• Compartilhar

Educação construída em conjunto

Notícia
18 dezembro 2017
Educação construída em conjunto

Ao longo dos seus seis meses de duração, o ciclo sensibilizou as secretarias, as escolas e as famílias dos alunos quanto ao tema da gestão democrática na educação e a importância da participação coletiva na construção de uma educação de qualidade e mais inclusiva para os alunos.

Mais do que celebrar os avanços do programa, o momento foi de olhar para o futuro. A proposta do encontro foi fazer com que os responsáveis das crianças e jovens e os gestores das escolas pudessem dialogar, em conjunto com membros da Secretaria de Educação, para construir um planejamento para 2018, aproximando ainda mais as famílias do cotidiano escolar.

“Podemos falar com muita responsabilidade que fizemos um processo de sensibilização dos públicos para a sua corresponsabilização para o processo educativo. Contribuímos para a construção de novos olhares sobre a participação das famílias nas escolas”, afirma Nathacha Ferreira, Coordenadora do projeto no CIEDS.

Fruto de um trabalho em etapas, o encontro representou a culminância de atividades anteriores, que haviam sido realizados com a Secretaria de Educação, com supervisores e gestores das escolas e com as famílias dos alunos, em separado.

“Esse último encontro foi histórico para a cidade de Santos. Nunca havíamos tido um encontro em que família e gestores estivessem sentados em uma mesa conversando de igual para igual, trocando ideias e experiências. A minha avaliação foi positiva, nós da Secretaria aprendemos muito com a experiência do CIEDS, a metodologia, o cuidado e a acolhida. Só temos a agradecer pela parceria”, comenta Fátima Alves, Supervisora da Secretaria de Educação de Santos.

O evento de encerramento em Santos ocorreu na Unimonte – Universidade Montserrat e contou com a apresentação cultural do grupo de chorinho Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, formado por crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Também foram realizados eventos em Espírito Santo e em Goiás, onde o programa atua.

O programa Relação Família Escola é uma parceria do CIEDS, Fundação Itaú Social e Secretarias Municipal de Educação de Santos e Estadual de Goiás e do Espírito Santo e busca promover a aproximação do cotidiano escolar de mães, pais e responsáveis dos alunos matriculados nas redes públicas de ensino. Dessa forma, são estabelecidas parcerias entre esses públicos e as escolas, promovendo uma mobilização para uma educação integral e de qualidade.