• Compartilhar

Eleição para o Conselho Tutelar do Rio de Janeiro

Notícia
10 março 2015
Eleição para o Conselho Tutelar do Rio de Janeiro

O Conselho Tutelar, composto por cinco conselheiros, é uma ferramenta nas mãos da comunidade. Criado pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) como órgão permanente e autônomo, é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Eleito por votos da comunidade, o conselheiro atua como um “zelador”, tendo o papel de, com bom senso, se fazer presente onde há violação de direitos ou possibilidades de violação e agir para cessá-la requisitando ações para tal.

Os candidatos devem ter reconhecida idoneidade moral, ensino médio completo, experiência de, no mínimo, dois anos com crianças e/ou adolescentes, residir no município do Rio de Janeiro e idade superior a 21 anos. As inscrições irão até o dia 02 de abri e a eleição será no dia 04 de agosto.

O CIEDS também contribui para o bem-estar e prosperidade de crianças e adolescentes implementando atualmente o projeto de cogestão com a SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social). Em três abrigos, acolhe crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social, além de fazer parte do grupo de trabalho para realização do Plano Municipal pela Primeira Infância do Município do Rio de Janeiro.

Além disso, o CIEDS desenvolveu, a partir do trabalho em abrigos, a publicação “Crack, um novo olhar” – a experiência do CIEDS com crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas. Para conhecê-lo, faça o download pelo link: http://www.cieds.org.br/docs/publicacao-crack-um-novo-olhar-.pdf