• Compartilhar

Educa Nilópolis investe na educação integral no período de aulas e férias

Notícia
16 julho 2012
Educa Nilópolis investe na educação integral no período de aulas e férias

Ao longo de duas semanas - de 16 a 27 de julho - 600 crianças das 22 escolas que o projeto Educa Nilópolis atende irão participar de atividades extracurriculares de cultura esporte e lazer, como oficinas de percussão, contação de história, oficinas de brinquedo, jogos populares, entre outros.

A Colônia de Férias, que atenderá 300 alunos em cada um dos turnos – manhã e tarde- terá núcleo em três escolas: Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, Ciep 136 - Novo Horizonte e Cemei Anis Abraao David. Os oficineiros que conduzirão as atividades são fruto das parcerias firmadas pelo projeto Educa Nilópolis e a Secretaria Municipal da Educação de Nilópolis - SEMED Nilópolis irá colaborar com a ação, cendendo o meio transporte que levará os estudantes até os locais da Colônia.

A idéia é facilitar ao máximo a ida dessas crianças à atividade e proporcionar momentos de aprendizado e lazer durante o recesso escolar. A Colônia de Férias tem o intuito de oferecer um espaço diferenciado daquele vivenciado pelos estudantes no cotidiano, apresentar à família e às crianças novos modos de aprendizagem e possibilitar uma alternativa aos pais que trabalham e não têm com quem deixar os filhos.

Para Valrei Lima, coordenador geral do projeto, “a grande importância de ações como essa são o investimento na educação integral do aluno, para além da educação formal da sala de aula e a possibilidade de atividades multidisciplinares, que buscam construir a autonomia e cidadania dessas crianças e jovens”.

O Projeto Educa Nilópolis, da SEMED Nilópolis com o CIEDS, visa qualificar e dinamizar a rede municipal de ensino em um processo de valorização da escola pública, ampliando as oportunidades de aprendizagem, melhoria da ambiência escolar, gestão de parcerias, incentivo ao letramento e valorização da cultura local.