo o diálogo, o intercâmbio de práticas e a reflexão conjunta.

Como objetivo, o Congresso convida a pensar na cidade como um lugar de aprendizagem permanente, de convivência e de diálogo, e, por fim, a fazer dela, com suas multiplicidades de atores e de instituições, espaços educadores. 

Nesta XIV edição, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, em Rosário (Argentina), o assunto abordado foi “Cidades – Territórios de Convivência”. A escolha deste tema visava à construção de cidades mais justas, que estimulam a solidariedade e respeitam a diversidade, valorizando a igualdade de oportunidades e a integração social como princípios.

Participando das discussões, Marcia Florencio, Gerente de Educação Integral do CIEDS, apresentou a experiência do projeto Bairro Educador na palestra “A cidade do Rio de Janeiro e seus potenciais educativos. A experiência do Bairro Educador”.

O Bairro Educador foi realizado entre os anos de 2010 e 2013. Ele visava à integração e articulação entre os potenciais educativos do bairro e da cidade - espaços, pessoas, instituições e iniciativas - e as escolas públicas municipais. Enfatizava, também, o papel da educação formal e não formal na construção de indivíduos autônomos, solidários e corresponsáveis por sua transformação e de sua comunidade.

Participaram também do Congresso, Vandré Brilhante, Diretor-presidente, e Fabio Muller, Diretor Executivo, ambos do CIEDS.